ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
ALUNOS
ATIVIDADES DESTA SEMANA
9º
SEMANA DE 07 Á 11/12/2020 do 4º Bimestre)
ENTREGAR
ATIVIDADES EM ATRASO E A RECUPERAÇÃO
ATÉ 09/12/2020 NO WHATSAAP PARTICULAR
OU DE 10/12 Á 14/12
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 07/12/2020
8º
SEMANA DE 30 Á 07/12/2020 do 4º Bimestre AVISO
NOSSAS ATIVIDADES
SÃO DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” E
ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE
MATEMÁTICA EM PDF .
QUEM TIVER A
APOSTILA EM MÃOS RESPONDER NA PRÓPRIA APOSTILA, SE NÃO COLOCAR SOMENTE AS
RESPOSTAS NO CADERNO.
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ATIVIDADES DA 8ª SEMANA
DO 4º BIMESTRE
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 07/12/2020
Continuação das
atividades....... EXPLICAÇÃO: Números Racionais É conhecido como um número racional todo número que pode ser representado como uma fração irredutível. Ao longo da história da humanidade, a ideia de número foi se desenvolvendo gradativamente de acordo com as necessidades humanas. A representação dos números em frações, por exemplo, resolveu problemas que eram solucionados apenas com números inteiros. Um número racional pode ser representado a partir de uma fração, por isso existem métodos para transformar números inteiros, números decimais exatos e dízimas periódicas em frações. Quais são os números racionais?Os números racionais são uma ampliação do conjunto dos números inteiros, então, além dos números inteiros, foram acrescentadas todas as frações. O conjunto dos números racionais é representado por: O que essa representação diz é que um número é racional se ele pode ser representado como a fração a sobre b, tal que a é um número inteiro e b é um número inteiro diferente de zero. Mas se formos definir os números racionais com menos rigor, podemos dizer o seguinte:
Satisfazem essa definição: · os números inteiros, por exemplo: -10, 7, 0; · os números decimais exatos, por exemplo: 1,25; 0,1; 3,1415; · as dízimas periódicas simples, por exemplo: 1,424242…; · as dízimas periódicas compostas, por exemplo: 1,0288888… ·
Representação dos números racionaisEntendendo que a fração é uma divisão de dois números inteiros, para ser um número racional, é possível representar esse número como fração. Logo cada um dos casos citados anteriormente como números racionais (os números inteiros, os decimais exatos e as dízimas periódicas) pode ser representado como uma fração. · Números inteirosExistem infinitas possibilidades para a representação de um número inteiro como uma fração, já que uma fração pode ser representada na forma irredutível ou não. Exemplos: · Decimais exatosPara transformar um número decimal exato em uma fração, contamos a quantidade de números que há na sua parte decimal, ou seja, depois da vírgula. Se houver um número após a vírgula, escreveremos a parte inteira mais a parte decimal sem a vírgula sobre 10. Se houver dois números na parte decimal sobre 100, na prática, a quantidade de números na parte decimal será a quantidade de zeros que teremos no denominador. Veja o exemplo: · Dízimas periódicasEncontrar a representação fracionária de uma dízima nem sempre é uma tarefa fácil, o que chamamos de fração geratriz. Para facilitar esse trabalho, foi observado que, na equação que utilizamos para encontrar a fração geratriz, existem regularidades, o que permitiu o desenvolvimento de um método prático. Em primeiro lugar, precisamos entender que existem dois tipos de dízima periódica, a simples e a composta. Uma dízima é simples se, em sua parte decimal, existir somente a parte que se repete, ou seja, o período. Uma dízima é composta se, em sua parte decimal, existir uma parte não periódica. Exemplo: 9,323232… → dízima periódica simples 8,7151515… → dízima periódica composta → 1º caso: fração geratriz de uma dízima periódica simplesNo primeiro caso, para transformar uma dízima periódica simples em fração pelo método prático, basta escrever a parte inteira mais o período sem a vírgula no numerador. No denominador, para cada elemento na parte periódica, acrescentamos um 9. Exemplo: A fração geratriz de 9,323232… , como vimos, possui período igual a 32, ou seja, dois números no seu período, sendo assim, o denominador é 99. A parte inteira mais a parte periódica sem a vírgula é 932, que é o numerador. Então, a fração geratriz dessa dízima é: → 2º caso: fração geratriz de uma dízima periódica compostaA dízima periódica composta é um pouco mais trabalhosa. Vamos encontrar a fração geratriz da dízima que trabalhamos no exemplo. 8,7151515… → dízima periódica composta. Parte inteira é igual a 8. Parte decimal não periódica é igual a 7. Parte decimal do período é igual a 15. O numerador será a subtração 8715 – 87, ou seja, a diferença entre o número que vai da parte inteira até a parte periódica com a parte que se não repete da dízima. O numerador será igual a 8715 – 87 = 8628. Já para encontrar o denominador, vamos analisar a parte decimal. Primeiro vamos ver a parte decimal não periódica e periódica. Nesse caso, a parte decimal do número é 715. Para cada número que está na parte periódica, vamos acrescentar um 9 no início do denominador. Como a parte periódica nesse caso possui dois números (15), haverá dois 9 no denominador. Para cada número na parte decimal que não for periódico, acrescentaremos um 0 no final do denominador, que será 990. Logo, a fração geratriz da dízima será: Propriedades dos números racionais· Entre dois números racionais, sempre existirá outro número racionalÉ interessante pensarmos nessa propriedade, que foi muito discutida pelos povos antigos, tornando-se um paradoxo. Escolhendo dois números racionais, sempre existirá um número entre eles. Exemplo: Entre o 1 e o 2, existe o 1,5; entre o 1 e o 1,5, existe o 1,25; entre o 1 e o 1,25, existe o 1,125 e assim sucessivamente. Por mais que eu escolha dois números racionais com uma diferença muito pequena entre eles, é sempre possível encontrar um número racional entre eles. Essa propriedade torna impossível definirmos sucessor e antecessor nos números racionais. · As quatro operações no conjunto dos números racionais são fechadasDizemos que o conjunto é fechado para a soma, por exemplo, se a soma de dois números racionais sempre gerar como resposta outro número racional. É o que acontece com as quatro operações em Q. A soma, a subtração, a divisão e a multiplicação entre dois números racionais sempre resultarão em um número racional. Na verdade, até mesmo a potenciação de um número racional sempre vai gerar como resposta um número racional. O conjunto dos números racionais não é fechado para a radiciação. Assim, mesmo 2 sendo um número racional, a raiz quadrada de 2 é um número irracional. Veja também: Frações equivalentes – frações que representam a mesma quantidade Subconjuntos dos números racionaisConhecemos como subconjuntos ou relação de inclusão os conjuntos formados por elementos que pertencem ao conjunto dos números racionais. Existem vários subconjuntos possíveis, como o conjunto dos números inteiros ou dos naturais, pois todo número inteiro é racional, assim como todo número natural é racional. Os conjuntos dos números inteiros e naturais estão contidos no conjunto dos números racionais. Exemplo: Conjunto dos números inteiros: Z= {…-3, -2, -1, 0,1, 2, 3, …}. Quando isso acontece, dizemos que Z ⸦ Q (lê-se: Z está contido em Q ou o conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos números racionais.) Existem alguns símbolos que são essenciais para a criação de subconjuntos de Q, sendo eles: +,- e *, que significam, respectivamente, positivos, negativos e não nulos. Exemplos: Q* → (lê-se: conjunto dos números racionais não nulos.) Q+ → (lê-se: conjunto dos números racionais positivos.) Q- → (lê-se: conjunto dos números racionais negativos.) Q*+ → (lê-se: conjunto dos números racionais positivos e não nulos.) Q*- → (lê-se: conjunto dos números racionais negativos e não nulos.) Note que todos esses conjuntos são subconjuntos de Q, pois todos os elementos pertencem ao conjunto dos números racionais. Além dos conjuntos apresentados, podemos trabalhar com vários subconjuntos em Q, como o conjunto formado por números ímpares, ou primos, ou pares, enfim, há várias e várias possibilidades de subconjuntos. ATIVIDADES
DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE”
Continuação
das atividades....
Atividade
01 Pag. 41
Atividade
2; 3 e 4 Pag. 42
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 23/11 ATÉ 27/11
ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 30/11/2020
7º
SEMANA DE 23 Á 30/11/2020 do 4º Bimestre AVISO
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ATIVIDADES DA 5ª SEMANA DO 4º BIMESTRE
PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 16/11/2020
EXPLICAÇÃO: Números Racionais É conhecido como um número racional todo número que pode ser representado como uma fração irredutível. Ao longo da história da humanidade, a ideia de número foi se desenvolvendo gradativamente de acordo com as necessidades humanas. A representação dos números em frações, por exemplo, resolveu problemas que eram solucionados apenas com números inteiros. Um número racional pode ser representado a partir de uma fração, por isso existem métodos para transformar números inteiros, números decimais exatos e dízimas periódicas em frações. Quais são os números racionais?Os números racionais são uma ampliação do conjunto dos números inteiros, então, além dos números inteiros, foram acrescentadas todas as frações. O conjunto dos números racionais é representado por: O que essa representação diz é que um número é racional se ele pode ser representado como a fração a sobre b, tal que a é um número inteiro e b é um número inteiro diferente de zero. Mas se formos definir os números racionais com menos rigor, podemos dizer o seguinte:
· os números decimais exatos, por exemplo: 1,25; 0,1; 3,1415; · as dízimas periódicas simples, por exemplo: 1,424242…; · as dízimas periódicas compostas, por exemplo: 1,0288888… ·
Representação dos números racionaisEntendendo que a fração é uma divisão de dois números inteiros, para ser um número racional, é possível representar esse número como fração. Logo cada um dos casos citados anteriormente como números racionais (os números inteiros, os decimais exatos e as dízimas periódicas) pode ser representado como uma fração. · Números inteirosExistem infinitas possibilidades para a representação de um número inteiro como uma fração, já que uma fração pode ser representada na forma irredutível ou não. Exemplos: · Decimais exatosPara transformar um número decimal exato em uma fração, contamos a quantidade de números que há na sua parte decimal, ou seja, depois da vírgula. Se houver um número após a vírgula, escreveremos a parte inteira mais a parte decimal sem a vírgula sobre 10. Se houver dois números na parte decimal sobre 100, na prática, a quantidade de números na parte decimal será a quantidade de zeros que teremos no denominador. Veja o exemplo: · Dízimas periódicasEncontrar a representação fracionária de uma dízima nem sempre é uma tarefa fácil, o que chamamos de fração geratriz. Para facilitar esse trabalho, foi observado que, na equação que utilizamos para encontrar a fração geratriz, existem regularidades, o que permitiu o desenvolvimento de um método prático. Em primeiro lugar, precisamos entender que existem dois tipos de dízima periódica, a simples e a composta. Uma dízima é simples se, em sua parte decimal, existir somente a parte que se repete, ou seja, o período. Uma dízima é composta se, em sua parte decimal, existir uma parte não periódica. Exemplo: 9,323232… → dízima periódica simples 8,7151515… → dízima periódica composta → 1º caso: fração geratriz de uma dízima periódica simplesNo primeiro caso, para transformar uma dízima periódica simples em fração pelo método prático, basta escrever a parte inteira mais o período sem a vírgula no numerador. No denominador, para cada elemento na parte periódica, acrescentamos um 9. Exemplo: A fração geratriz de 9,323232… , como vimos, possui período igual a 32, ou seja, dois números no seu período, sendo assim, o denominador é 99. A parte inteira mais a parte periódica sem a vírgula é 932, que é o numerador. Então, a fração geratriz dessa dízima é: → 2º caso: fração geratriz de uma dízima periódica compostaA dízima periódica composta é um pouco mais trabalhosa. Vamos encontrar a fração geratriz da dízima que trabalhamos no exemplo. 8,7151515… → dízima periódica composta. Parte inteira é igual a 8. Parte decimal não periódica é igual a 7. Parte decimal do período é igual a 15. O numerador será a subtração 8715 – 87, ou seja, a diferença entre o número que vai da parte inteira até a parte periódica com a parte que se não repete da dízima. O numerador será igual a 8715 – 87 = 8628. Já para encontrar o denominador, vamos analisar a parte decimal. Primeiro vamos ver a parte decimal não periódica e periódica. Nesse caso, a parte decimal do número é 715. Para cada número que está na parte periódica, vamos acrescentar um 9 no início do denominador. Como a parte periódica nesse caso possui dois números (15), haverá dois 9 no denominador. Para cada número na parte decimal que não for periódico, acrescentaremos um 0 no final do denominador, que será 990. Logo, a fração geratriz da dízima será: Propriedades dos números racionais· Entre dois números racionais, sempre existirá outro número racionalÉ interessante pensarmos nessa propriedade, que foi muito discutida pelos povos antigos, tornando-se um paradoxo. Escolhendo dois números racionais, sempre existirá um número entre eles. Exemplo: Entre o 1 e o 2, existe o 1,5; entre o 1 e o 1,5, existe o 1,25; entre o 1 e o 1,25, existe o 1,125 e assim sucessivamente. Por mais que eu escolha dois números racionais com uma diferença muito pequena entre eles, é sempre possível encontrar um número racional entre eles. Essa propriedade torna impossível definirmos sucessor e antecessor nos números racionais. · As quatro operações no conjunto dos números racionais são fechadasDizemos que o conjunto é fechado para a soma, por exemplo, se a soma de dois números racionais sempre gerar como resposta outro número racional. É o que acontece com as quatro operações em Q. A soma, a subtração, a divisão e a multiplicação entre dois números racionais sempre resultarão em um número racional. Na verdade, até mesmo a potenciação de um número racional sempre vai gerar como resposta um número racional. O conjunto dos números racionais não é fechado para a radiciação. Assim, mesmo 2 sendo um número racional, a raiz quadrada de 2 é um número irracional. Veja também: Frações equivalentes – frações que representam a mesma quantidade Subconjuntos dos números racionaisConhecemos como subconjuntos ou relação de inclusão os conjuntos formados por elementos que pertencem ao conjunto dos números racionais. Existem vários subconjuntos possíveis, como o conjunto dos números inteiros ou dos naturais, pois todo número inteiro é racional, assim como todo número natural é racional. Os conjuntos dos números inteiros e naturais estão contidos no conjunto dos números racionais. Exemplo: Conjunto dos números inteiros: Z= {…-3, -2, -1, 0,1, 2, 3, …}. Quando isso acontece, dizemos que Z ⸦ Q (lê-se: Z está contido em Q ou o conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos números racionais.) Existem alguns símbolos que são essenciais para a criação de subconjuntos de Q, sendo eles: +,- e *, que significam, respectivamente, positivos, negativos e não nulos. Exemplos: Q* → (lê-se: conjunto dos números racionais não nulos.) Q+ → (lê-se: conjunto dos números racionais positivos.) Q- → (lê-se: conjunto dos números racionais negativos.) Q*+ → (lê-se: conjunto dos números racionais positivos e não nulos.) Q*- → (lê-se: conjunto dos números racionais negativos e não nulos.) Note que todos esses conjuntos são subconjuntos de Q, pois todos os elementos pertencem ao conjunto dos números racionais. Além dos conjuntos apresentados, podemos trabalhar com vários subconjuntos em Q, como o conjunto formado por números ímpares, ou primos, ou pares, enfim, há várias e várias possibilidades de subconjuntos.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 16/11/2020
5º
SEMANA DE 09 Á 13/11/2020 do 4º Bimestre AVISO
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ATIVIDADES SÃO DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” E ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE MATEMÁTICA EM PDF .
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ATIVIDADES DA 5ª SEMANA
DO 4º BIMESTRE
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 16/11/2020
EXPLICAÇÃO: Números
Racionais É conhecido como um número racional todo número
que pode
ser representado como uma fração irredutível. Ao longo da história
da humanidade, a ideia de número foi se desenvolvendo gradativamente de
acordo com as necessidades humanas. A representação dos números em frações,
por exemplo, resolveu problemas que eram solucionados apenas com números inteiros. Um número racional pode ser representado a
partir de uma fração, por isso existem métodos para transformar números
inteiros, números decimais exatos e dízimas
periódicas em frações. Quais são os números racionais?
Os números racionais são uma ampliação do
conjunto dos números inteiros, então, além dos números inteiros, foram
acrescentadas todas as frações. O conjunto dos números
racionais é representado por: O que essa representação diz é que um número é racional se ele pode ser representado como a fração a sobre b, tal que a é um número inteiro e b é um número inteiro diferente de zero. Mas se formos definir os números racionais com menos rigor, podemos dizer o seguinte:
Satisfazem
essa definição: ·
os números
inteiros, por exemplo: -10, 7, 0; ·
os números
decimais exatos, por exemplo: 1,25; 0,1; 3,1415; ·
as dízimas
periódicas simples, por exemplo: 1,424242…; ·
as dízimas
periódicas compostas, por exemplo: 1,0288888… ·
Representação dos números racionais
Entendendo que a fração é uma divisão de dois números
inteiros, para ser um número racional, é possível representar esse
número como fração. Logo cada um dos casos citados anteriormente como
números racionais (os números inteiros, os decimais exatos e as dízimas
periódicas) pode ser representado como uma fração. ·
Números
inteiros
Existem
infinitas possibilidades para a representação de um número inteiro como uma
fração, já que uma fração pode ser representada na forma irredutível ou não. Exemplos: ·
Decimais
exatos
Para transformar um número decimal exato em
uma fração, contamos a
quantidade de números que há na sua parte decimal, ou seja, depois da vírgula.
Se houver um número após a vírgula, escreveremos a parte inteira mais a parte
decimal sem a vírgula sobre 10. Se houver dois números na parte decimal sobre
100, na prática, a quantidade de números na parte decimal será a quantidade
de zeros que teremos no denominador. Veja o exemplo: ·
Dízimas
periódicas
Encontrar a representação
fracionária de uma dízima nem sempre é uma tarefa fácil, o que chamamos
de fração geratriz. Para facilitar esse trabalho,
foi observado que, na equação que utilizamos para encontrar a fração
geratriz, existem regularidades, o que permitiu o desenvolvimento de um
método prático. Em primeiro lugar, precisamos
entender que existem dois tipos de dízima periódica, a simples e a composta.
Uma dízima é simples se, em sua parte decimal,
existir somente a parte que se repete, ou seja, o período. Uma dízima é
composta se, em sua parte decimal, existir uma parte não periódica. Exemplo: 9,323232… → dízima periódica
simples 8,7151515… →
dízima periódica composta → 1º caso: fração geratriz de uma dízima periódica simples
No primeiro caso, para transformar
uma dízima periódica simples em fração pelo método prático,
basta escrever a parte inteira mais o período sem a vírgula no numerador. No
denominador, para cada elemento na parte periódica, acrescentamos um 9. Exemplo: A fração geratriz de 9,323232… , como vimos, possui período
igual a 32, ou seja, dois números no seu período, sendo assim, o denominador
é 99. A parte inteira mais a parte periódica sem a vírgula é 932, que é o
numerador. Então, a fração geratriz dessa dízima é: → 2º caso: fração geratriz de uma dízima periódica composta
A dízima periódica composta é um pouco mais trabalhosa. Vamos
encontrar a fração geratriz da dízima que trabalhamos no exemplo. 8,7151515… →
dízima periódica composta. Parte inteira é igual a 8. Parte decimal não periódica é
igual a 7. Parte decimal do período é igual a 15. O numerador será a subtração 8715 – 87, ou
seja, a diferença entre o número que vai da parte inteira até a parte
periódica com a parte que se não repete da dízima. O
numerador será igual a 8715 – 87 = 8628. Já para encontrar o denominador, vamos
analisar a parte decimal. Primeiro vamos ver a parte decimal não periódica e
periódica. Nesse caso, a parte decimal do número é 715. Para cada número que
está na parte periódica, vamos acrescentar um 9 no início do
denominador. Como a parte periódica nesse caso possui dois números (15),
haverá dois 9 no denominador. Para cada número na parte decimal que não for
periódico, acrescentaremos um 0 no final do denominador, que será 990. Logo, a fração geratriz da dízima será: Propriedades dos números racionais
·
Entre dois
números racionais, sempre existirá outro número racional
É interessante pensarmos nessa propriedade, que foi muito
discutida pelos povos antigos, tornando-se um paradoxo. Escolhendo dois
números racionais, sempre existirá um número entre eles. Exemplo: Entre o 1 e o 2, existe o 1,5; entre o 1 e o
1,5, existe o 1,25; entre o 1 e o 1,25, existe o 1,125 e assim
sucessivamente. Por mais que eu escolha dois números racionais com uma
diferença muito pequena entre eles, é sempre possível encontrar um número
racional entre eles. Essa propriedade torna impossível definirmos
sucessor e antecessor nos números racionais. ·
As quatro
operações no conjunto dos números racionais são fechadas
Dizemos que o conjunto é fechado para a soma, por exemplo, se a
soma de dois números racionais sempre gerar como resposta outro número
racional. É o que acontece com as quatro operações em Q. A soma, a subtração, a divisão e a
multiplicação entre
dois números racionais sempre resultarão em um número racional. Na verdade,
até mesmo a potenciação de um número racional sempre vai gerar
como resposta um número racional. O conjunto dos números racionais não é fechado para
a radiciação. Assim, mesmo 2 sendo um número
racional, a raiz quadrada de 2 é um número irracional. Veja também: Frações equivalentes –
frações que representam a mesma quantidade Subconjuntos dos números racionais
Conhecemos como subconjuntos ou relação de
inclusão os conjuntos formados por elementos que pertencem ao conjunto dos
números racionais. Existem vários subconjuntos possíveis, como o conjunto dos
números inteiros ou dos naturais, pois todo número
inteiro é racional, assim como todo número natural é racional. Os conjuntos dos
números inteiros e naturais estão contidos no conjunto dos números racionais. Exemplo: Conjunto
dos números inteiros: Z= {…-3, -2, -1, 0,1, 2, 3, …}. Quando isso acontece, dizemos que Z ⸦ Q (lê-se: Z está
contido em Q ou o conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos
números racionais.) Existem
alguns símbolos que são essenciais para a criação de subconjuntos de Q, sendo
eles: +,- e *, que significam, respectivamente, positivos, negativos e não
nulos. Exemplos: Q*
→ (lê-se: conjunto dos números racionais não nulos.) Q+ → (lê-se: conjunto dos números racionais
positivos.) Q- → (lê-se: conjunto dos números
racionais negativos.) Q*+ → (lê-se: conjunto dos
números racionais positivos e não nulos.) Q*- → (lê-se: conjunto dos
números racionais negativos e não nulos.) Note que todos esses conjuntos são
subconjuntos de Q, pois todos os elementos pertencem ao conjunto dos números
racionais. Além dos conjuntos apresentados, podemos trabalhar com vários
subconjuntos em Q, como o conjunto formado por números ímpares, ou primos, ou pares, enfim, há
várias e várias possibilidades de subconjuntos.
ATIVIDADES
DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE”
Atividade 01 e 02 Pag. 31
Atividade 03 Pag.
32
Atividade
04, 05, 06 e 7 Pag. 33
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 09/11/2020
4º
SEMANA DE 03 Á 06/11/2020 do 4º Bimestre AVISO O CADERNO DO ALUNO
REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS
21H
NOSSAS
ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO VOL. 4 OBS:
A APOSTILA CADERNO DO ALUNO VOL.04 ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER. - NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020 - COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER - ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
ATIVIDADES
DA 4ª SEMANA DO 4º BIMESTRE
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 09/11/2020
EXPLICAÇÃO:
Razões trigonométricas nos triângulos retângulos A trigonometria no triângulo retângulo é o
estudo sobre os triângulos que possuem um ângulo interno de 90°, chamado de
ângulo reto. Lembre-se que a
trigonometria é a ciência responsável pelas relações estabelecidas entre os
triângulos. Eles são figuras geométricas planas compostas de três lados e
três ângulos internos. O triângulo chamado equilátero possui os lados com
medidas iguais. O isósceles possui dois lados com medidas iguais. Já o
escaleno tem os três lados com medidas diferentes. No tocante aos ângulos dos
triângulos, os ângulos internos maiores que 90° são chamados de obtusângulos.
Já os ângulos internos menores que 90° são denominados de acutângulos. Além
disso, a soma dos ângulos internos de um triângulo será sempre 180°. Composição do Triângulo Retângulo
O
triângulo retângulo é formado: ·
Catetos:
são os lados do triângulo que formam o ângulo reto. São classificados em:
cateto adjacente e cateto oposto. ·
Hipotenusa:
é o lado oposto ao ângulo reto, sendo considerado o maior lado do triângulo
retângulo. Segundo
o Teorema de
Pitágoras, a soma
dos quadrado dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado de sua
hipotenusa: h2 = ca2 +
co2
Relações Trigonométricas do Triângulo
Retângulo
As
razões trigonométricas são as relações existentes entre os lados de um
triângulo retângulo. As principais são o seno, o cosseno e a tangente. Lê-se
cateto oposto sobre a hipotenusa. Lê-se
cateto adjacente sobre a hipotenusa. Lê-se
cateto oposto sobre o cateto adjacente. Círculo trigonométrico e as
razões trigonométricas O
círculo trigonométrico é utilizado para auxiliar nas relações
trigonométricas. Acima, podemos encontrar as principais razões, sendo que o
eixo vertical corresponde ao seno e o eixo horizontal ao cosseno. Além delas,
temos as razões inversas: secante, cossecante e cotangente. Lê-se
um sobre o cosseno. Lê-se
um sobre o seno. Lê-se
cosseno sobre o seno. Ângulos
Notáveis
Os
chamados ângulos notáveis são aqueles que aparecem com
mais frequência, a saber:
EXEMPLO: A figura abaixo representa um avião
que decolou sob um ângulo constante de 40º e percorreu em linha reta 8000 m.
Nesta situação, qual a altura que se encontrava o avião ao percorrer essa
distância? Considere: sen
40º = 0,64 Resposta
correta: 5 120 m de altura. Vamos
começar o exercício representando na figura a altura do avião. Para isso,
basta desenhar uma reta perpendicular à superfície e que passa pelo ponto
onde o avião se encontra. Notamos
que o triângulo indicado é retângulo e a distância percorrida representa a
medida da hipotenusa deste triângulo e a altura do cateto oposto ao ângulo
dado. Portanto, usaremos o seno do ângulo para encontrar a medida da altura: Assim,
ao percorrer 8 000 m, o avião se encontra a 5 120 m de altura. ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 4
Atividade 01 Pag. 161
e 162
Atividade 02 Pag. 162
Atividade 03 Pag. 163
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 03/11/2020
3º
SEMANA DE 26 Á 30/10/2020 do 4º Bimestre AVISO O CADERNO DO ALUNO
REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS 21H
NOSSAS
ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO VOL. 3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA
SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER
AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER. - NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020 - COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER - ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
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ou Classroon ATIVIDADES DA 3ª SEMANA DO 4º BIMESTRE
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 03/11/2020
Continuação das
atividades de Funções Logarítmicas EXPLICAÇÃO: FUNÇÕES LOGARÍTMICA Toda função definida pela lei de formação f(x) = logax, com a ≠ 1 e a > 0 é denominada função logarítmica de base a. Nesse tipo de função o domínio é representado pelo conjunto dos números reais maiores que zero e o contradomínio, o conjunto dos reais. Determinando o domínio da função logarítmica Gráfico de uma função logarítmica Para 0 < a < 1, temos o gráfico da seguinte forma: Características do gráfico da função logarítmica y = logax Podemos notar que (x,y) está no gráfico da função logarítmica se o seu inverso (y,x) está na função exponencial de mesma base.
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
Atividade 30 Pag. 20
Atividade 31, 32, 33,
34, 35 e 36 Pag. 21
Obs: encerramos aqui o Caderno do Aluno do 3º bimestre
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10
ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 26/10/2020
2º
SEMANA DE 19 Á 23/10/2020 do 4º Bimestre
NOSSAS
ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO VOL. 3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS
NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER AS
ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA
CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO
E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO WhatsApp
OU Classroon , ENVIAR A FOTO. Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
ATIVIDADES
DA 2ª SEMANA DO 4º BIMESTRE)
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 26/10/2020
EXPLICAÇÃO: FUNÇÕES
LOGARÍTMICA Toda função definida pela lei de formação f(x)
= logax, com a ≠ 1 e a > 0 é denominada função logarítmica de
base a. Nesse
tipo de função o domínio é representado pelo conjunto dos números reais
maiores que zero e o contradomínio, o conjunto dos reais. Determinando o domínio da função logarítmica Gráfico de uma função logarítmica Para 0 < a < 1, temos o gráfico da
seguinte forma: Características do gráfico da função logarítmica y = logax Podemos notar que (x,y) está no gráfico da função logarítmica se
o seu inverso (y,x) está na função exponencial de mesma base.
ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3
Atividade 25 Pag. 17 Atividade 26 e 27 Pag. 18 Atividade 28 Pag. 18 Atividade 29 Pag. 19
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ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATENÇÃO
ALUNOS
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 19/10/2020
1º
SEMANA DE 13 Á 16/10/2020 (está semana constará no 4º Bimestre)
NOSSAS
ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO VOL. 3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO. Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
ATIVIDADES
DA 1ª SEMANA (CONSTARÁ PARA O 4º
BIMESTRE)
PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 19/10/2020
EXPLICAÇÃO:
LOGARITMOS O estudo do logaritmo surgiu, sobretudo, como um auxílio na solução de equações exponenciais. Ele está presente, também, em modelos matemáticos utilizados várias áreas. Em Química, por exemplo, ele está presente no cálculo de pH e pOH. A escala Richter, por exemplo, é uma escala logarítmica arbitrária, de base 10, utilizada para quantificar a magnitude de um terremoto. Definição
Sendo
a e b números reais positivos, chama-se logaritmo de b na base a, o expoente
em que a deve ser elevado de modo que a potência obtida de base a seja igual
a b. Loga b = x ⇔ aX = b Com a>0, a≠1 e b>0 Assim, o logaritmo nada mais
é que um expoente. Dizemos que "a" é a base do logaritmo,
"b" é o logaritmando e "x" é o logaritmo. Exemplo: log2
16 = 4, pois 24 = 16. Definições
I) O logaritmo cujo o logaritmando é igual a 1 e a base é
qualquer, é igual a zero: Loga 1 = 0, pois a0 = 1 II) O logaritmo cujo a base e
o logaritmando são iguais é igual a um: Loga
a = 1, pois a1
= a III) A potência de base
"a" e expoente loga b é
igual a b: a loga
b = b IV) Dois logaritmos são
iguais, numa mesma base, se os logaritmandos são iguais: Loga b = loga
c ⇔ b
= c Propriedade
dos logaritmos
1. Logaritmo do produto
O
logaritmo do produto de dois fatores "a" e "b", em
qualquer base "c", é igual à soma dos logaritmos de cada um desses
fatores. Se
c > 0 e c≠1, a > 0, b > 0, então: Logc
(a⋅b)
= logc a+logc
b Exemplo: log3
(9⋅27)
= log3 9+log3
27
=
2
+
3
=
5 2. Logaritmo do quociente
O
logaritmo do quociente de dois fatores a e b, em qualquer base c, é igual à
diferença dos logaritmos de cada um desses fatores. Se
c > 0 e c≠1, a > 0, b > 0, então: Logc
(ab)
=
logc
a−logc
b Exemplo: log3 (27 / 9)
=
log3
27−
log3
9
=
3
–
2
=
1 3. Logaritmo da potência
O
logaritmo de uma potência, em qualquer base c, é igual ao produto entre o
expoente da potência e o logaritmo cujo logaritmando é a base da potência. Se
a > 0 e a≠1, b > 0, c∈R, então: Loga
bc
=
c
⋅ loga
b Exemplo: log3
95 = 5 ⋅ log3
9 = 5 ⋅ 2 = 10 4. Logaritmo de uma raiz
O
logaritmo da raiz enésima de um número real positivo é o produto entre o
inverso do índice da raiz pelo logaritmo cujo o logaritmando é o radicando: Se
a > 0 e a≠1, b > 0, n∈N∗, então: Loga
b
√n =
loga
b1n
=
1n
⋅ loga
b Exemplo: log5
Ѵ 25
=
1/3
⋅ log5
25
=
1/3
⋅ 2 =
2/3 Mudança de
Base
Algumas
vezes, os logaritmos com bases diferentes precisam ser transformados para
outra base, de forma que ela seja a mesma para ambos. Se a, b e c são números reais positivos,
então: logab=logcblogca, a≠1 e c≠1 Exemplo: log35 transformado para a base 2
fica: log35=log25log23 Se
a e b são reais positivos e quisermos transformar logab para a base b, temos: logab=logbblogba=1logba, a≠1 e b≠1 Exemplo: log34=1log43 Se
a e b são reais positivos, temos que: logaβb=1β⋅logab, a≠1 e β≠0 Exemplo: log3510=15⋅log310 EXEMPLOS
DAS ATIVIDADES Qual o valor do log3 81? Solução
Neste exemplo, queremos descobrir qual expoente devemos elevar
o 3 para que o resultado seja igual a 81. Usando a definição, temos: log3 81 = x ⇔ 3x =
81 Para encontrar esse valor, podemos fatorar o número 81,
conforme indicado abaixo: Substituindo o 81 por sua forma fatorada, na equação anterior,
temos: 3x = 34 Como as bases são iguais, chegamos a conclusão que x = 4.
ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3
Atividade 20 Pag. 15
Atividade 21, 22, 23 e 24 Pag. 16
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ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATENÇÃO
ALUNOS
ESTAMOS
NA 8ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA
DESDE 01/09/2020 HORÁRIO
DAS 10H ÁS 16H
TERÇA
E QUINTA FEIRA ABERTO AO PÚBLICO
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA RESOLVER NO CADERNO
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp ou Classroon , ENVIAR A FOTO.
“A
persistência é o caminho do êxito.”
Charles Chaplin
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ou Classroon
ATIVIDADES DA 9ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
EXPLICAÇÃO na
6, 7 e semana passada – Continuação das atividades ....
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
Atividade 16, 17,
18 e 19 Pag.
14
SIMULADO DO ENEM
PG.10 Questão 27 – Enem 2018
PG.11 Questão 28 e 29 – Enem 2018
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09