quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

HISTÓRIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha

RELAÇÃO DE ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM ATIVIDADES DO QUATRO BIMESTRE:

01-03-05-07-08-09-10-13-14-16-18-19-21-22-23-24-26-27-28-29-30-32-33-34-38-43-44.

1 - A Idade Média também foi denominada o "tempo das catedrais". Data deste período da História a construção da catedral de Burgos, na Espanha:

O estilo arquitetônico da catedral de Burgos é o

A.(   ) renascentista

B.(   ) romântico

C.(   ) gótico

D.(   ) barroco

 

2 - Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica). O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao

a.(   ) renascentista

b.(   ) romântico

c.(   ) clássico

d.(   ) gótico

 

3 - Em 1054, o Cisma do Oriente serviu para acentuar o distanciamento já existente entre Constantinopla e a Igreja da Europa Ocidental. Uma das principais consequências do Cisma do Oriente foi:

a.(   ) a criação do termo “cristãos novos” para designar a população do Império bizantino que tinha se desfiliado da Igreja Romana.

b.(   )a Convocação das Cruzadas para invadir e conquistar o reino de Jerusalém e a formação de um Exército no Império Bizantino para apoiar os cruzados que se dirigiam para a Terra Santa.

c.(   )o início das Guerras Religiosas, que vai determinar o surgimento da Reforma Protestante e acentuar as divisões internas do cristianismo europeu.

d.(   )o surgimento da Igreja Ortodoxa, ligada ao Patriarcado de Constantinopla e a Igreja Católica Apostólica Romana, dirigida pelo Papa.

 

4 - Uma cidade fundada por uma tribo mexicana foi conquistada pelos astecas e transformada em importante centro comercial, onde eram vendidos ervas medicinais, artesanato, alimento, animais etc. O local também foi alvo dos espanhóis, que lá realizaram um massacre em 1521. Estamos falando de:

a) Tenochtitlán

b) Tlatelolco

c) Teotihuacan

d) Chichen Itzá

e) Cuzco

5 - A sociedade asteca era estratificada, ou seja, dividia-se em classes sociais que tinham funções diferentes. A classe que realizava trabalhos para o Estado de espionagem sobre outras regiões dominadas pelos astecas eram os:

a) comerciantes

b) artesãos

c) nobres

d) sacerdotes

e) escravos

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha

 

Caderno do Aluno Páginas 87 , 88, 89 e 90 FORMULARIOS GOOGLE (https://forms.gle/wkCi8M6WFNFTHWdX8 )

Texto 1: Os astecas

 

“Por ocasião da Conquista, a Cidade do México, que englobava então Tenochtitlán e Tlatelolco, desfrutava de tal esplendor que foi objeto de vasta e minuciosa descrição por parte de vários cronistas, como Cortéz, Bernal Diaz e Andrés de Tapia.

Tratava-se, na ocasião, de uma cidade sobre o lago de Texcoco que tinha a forma aproximada de um quadrado com cerca de três quilômetros de lado, formada por uma rede geométrica de canais e aterros ordenada em torno de dois centros principais e inúmeros centros secundários.

Nessa extensão se alternavam os canais com ruas largas e retas, mercados abarrotados de pessoas e produtos, templos ofuscantes, ocupados por uma população que Soustelle estima ter sido, dado às dificuldades de se precisar um número, algo entre quinhentos mil e um milhão de habitantes.

A magnificência da cidade, edificada sobre o lago, e suas construções causaram, então, espanto em Bernal Diaz de Castillo [...] Seu tamanho igualmente assombrou a Cortez [...]. O mercado, com sua grande movimentação e variedade de produtos também chamou a atenção de ambos. Cortez logo estabelece paralelismos com as referências de seu universo cultural, a Espanha, que em geral parece estar, no mínimo, em pé de igualdade com a capital Asteca.

 

(BASILE, Rogério Barbosa. Espaços urbanos e formação de identidades na cidade do México (1519-1564): uma abordagem político-cultural.)

 

 

 

 




Plaza de las Tres Culturas o Plaza Tlatelolco (Nonoalco Tlatelolco, México, D.F.) Disponível em: https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Plaza_de_las_ Tres_Culturas_o_Plaza_de_Tlatelolco_ (Eje_Central_L%C3%A1zaro_C%C3 %A1rdenas_y_Av._Ricardo_Flores_ Mag%C3%B3n,_col._Nonoalco_ Tlatelolco,_del._Cuauht%C3%A9mo c,_M%C3%A9xico,_D.F.).jpg Acesso em:14/05/2019

 




 

a)    De acordo com o texto, Hernán Cortez e Bernal Diaz de Castillo tiveram reação congênere ao conhecerem a cidade de Tenochtitlán. A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos sobre a sociedade europeia do século XVI, justifique os motivos para tal comportamento.

 

b)    Identifique e descreva, a partir da imagem, as fontes materiais que remetem aos períodos pré-colombiano, vice-reinal e do México contemporâneo.

 

c)    Grandes manifestações populares geralmente ocorrem em locais previamente definidos, considerando diversos fatores. Quais os fatores que levaram os mexicanos a utilizarem  a praça das três culturas para realizarem protestos?

d)       De acordo com o texto, Hernán Cortez e Bernal Diaz de Castillo tiveram reação congênere ao conhecerem a cidade de Tenochtitlán. A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos sobre a sociedade europeia do século XVI, justifique os motivos para tal comportamento.

 

e)    Identifique e descreva, a partir da imagem, as fontes materiais que remetem aos períodos pré-colombiano, vice-reinal e do México contemporâneo.

 

f)     Grandes manifestações populares geralmente ocorrem em locais previamente definidos, considerando diversos fatores. Quais os fatores que levaram os mexicanos a utilizarem  a praça das três culturas para realizarem protestos?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

De 30.11 até 05.12.2020

 

e.mail: ( uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

 

 ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha

ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNOPÁGINA 83 e 84.

Analise a imagem e o texto abaixo e aponte soluções para os problemas em sequência:




Texto 1

 Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, a dança, o teatro e a espiritualidade cristã e de matriz africana. Nessa festa, venera-se Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, associados à crença da proteção que esses santos deram aos povos negros sequestrados para o trabalho escravo. As origens desta manifestação remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos a fim de prestar homenagem a seus governantes. Ao chegarem à América Portuguesa, para preservar as raízes de sua cultura, os povos sequestrados associaram as divindades africanas a santos negros, como: São Benedito, o Africano; Santa Efigênia, uma princesa etíope; e Nossa Senhora do Rosário. Nesse sentido, todos estes santos foram associados com os ancestrais africanos e eram homenageados com cultos em igrejas construídas com o trabalho e o dinheiro de alforriados e escravizados.

Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

 

 

 

Congadas no Brasil

Vários estados do Brasil celebram congadas. Vejamos alguns exemplos abaixo:

Nome

Local

Congada de Catalão

Catalão/GO

Congado Reinado de Nossa Senhora e Santa Efigênia

Ouro Preto/MG

Maçambique de Osório

Osório/RS

Congada da Lapa

Lapa/PR

Congada da Serra do Salitre

Serra do Salitre/MG

Festa da Congada em Uberlândia

Uberlândia/MG

 

a) De que forma o governo e a sociedade podem contribuir para assegurar que manifestações como a congada sejam respeitadas?

b) Pesquise por meio do livro didático, internet ou livros da sala de leitura sobre as congadas que ocorrem de norte a sul do Brasil; escolha uma delas e descreva suas características: datas de realização, roupas utilizadas, cantos proferidos, divindades veneradas.

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

23.11 até 29.11.2020

 

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha

ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNOPÁGINA 83 e 84.

Analise a imagem e o texto abaixo e aponte soluções para os problemas em sequência:




Texto 1

 Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, a dança, o teatro e a espiritualidade cristã e de matriz africana. Nessa festa, venera-se Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, associados à crença da proteção que esses santos deram aos povos negros sequestrados para o trabalho escravo. As origens desta manifestação remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos a fim de prestar homenagem a seus governantes. Ao chegarem à América Portuguesa, para preservar as raízes de sua cultura, os povos sequestrados associaram as divindades africanas a santos negros, como: São Benedito, o Africano; Santa Efigênia, uma princesa etíope; e Nossa Senhora do Rosário. Nesse sentido, todos estes santos foram associados com os ancestrais africanos e eram homenageados com cultos em igrejas construídas com o trabalho e o dinheiro de alforriados e escravizados.

Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

 

 

 

Congadas no Brasil

Vários estados do Brasil celebram congadas. Vejamos alguns exemplos abaixo:

Nome

Local

Congada de Catalão

Catalão/GO

Congado Reinado de Nossa Senhora e Santa Efigênia

Ouro Preto/MG

Maçambique de Osório

Osório/RS

Congada da Lapa

Lapa/PR

Congada da Serra do Salitre

Serra do Salitre/MG

Festa da Congada em Uberlândia

Uberlândia/MG

 

a) De que forma o governo e a sociedade podem contribuir para assegurar que manifestações como a congada sejam respeitadas?

b) Pesquise por meio do livro didático, internet ou livros da sala de leitura sobre as congadas que ocorrem de norte a sul do Brasil; escolha uma delas e descreva suas características: datas de realização, roupas utilizadas, cantos proferidos, divindades veneradas.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

De 09.11. até 14.11.2020

 

e.mail: ( uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

 

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (prof. Julião), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail.

Atividades encaminhadas pelo Whats devem encaminhadas de forma LEGÍVEL, fotos em ambientes claros.

 

COLOCAR - NOME COMPLETO DO ALUNO, SÉRIE E TURMA NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA.

 

SOCIEDADES AFRICANAS DA REGIÃO SUBSAARIANA ATÉ O SÉCULO XV

 

 

A escravidão foi uma das instituições mais trágicas já ocorridas. No Brasil, milhões de negros foram sequestrados do Continente Africano e submetidos ao trabalho escravo por mais de trezentos anos. A abolição da escravidão em 1888 não promoveu a plena integração dos ex-escravizados à sociedade brasileira.

Sequer o seu legado e a história de seus ancestrais foram lembrados. Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia (LDB, art. 25, § 4º), é possível analisarmos esse legado, valorizando seus patrimônios e sua História. No ano de 2003, a LDB foi alterada recebendo um reforço para o estudo da história da cultura afrobrasileira, conforme previsto na Lei 10.639/2003. A partir destes princípios jurídicos e educacionais, os Currículos escolares foram alterados, contemplando o ensino de História da África.

Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

 

Impérios africanos

Os impérios africanos foram formações de Estado que abrangiam vários povos em uma só entidade. Esta formação se dava normalmente por meio de conquistas. Foram numerosos e importantes nas suas relações comerciais, políticas e culturais, e cabe-nos conhecer um pouco mais alguns deles.

Império Axum

O Império Axum data de 100 d.C., com a fundação da cidade de Axum. No século IV já eram o Estado de maior expressão do reino da Núbia e, por conta das relações no Mar Vermelho – local de articulação entre populações africanas e árabes – adotaram o cristianismo, que se espalhou em boa parte do território sob o domínio romano, inclusive no Egito.

Este Império tinha como centro de poder a cidade de Axum, ao norte da atual Etiópia. Ficava localizada num planalto, acima do nível do mar e longe do litoral. Desta forma, tiveram um grande aproveitamento de recursos minerais e desenvolveram o cultivo de cereais, como a cevada e o sorgo, e o Tefé que até os dias atuais compõe a base da alimentação das populações etíopes.

Próximo às comunidades agrícolas o poder era centralizado e a construção de palácios, alteres era comum. Além disso várias foram as estátuas e obras de devoção encontradas. Vestígios deste Império mostram que era uma sociedade complexa, hierarquizada e diversa, que tinha como representante máximo o título de negus.

Império Zimbábue

O Império Zimbábue existiu entre os anos de 1200 e 1400, no litoral da África Austral, onde hoje estão localizados Moçambique e Zimbábue. O território era povoado por populações do tronco linguístico banto, conhecidos como shonas. Os vestígios materiais desse império foram encontrados somente no século XIX e a principal marca encontrada foi o Grande Zimbábue – ou Grande Casa de Pedra. Uma construção enorme, complexa e que demonstra ostentação e poder. Este Império ficou conhecido por seu grande número de construções, que são testemunhos do poder alcançado por ele. Foi um poderoso Estado com hegemonia na região localizada entre os rios Zambeze e Limpopo.

Este Estado, poderoso e influente, atuava no comércio de minérios e seus governantes recebiam o título de Mwene Mutapa, o senhor das minas. Havia divisão social do trabalho bem estabelecida, com artesãos especializados no trabalho com cobre e ferro, ourives, escultores e tecelões.

Império Gana

Império Gana foi o mais antigo Estado negro que se conhece, fundado no século IV, e conquistou uma grande área onde exerceu dominação política e econômica, ao sul do que hoje conhecemos por Mauritânia, Senegal e Mali. Foi um núcleo formado pelos povos conhecidos como soninkê.

Inicialmente Gana era o título dado ao governante que atribuía sua soberania aos povos dominados. Gana conheceu seus tempos áureos após 790, quando o poder esteve sob o controle da dinastia Cissê Tunaka, exercido de forma matrilinear. Do século IX ao século XI a hegemonia de Gana foi reconhecida.

A base econômica deste império baseava-se no recolhimento de tributação, imposta aos povos conquistados e aos produtos que circulavam em seus domínios. Além disso atividades de subsistência como a pesca, a pecuária e a agricultura formavam parte importante de sua economia. Além de um poderoso exército, os soberanos tinham também ao seu dispor uma gama variada de funcionários.

A localização e seu poder hegemônico garantiam um fluxo comercial contínuo, articulando saarianos e sul saarianos, ou seja, conseguiam explorar uma importante região de comercio. Assim, do Norte vinham o cobre, cauris (os búzios), tecidos de seda e algodão e o sal, que eram trocados por marfim, escravos e ouro.

Com esta grande articulação comercial Gana conseguiu se manter como império até o século XI, quando foram derrotados diante de tropas de cavaleiros e muçulmanos do Marrocos que estavam em guerra contra os pagãos, como o povo de Gana. Gana foi, portanto, a última barreira para a entrada do Islã na região.

Império Mali

Com o declínio de Gana diversas disputas por influência ocorreram entre estados menores, paralelos e independentes, no século XII. Um desses estados era formado pelo povo conhecido por sosso, de etnia Soninke. Foi por meio das armas que estes se impuseram e alcançaram hegemonia no século XIII.

O Império Mali era formado por povos presentes na região situada entre o Rio Senegal e o Rio Níger. Dentre esses povos o mais importante eram os mandingas, conhecedores do Islã desde o século XI. Mas, além deles, outros povos formavam este império, como os soninkês, os fulas, os sossos e os bozos.

Sundjata Keita foi o maior representante do Império Mali, e estendeu sua autoridade para unidades políticas próximas, formando um estado unificado e hegemônico até o século XV.

A hegemonia do Mali na África Ocidental ocorreu por alguns importantes fatores, como a formação de um exército poderoso, o controle na extração do ouro e a existência de uma administração eficiente. Esses pontos fizeram do Mali um dos impérios mais bem-sucedidos do continente africano.

Seu representante supremo era chamado de Mansa, e residia na cidade de Niani, ao norte da atual República da Guiné. O apogeu da dinastia Keita ocorreu no século XIV, durante o governo de Kankan Mussa, o Mansa Mussa.

No final do século XIV o império enfrenta dificuldades em manter uma área tão grande e entra em processo de declínio.

Império Songai

O Império Songai está relacionado com a cidade de Gao, localizada na curva do Níger. Esta cidade foi um importante centro comercial, político e econômico, com poder militar de arqueiros que se lançavam ao Rio Niger.

Até o século XIV Gao estava sob o poder do Império Mali, mas no século XV conquistaram Tombuctu, um importante centro do Islã e ponto fundamental do comércio pelo Saara. É neste momento que ocorreu a formação do Império, num processo de expansão militar, liderados por Sonni Ali, que além de tomarem Tombuctu, conquistam também Djenné. Tinham práticas religiosas politeístas e aprimoraram as experiências do império que os sucedeu – o Mali, incorporando elementos dos impérios anteriores.

Exploravam ouro, sal e cauris e estabeleceram uma unificação de pesos e medidas que facilitava a cobrança de impostos e as trocas comerciais. Com uma grande extensão territorial, o Imperio Songai tinha um comércio bem organizado e um sistema de governo centralizado. Eram divididos entre uma elite e a população geral e suas cidades mais influentes eram Tombuctu, Djenné e Gao.

Referências:

MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013.

 

 ATIVIDADES

 

1 Aponte as principais características políticas do Império Axum.

 

2 Dê a localização geográfica do Império Zimbábue.

 

3 – Qual era a base econômica do Império Gana?

 

4 – Qual a região dominada pelo Império Mali?

 

5 – Qual era a base econômica do Império Songai?

 

 

Atividades Google Formulários (https://forms.gle/xshC3CoUj43k1xDK9 )

 

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (prof. Julião), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail.

Atividades encaminhadas pelo Whats devem encaminhadas de forma LEGÍVEL, fotos em ambientes claros.

 

COLOCAR - NOME COMPLETO DO ALUNO, SÉRIE E TURMA NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA.

Baixa Idade Média

Inovações técnicas

O fim das invasões bárbaras na Europa, por volta do século X, trouxe certa paz ao continente. Do período que vai do século XI ao XV, denominada Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração de braços humanos entrou em decadência devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, o que possibilitou viagens com mais carga e, consequentemente, aumento na produção.

Com as inovações tecnológicas no setor agrícola, as terras dos feudos passaram a ficar pequenas demais para uma população que só tendia a crescer. Os habitantes dessas áreas rurais queriam expandir o comércio e lucrar mais através da produtividade. A partir daí, os artesãos e comerciantes concentram-se próximos aos castelos, igrejas e mosteiros, desenvolvendo a atividade comercial. Essas pequenas concentrações deram origem aos primeiros burgos.

Cruzadas

Neste mesmo período, houve uma denúncia de peregrinos europeus de que os muçulmanos do Oriente Médio maltratavam os cristãos. O papa Urbano II declarou guerra a estes religiosos no ano de 1095, enviando uma expedição de cavaleiros cristãos para libertar a denominada Terra Santa do Império Islâmico, situada no território da Palestina.

Foram organizadas um total de oito cruzadas entre os anos de 1095 e 1270, que envolveram desde pessoas simples e deserdados que não tinham direito às terras do feudo até reis, imperadores e cleros. Todos os combatentes tinham que se virar como podiam; muitos, inclusive, chegaram a ser massacrados brutalmente antes de chegarem ao destino.

Entretanto, as Cruzadas influenciaram para que o comércio dos burgueses aumentasse. Quando os cavaleiros dominavam territórios islâmicos, chegavam a saquear produtos valiosos como joias, tecidos e temperos e os comercializavam no caminho. As expedições fizeram com que os muçulmanos abandonassem o território próximo ao Mar Mediterrâneo, beneficiando os burgueses da Itália, principalmente das cidades de Gênova e Veneza. No norte da Europa, regiões como Hamburgo e Dantzig também prosperavam na atividade comercial, formando uma nova classe social que iniciou a dinamização econômica da Baixa Idade Média.

O desenvolvimento comercial fez com que os moradores do campo migrassem para as cidades, contribuindo para a queda do sistema feudal. Na tentativa de manter os empregados nas terras, os proprietários ofereciam melhores condições de vida e até mesmo a possibilidade de pagá-los mensalmente com um salário.

Fonte (https://www.infoescola.com/historia/baixa-idade-media/ )

 

a) A agricultura é uma atividade essencial para produção de alimentos. Técnicas

como irrigação, rotação de espaços de cultivo e uso de fertilizantes e adubos,

bem como as ferramentas (charrua, coleira acolchoada, foice, moinho de água

e de vento) foram utilizadas entre os séculos XI e XII. A partir deste comentário,

apresente uma argumentação sobre como as técnicas agrícolas impactaram na Baixa Idade Média?

 

b) Como as Cruzadas influenciaram no desenvolvimento do comércio?

c) Aponte os aspectos históricos que possibilitaram o surgimento dos burgos.

d) que fatores provocaram o desenvolvimento das cidades?

 

Atividades Google Formulários ( https://forms.gle/6rBsB9nLWHT7ymAcA )

 

PRAZO DE ENTREGA

De 03.11.até 07.11.2020

 

Através do e-mail, whats, correção individual, etc....

e.mail: ( uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

PRAZO DE ENTREGA


26.19 ATÉ 30.10.2020

Mandar pelo meu email: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES

OBS.: Colocar Nome Completo, Série/Turma e número

Formulário Google : (https://forms.gle/wGjtAPY5CTkWFqvf6 )

 

Aula CMSP (https://youtu.be/hFNG2bXEn68) 14.10- 1ª série EM - História

 

Arte Bizantina

Os mosaicos:

Imagens feitas com fragmentos de pedras, dispostos lado a lado, formando figuras.

Eram dispostos sob uma espécie de argamassa, e unidos com uma mistura de cal, areia e óleos.

Retratavam personagens bíblicos e os imperadores.

Em grandes dimensões, conferiam suntuosidade aos templos.

Os ícones:

Feitos em painéis de madeira ou em afrescos.

Frontalidade (figuras retratadas de frente).

Uso do dourado ao fundo, cor associada ao divino.

O material mais recorrente era a têmpera, pelo seu efeito brilhante.

A Questão Iconoclasta

Enriquecimento de monges, que produziam ícones e vendiam relíquias.

Leão XIII proibiu a venda de relíquias e ordenou a destruição de ícones.

Divisão dos fiéis: Iconoclastas X Não Iconoclastas.

Guerra Civil (726 a 846).

II Concílio de Nicéia: restabelece o culto a imagens.

Segundo Concílio de Nicéia (787).

           

Arte Medieval

Estilo Românico:

Manifestou-se na Alta Idade Média.

Temas bíblicos e religiosos.

“Alfabetização religiosa”: iluminuras e adornos nas paredes dos templos.

Em grandes dimensões, conferiam suntuosidade aos templos.

Deformação e colorismo: figuras desproporcionais e cores puras.

Estilo Gótico:

Manifestou-se na Baixa Idade Média.

Arquitetura como expressão máxima.

Verticalidade (busca do divino).

Na pintura, busca o naturalismo e o simbolismo.

Na escultura: adornos arquitetônicos.

 

Atividades

OBS.: Colocar Nome Completo, Série/Turma e número

Formulário Google : (https://forms.gle/wGjtAPY5CTkWFqvf6 )

 

 

A Idade Média também foi denominada o "tempo das catedrais". Data deste período da História a construção da catedral de Burgos, na Espanha:

O estilo arquitetônico da catedral de Burgos é o

A.(   ) renascentista

B.(   ) romântico

C.(   ) gótico

D.(   ) barroco

 

2 - Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica). O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao

a.(   ) renascentista

b.(   ) romântico

c.(   ) clássico

d.(   ) gótico

 

3 - Em 1054, o Cisma do Oriente serviu para acentuar o distanciamento já existente entre Constantinopla e a Igreja da Europa Ocidental. Uma das principais consequências do Cisma do Oriente foi:

a.(   ) a criação do termo “cristãos novos” para designar a população do Império bizantino que tinha se desfiliado da Igreja Romana.

b.(   )a Convocação das Cruzadas para invadir e conquistar o reino de Jerusalém e a formação de um Exército no Império Bizantino para apoiar os cruzados que se dirigiam para a Terra Santa.

c.(   )o início das Guerras Religiosas, que vai determinar o surgimento da Reforma Protestante e acentuar as divisões internas do cristianismo europeu.

d.(   )o surgimento da Igreja Ortodoxa, ligada ao Patriarcado de Constantinopla e a Igreja Católica Apostólica Romana, dirigida pelo Papa.

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

Aula CMSP  em 07.10  (https://youtu.be/FVBUGbs8eJ4 )

Pesquisar (https://www.todamateria.com.br/crise-do-feudalismo/ )

 

 

Google formulário ( https://forms.gle/hVc4ZuhfJgTBjQrY6 )

 

Crise no mundo feudal

A partir do século X

Diminuição das guerras;

Ociosidade da nobreza guerreira;

Ferro: matéria-prima passou a ser utilizada nas ferramentas agrícolas;

Baseado na posse de terras (feudos), na monarquia, na centralização do poder, na autossuficiência e numa sociedade estamental (nobreza, clero e povo), destituída de mobilidade social, o feudalismo foi um sistema que permaneceu até o século XIV na Europa.

No entanto, com as mudanças de paradigmas e com diversos acontecimentos históricos, culturais, políticos e sociais, o sistema feudal entrou em declínio a partir do século XI.

Principais causas que acarretaram na crise do sistema feudal.

Crescimento Demográfico: a partir do século X, o aumento considerável do número de pessoas foi um fator decisivo para que surgisse uma nova classe social interessada sobretudo, no comércio: a burguesia. A classe burguesa, formada por artesões, mercadores, banqueiros e donos de companhias de comércio, eram habitantes das antigas cidades medievais fortificadas, denominadas de burgos.

Com isso, o poder da nobreza, dos senhores feudais e do clero também entram em declínio. Diante desse sistema, ficou difícil suprir as diversas necessidade da população (alimentação, moradia, saúde, etc.) que praticamente duplicou nos séculos seguintes.

Produção agrícola: maior quantidade em menor tempo.

Consequências

Aumento populacional;

Esgotamento do solo;

Crises de abastecimento;

Violência no feudo (cavaleiros).

Essa explosão demográfica gerou uma população marginal, sem emprego e sem terras. A partir do século XV o renascimento urbano e comercial propiciou o aumento e a estabilidade da população.

Revolução Burguesa: com o surgimento da burguesia, muitas pessoas fugiam dos feudos (êxodo rural) para as cidades em busca de melhores condições. O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio.

A nova classe social que surgia aspirava contra o absolutismo, almejando independência e propondo uma nova economia, baseada no sistema capitalista (burguesia mercantil). Além disso, a burguesia lutava pelo enriquecimento e pela mobilidade social, sistema desconhecido na sociedade feudal.

Peste Negra: um dos fatores que assolaram a população na Idade Média, foi a epidemia da peste negra (ou peste bubônica), que matou milhões de pessoas a partir do século XIV, ou seja, cerca de um terço da população europeia.

Entre 1346 e 1353, a falta de higiene e de condições favoráveis de vida foram determinantes para que a peste atingisse grande parte da população. Assim, a diminuição da mão de obra caiu drasticamente, revelando um pouco da crise feudal que se iniciava.

A partir dos conteúdos abordados na aula pesquise e responda:

Atividades

 

! Quais as consequências das inovações técnicas ocorridas a partir do século X?

2 - Qual o grupo social que mais se beneficiou com as inovações técnicas na agricultura?

3 – O que foram as Cruzadas?

4 – Quais as consequências das cruzadas?

 

 

 

 

                                ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

Aula CMSP (  https://youtu.be/klL77NUH6dI ) 30/09 - 1ª série EM - História

 

Pesquisar (https://historiadigital.org/resumos/resumo-feudalismo/ )

 

O Feudalismo.

O feudalismo foi um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitou o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal vinculou-se a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

 

A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhou caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano favoreceu um processo de ruralização das populações, que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

 

Novos tipos sociais: o senhor feudal e o servo

 

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada como a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural em virtude das ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e da relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.

 

O senhor feudal representava a classe nobiliárquica detentora de terras. Divididos por diferentes títulos, os nobres poderiam ser responsáveis desde a administração de um feudo até a cobrança de taxas ou a proteção militar de uma determinada propriedade. A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior à dos reis, que não tinham poder de interferência direta sobre as regras e imposições de um senhor feudal no interior de suas propriedades. Portanto, assinalamos o feudalismo como um modelo promotor de um poder político descentralizado.

A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhou caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano favoreceu um processo de ruralização das populações, que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

 

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Atividades

 

1-    Parte do feudo que era arrendada aos servos.

 

a) Manso Servil

b) Senhor Feudal

c)  |0Manso Comunal

d) Manso Senhorial

 

2 -Senhor feudal que concedia parte de suas terras a um nobre, em troca de auxílio militar.

a)    Vassalo

 

b)    Nobreza

c)    Suserano

d)    Colonato

 

3 - Grupo de camponeses que estava preso à terra e tinha uma série de obrigações com o senhor feudal e a Igreja.

 

a)    Servos

b)    Suserano

c)    Vilões

d)    Feudo

 

4 - Unidade de produção do feudalismo que estava sob o domínio de um senhor feudal. Seu tamanho variava entre 120 e 150 hectares.

a)    Servos

b)    Feudo

c)    Feudalismo

d)    Clero

 

5 - Relação de trabalho em que os senhores da terra pedem parte da produção agrícola dos camponeses, em troca de proteção.

a)    Mão Morta

b)    Colonato

c)    Corveia

d)    Comitatus

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

Aula CMSP (https://youtu.be/YfZ6DLrJ3x4 )

 

Reino dos Francos

 

Com a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.), o Cristianismo consolidou-se como instituição centralizadora tendo um papel proeminente na manutenção da civilização europeia. A Igreja, a única organização que não se desintegrou, tomou o lugar das instituições romanas. Em 4906, Clóvis, rei dos Francos, foi batizado pela autoridade máxima da Igreja, o Papa e, com a ajuda desta instituição, expulsou os povos considerados pagãos, os Visigodos, da Gália, entre outros feitos. Com a conversão de inúmeros povos, no século VIII, surge o Império Carolíngio, que no ano 732 impediu que muçulmanos invadissem o Reino Franco na batalha de Poitiers. Por conta desse evento, os Carolíngios passaram a ser vistos como defensores do mundo cristão.

Fonte: Elaborado especialmente para o Guia de Transição

Caderno do Aluno vol.3 página 63.

 

Reino dos Francos

 

Durante o século V, as tribos dos francos, com o processo de invasão do Império Romano do Ocidente, passaram a ocupar o norte da Gália. No governo de Clóvis, em 494, os exércitos reais empreenderam uma investida militar contra os visigodos que assegurou o domínio sobre toda região gaulesa. No decorrer dos governos francos, os reis empreenderam uma sólida associação com a Igreja Católica. Durante diversas dinastias, a Igreja e os nobres recebiam terras como recompensa da aprovação religiosa e apoio militar.

 

Ao longo do século VII os vários reis que assumiram o trono não conseguiram assegurar a unidade dos territórios. Conhecidos como “reis indolentes”, tais autoridades passaram a conceder poderes políticos a um grupo de funcionários públicos conhecidos como major domus ou prefeito do palácio. O mais conhecido deles foi Carlos Martel, que no ano de 732 liderou os francos na chamada Batalha de Poitiers, que impediu a expansão árabe rumo à Europa Central.

 

Com essa conquista, Carlos abriu portas para que seu filho, Pepino, o Breve, garantisse a condição de rei dos francos. Apoiado pela Igreja, Pepino empreendeu a conquista sob os territórios da Península Itálica, que posteriormente teve parte de suas terras doadas ao alto clero. Dominada diretamente pela Santa Sé, essa região ganhou o nome de Patrimônio de São Pedro. Carlos Magno, filho de Pepino, sucedeu seu pai no ano de 768.

 

Na década de 770, Carlos Magno subjugou os lombardos e saxões, obrigando-os a se converterem ao cristianismo. Anos mais tarde empreendeu campanhas no Leste Europeu, dominando uma parcela dos povos eslavos. Estreitando laços com a Igreja, o chamado Império Carolíngio vislumbrou a disseminação do cristianismo da Europa e restringiu o avanço da Igreja Bizantina. No ano de 800, o papa Leão III nomeou Carlos Magno imperador na cidade de Roma.

 

Para manter a unidade de seus territórios, foi necessário que ele distribuísse terras aos diversos integrantes do clero e da nobreza. Ao conseguirem a posse dos condados e das marcas (tipos diferentes de possessão de terra), esses grupos sociais estabeleciam um sólido laço de fidelidade com a autoridade de Carlos Magno. Além disso, o imperador criou um grupo de fiscais, chamados de missi dominici (emissários do senhor) que eram obrigados a fiscalizar os territórios reais. Para regimentar suas terras, Carlos ainda criou as capitulares, primeiro conjunto de leis do mundo medieval.

As conquistas deste império que se formou na Idade Média foram responsáveis por um período de intensa atividade cultural. Patrocinado do rei, escolas foram fundadas, várias obras greco-romanas foram traduzidas com o auxílio da Igreja que preservou boa parte deste conhecimento. Com a morte de Carlos Magno, em 814, todo o apogeu do Império Carolíngio foi posto a prova. Após o governo de Luís Piedoso, filho de Carlos, os territórios foram alvo da disputa de seus três filhos.

Depois de intensas disputas, o Tratado de Verdun (843) fixou a divisão do império em três novos reinos. Carlos, o Calvo, tornou-se o rei da França ocidental; Luís, o Germânico, deteve controle sobre a França Oriental; e Lotário tornou-se rei da França Central. Com a divisão, o poderio militar dos francos não conseguiu fazer frente à invasão dos normandos, magiares e árabes.

Nesse processo, outros nobres ganharam prestígio mediante seu sucesso militar. Em 987, Hugo Capeto controlou a região da França Ocidental. Com sua ascensão teve início a chamada dinastia capetíngia. Na porção oriental, os duques da Francônia, da Saxônia, da Baviera e da Suábia tomaram conta da região fundando o Reino Germânico. A queda do Império Carolíngio deu fim ao reino dos francos, que foi substituído pelo poder político dos nobres proprietários de terra.

 

Atividades Google formulário (https://forms.gle/r4KHHavwu1i1gNs6A )

1 – Quem foi o fundador da Dinastia Merovíngia?

2 – Quando se deu o início da Dinastia Carolíngia?

3 - Quais as determinações do Tratado de Verdun?

4 – Quando e como se deu o início da Dinastia Capetíngia?

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

ATIVIDADES

O Império BIZANTINO

AULA CMSP EM 16.09. 2020 (https://youtu.be/O6jRSiCMqYA )

 




 

O Governo de Justiniano (527-565)

Reconquista de territórios ocupados pelos germânicos.

Incrementos às forças militares bizantinas.

Retomada de parte da Itália, África e Espanha.

Cobrança abusiva de impostos.

Uso da violência.

A Revolta de Niké (532)

Aproveitando o intervalo de uma corrida de quadrigas, rebeldes marcharam ao Palácio Imperial, gritando a palavra niké (vitória, em grego). A revolta foi motivada pela alta dos impostos e pelo abuso de autoridade. Justiniano ordenou uma violenta repressão ao levante, o que provocou um grande incêndio em Constantinopla, resultando na morte de cerca de 35 mil pessoas.




 

 

A Questão Iconoclasta

Relíquias (objetos ou restos mortais de santos, de Jesus ou de Maria).

Enriquecimento de monges, que produziam ícones e vendiam relíquias.

Igrejas como reprodução do céu ou do sagrado.

Cristo Pantocrator, o mais antigo ícone conhecido de Cristo, no Mosteiro de Santa Catarina.

Leão XIII proibiu a venda de relíquias e ordenou a destruição de ícones.

Divisão dos fiéis: iconoclastas X não iconoclastas.

Guerra Civil (726 a 846).

II Concílio de Nicéia: restabeleceu o culto a imagens.

 



 

Caderno do Aluno, vol. 3, p. 62

No século V, com o Imperador Justiniano, o Império Bizantino travou diversas guerras visando reconquistar a extensão territorial do antigo Império Romano do Ocidente. O controle religioso foi o ponto crucial para Justiniano e seus sucessores, porém a política de centralização do cristianismo, a partir do Oriente, desagradou seus representantes do Ocidente.

Em 1054, após diversos conflitos teológicos e políticos, o momento conhecido como o “Grande Cisma do Oriente” dividiu o mundo cristão em duas Igrejas: a Igreja Católica do Oriente (presidida pelo patriarca de Constantinopla) e a Igreja Católica Apostólica Romana (chefiada pelo bispo de Roma, o Papa).

 

1 a) Justifique os motivos que levaram o Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com sede em Constantinopla, a perdurar por toda a Idade Média.

 

1 b) Descreva as principais diferenças religiosas e políticas entre a Igreja Católica do Oriente (Igreja Ortodoxa Grega) e a Igreja Católica Apostólica Romana.

 

2 -Foram características do governo de Justiniano, exceto:

a) Autocracia, com exercício do poder de forma ilimitada.

b) Reunificação do Império, com a conciliação entre grupos sociais e também com os povos germânicos.

c) Aparelhamento das forças militares bizantinas.

d) Uso da violência como forma de exercer poder.

e) Compilação das leis romanas como base de um novo Código Civil.

 

ATIVIDADES  PELO GOOGLE FORMULÁRIOS (https://forms.gle/JJkmo638djxWDGAG8 )


ATIVIDADES
O Império Romano
AULA CMSP EM 09.09.2020 (

Fim da República Romana
Com a expansão territorial romana, a República ficou mais difícil de governar devido à inclusão de novos povos e do tamanho. Igualmente, a fragmentação do poder não ajudava na tomada de decisões rápidas e a prática da corrupção se havia generalizado entre os magistrados.
Assim, os romanos buscam novas fórmulas que permitem a centralização do poder, mas sempre auxiliado (e vigiado) pelo Senado. Primeiro, através do Triunvirato e depois através da figura de um só Imperador. Começaria, então, a época do Império Romano.
O Império Romano é considerado a maior civilização da história ocidental. Durou cinco séculos: começou em 27 a.C. e terminou em 476 d.C.
Estendia-se do Rio Reno para o Egito, chegava à Grã-Bretanha e à Ásia Menor. Assim, estabelecia uma conexão com a Europa, a Ásia e África.
Resumo sobre o império romano
No sistema político de império, o poder político estava concentrado na figura do imperador. O Império Romano começou com Otaviano Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador.
O império sucedeu à República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador.
Foi em seu início que o império conquistou a maior parte do poder. Até 117 d.C., ao menos 6 milhões de quilômetros quadrados estavam sob o domínio do império romano.
Sob o domínio do Império Romano estavam 6 milhões de habitantes. Roma, nessa fase, foi habitada por 1 milhão de habitantes.
Entre os pontos fundamentais para o sucesso do império estava o exército, que era profissional e atuava como uma legião. Sob o comando de astutos generais, Roma expandiu o poderio ao Mediterrâneo.
Imperador Otávio Augusto (27 a.C. a 14 d.C.)
Conservou as instituições republicanas.
Atribuiu a si os títulos de Príncipe, Augusto (venerado) e Imperador (chefe supremo dos exércitos).
Definiu e militarizou as fronteiras do Império.
Distribuiu terras aos seus soldados e trigo aos plebeus.
Entregou a administração de algumas províncias a senadores.
Modernizou Roma (Prefeitura, Corpo de Bombeiros).
Assumiu diretamente o controle de algumas províncias, como o Egito, principal fornecedor de trigo para o Império.




Características do império romano

Essencialmente comercial;
Escravizava os povos conquistados;
O controle das províncias era feito por Roma;
Politeísta;
O governante tinha cargo vitalício;
A extensão era obtida por conquistas ou golpes militares.
Invasões germânicas
Mão de obra no campo X proteção das fronteiras.
Hunos (ameaça aos povos germânicos).
Entrada de povos germânicos no Império, como camponeses (colonato) ou soldados.
Comitatus: fidelidade germânica aos seus líderes.

Quebra da unidade política em Roma.
Em 380, o imperador Teodósio assinou o Édito de Tessalônica, adotando o Cristianismo como religião oficial do Império Romano.
Texto Caderno do aluno 1º ano vol 3 p.  38
Bárbaros e romanos eram mais parecidos do que pensamos. É comum imaginar os bárbaros como invasores violentos, que saqueavam e matavam para abrir caminho à força nos territórios do Império Romano. No entanto, graças a um conjunto de documentos conhecidos como leis bárbaras, os trabalhos mais recentes dos historiadores indicam que nem eram os bárbaros selvagens sanguinários, nem eram tão diferentes dos romanos.


AULA CMSP EM 09.09.2020 (https://youtu.be/k9Scic3odOA )

ATIVIDADES: GOOGLE FORMULÁRIOS ( https://forms.gle/UnAFLUjHRN3DLYJ99)

1 - No mundo greco-romano, quem eram os “bárbaros”?
2 -Faça uma análise da expressão “invasões bárbaras”.
3 - Aponte as medidas de Otávio Augusto para manter a extensão do território do Império Romano.





ATIVIDADES

Política e sociedade na República Romana

AULA DO CMSP EM 02.09.2020 (https://youtu.be/liI7Uj-95mM)

Irmãos Graco são dois conhecidos políticos romanos, eleitos tribunos da plebe no século II a.C., que possuíam uma agenda reformista. Ambos desejavam realizar a reforma agrária, o que desagradou consideravelmente membros do Senado romano, donos de grandes propriedades que teriam seus privilégios ameaçados com as propostas dos irmãos.
Os irmãos Graco estão inseridos em um contexto de progressiva convulsão social em Roma por conta da desigualdade social. Essa tensão entre ricos e pobres esteve no centro da crise que levou ao fim da República Romana, no século I a.C. Atualmente, os historiadores debatem a real intenção dos Graco ao defenderem essas medidas.
O que estava acontecendo em Roma naquela época?
Roma vivia numa época de muitas guerras e conquistas e, por isso, precisava de um exército muito grande. Como a maior parte da população romana da época era composta por camponeses, eles recrutaram todos os camponeses homens para ir lutar no exército, deixando apenas as mulheres e crianças cuidando dos campos.

Como diminuiu a quantidade de pessoas trabalhando no campo, muitas fazendas foram à falência e as mães sem seus maridos, se vendo obrigadas a sustentar seus filhos, não tiveram, senão, outra opção a não ser vender suas terras no campo para grandes latifundiários e fazendeiros ricos.
História
Irmãos Graco
Caio e Tibério Graco eram dois irmãos romanos que lutavam contra os efeitos das lutas sociais que estavam acontecendo em Roma depois das Guerras Púnicas. Eles pretendiam defender os direitos dos plebeus, que eram sempre deixados de lado em favor dos desejos da nobreza.
O que estava acontecendo em Roma naquela época?
Roma vivia numa época de muitas guerras e conquistas e, por isso, precisava de um exército muito grande. Como a maior parte da população romana da época era composta por camponeses, eles recrutaram todos os camponeses homens para ir lutar no exército, deixando apenas as mulheres e crianças cuidando dos campos.
Como diminuiu a quantidade de pessoas trabalhando no campo, muitas fazendas foram à falência e as mães sem seus maridos, se vendo obrigadas a sustentar seus filhos, não tiveram, senão, outra opção a não ser vender suas terras no campo para grandes latifundiários e fazendeiros ricos.
Essas famílias que venderam suas terras foram então morar na cidade, porém não possuíam muito dinheiro, com isso sérios problemas sociais começaram a aparecer em Roma. Primeiro, houve uma superlotação da cidade: muitas pessoas morando lá e pouco espaço. Por isso várias pessoas tiveram que morar nas ruas ou construir favelas.
A Tribuna da Plebe
A principal ideia da Tribuna da Plebe para acabar com os problemas sociais de Roma era uma reforma agrária, ou seja, pegar as grandes terras de latifundiários ricos e dividir entre os pobres que não tinham terra nenhuma.
Tibério Graco foi eleito como Tribuno da Plebe em 133 a.C. e com isso conseguiu que fosse aprovada uma lei que dizia que cada pessoa só podia possuir até 125 hectares de terra. Quem tivesse uma quantidade maior que essa, teria o excesso tomado pelo governo e dado aos pobres.
Consequências da reforma agrária
Como a maioria das pessoas que estavam no poder da tribuna era de latifundiários, eles não queriam que acontecesse a reforma agrária. Por isso mandaram matar todos os que apoiassem as ideias de Tibério. Mais de 500 pessoas foram assassinadas, dentre elas Tibério Graco.
Dez anos depois desse acontecido, Caio Graco, irmão de Tibério, foi eleito como Tribuno da Plebe. Ele também queria realizar a reforma agrária e começou a ganhar o apoio de muita gente para suas ideias quando ia aprovando outras leis que privilegiavam pessoas desfavorecidas.
Os grandes latifundiários, insatisfeitos, também mandaram matar Caio e todos aqueles que o apoiavam. Porém, a lei que tinha sido aprovada por Tibério continuava em vigor, e alguns anos depois começou a ser colocada em prática pelo governo, depois de uma revolta sociais.
Atividades:
Google formulários: https://forms.gle/Y2ca3Abdo8TubE5D9
1 - Qual era o cargo de Tibério e Caio Graco? Quais as duas leis mais importantes deles?
A Eleitos tribunos da plebe. Leis: do circo e do teatro.
B -Eleitos prefeitos. Leis: Reforma agrária e pão e trigo.
C - Eleitos tribunos da plebe. Leis: Reforma agrária e pão e trigo.
D - Eleitos ditadores. Leis: pão e trigo e doze tábuas.

2 - A era das Lutas Sociais romanas ficou conhecida pelos conflitos e reformas das classes sociais, os _____ e ____.
A – Patrícios e Plebeus
B – Escravos e Servos
C – Servos e Senhores feudais
D – Reis e Senhores feudais
3 - Por que as reformas de Tibério e Caio não ocorreram?




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
ATIVIDADES
REPÚBLICA ROMANA: CARACTERÍSTICAS E ORGANIZAÇÃO
Com a chegada da república romana, extingue-se a figura do rei e é estabelecido um sistema no qual o poder era dividido entre os magistrados (entre eles, destacam-se cônsules e tribunos da plebe), o Senado e, posteriormente, o conselho da plebe.
Todos possuíam funções específicas, contudo, existia uma certa concentração de poder e maior privilégio para os senadores. Vamos entender melhor a organização política da república romana:
Os cargos magistrais
Os cargos magistrais eram cargos públicos do governo. Esses cargos eram definidos através de assembleias, que eram compostas apenas pela elite romana, os patrícios, e pelo Senado.
Somente a partir das reivindicações sociais da plebe (povo comum), foi possível que esta camada da sociedade tivesse os seus próprios representantes e a sua própria assembleia.
Os cargos magistrais eram:
Consul: O cônsul era o maior cargo da magistratura romana. Os dois cônsules eram eleitos por decisão popular, na assembleia centuriata, e tinham um mandato de 1 ano. O cargo tinha como responsabilidade a administração do governo e do poder executivo. Os cônsules também detinham poder sob o exército.
Pretores: Eram cargos que também eram eleitos durante as assembleias centuriatas. Os Pretores exerciam o poder judiciário, responsável pelo exercício da justiça. Uma figura que se assemelha ao juíz dos dias de hoje.
Censores: Responsáveis pelo por realizar censos demográficos e econômicos na cidade e pela organização de eleições. Também eram responsáveis por conservar os costumes morais romanos na sociedade.
Edil e Questor: Ambos eram eleitos pela assembleia tribal, uma assembleia composta pelo povo urbano e pelo rural. O Edil era um cargo que tinha como responsabilidade a preservação dos bens públicos, do policiamento e até pela gestão de jogos e eventos. Já o Questor, era o responsável pela cobrança de impostos e atuava como uma espécie de tesoureiro.
Tribunos da plebe: Eram representantes políticos da plebe. Era uma oposição plebeia ao Senado, mas com muito menos influência e poder. Entretanto, com a crise da república, alguns tribunos se tornaram mais populares e chegaram até a se tornar cônsules.
O Senado
O Senado romano era um conselho político formado apenas por patrícios, sendo o cargo de senador vitalício. Eles eram a autoridade máxima do governo republicano, que, através dos magistrados, exerciam o controle sobre o governo e a política, tanto interna quanto externa. Tinham muitos privilégios e alto status social. Possuíam até o poder de estabelecer um ditador provisório, caso os cônsules desviassem dos seus interesses.
As assembleias romanas
As assembleias eram espaços nos quais eram debatidas e votadas as políticas e as leis da república e eram eleitos os magistrados.
Assembleia Centuriata: Era a assembleia mais importante. Nela eram escolhidos os cargos de cônsules, pretores e censores. Também nessa assembleia, eram votadas as leis. A assembleia centuriata era composta por romanos que compunham as centúrias, que eram uma divisão do exército. Participavam das centúrias os romanos que se armavam para a guerra com a sua própria riqueza e não pelo subsídio do governo. Assim, os patrícios possuíam mais centúrias na assembleia, ainda que os plebeus fossem maiores em número, por conta das suas riquezas.
Assembleia Curiata: Ligada a assuntos religiosos.
Assembleia tribal: Era composta por tribos, que eram uma divisão territorial do território romano. Essas tribos decidiam sobre a eleição dos edis e dos questores.
Conselho da plebe: Também conhecida como assembleia da plebe, era uma assembleia composta apenas por plebeus. O conselho da plebe elegia os tribunos da plebe, que eram uma oposição plebeia ao senado, mas com muito menos influência e poder. Essa assembleia surgiu com o fortalecimento da plebe, após as suas reivindicações sociais durante o período da república. Vamos adentrar agora na história da república romana.
A partir do texto e do vídeo abaixo responda as questões:
ATIVIDADE 2
GOOGLE FORMULARIOS:  https://forms.gle/V6QsGF4mHndpSuKu9
2.1 A República criada pelos romanos no século VI a.E.C. passou por mudanças ao longo do tempo,
chegando no século III a.E.C. a um sistema de governo chefiado por dois cônsules, eleitos anualmente, com uma separação dos poderes em instituições: Magistratura, Senado e Assembleias.
No seu caderno, faça um quadro identificando os grupos sociais que ocupavam cada uma das
instituições da República Romana, descrevendo as responsabilidades políticas de cada uma.
Obs. Ver tabela página 59 Caderno do Aluno, 1ª série vol. 3



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADES

ROMA ANTIGA ORIGENS - RESUMO
A cidade de Roma nasceu como uma pequena aldeia e se tornou um dos maiores impérios da Antiguidade.
Situada na Península Itálica, centro do Mediterrâneo europeu, Roma era o centro da vida política e econômica da região.
Fundação de Roma
A fundação de Roma está envolta em lendas. Segundo a narrativa do poeta Virgílio, em sua obra Eneida, os romanos descendem de Enéias, herói troiano, que fugiu para a Itália após a destruição de Troia pelos gregos, por volta de 1400 a.C.
Reza a lenda que os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Enéias, foram jogados no rio Tibre, por ordem de Amúlio, usurpador do trono.
Amamentados por uma loba e depois criados por um camponês, os irmãos voltam para destronar Amúlio.
Os irmãos receberam a missão de fundar Roma, em 753 a.C. Rômulo, após desentendimentos, assassinou Remo e se transformou no primeiro rei de Roma.
Na realidade, Roma formou-se da fusão de sete pequenas aldeias de pastores latinos e sabinos situadas às margens do rio Tibre. Depois de conquistada pelos etruscos chegou a ser uma verdadeira cidade-Estado.
Monarquia Romana (753 a.C. a 509 a.C.)
Na Roma monárquica, a sociedade era formada basicamente por três classes sociais:
os patrícios, a classe dominante, formada por nobres e proprietários de terra;
os plebeus, que eram constituídos por comerciantes, artesãos, camponeses e pequenos proprietários;
os clientes, que viviam da dependência dos patrícios e os plebeus, e eram prestadores de serviços.
Na monarquia romana, o rei exercia funções executiva, judicial e religiosa.
Era assistido pela Assembleia Curiata, que estava formada por trinta chefes de famílias do povo. Sua função mudou ao longo dos séculos, mas eram responsáveis por elaborar leis, recursos jurídicos e ratificar a eleição do rei. Em certos períodos a Assembleia Curiata deteve mais poder que o Senado.
O Senado, composto pelos patrícios, assessorava o rei e tinha o poder de vetar as leis apresentadas pelo monarca.
As lendas narram os acontecimentos dos sete reinados da época. Durante o governo dos três últimos, que eram etruscos, o poder político dos patrícios declinou.
A aproximação dos reis com a plebe descontentava os patrícios. Em 509 a.C., o último rei etrusco foi deposto e um golpe político marcou o fim da monarquia.
República Romana (509 a.C. a 27 a.C.)
A implantação da república significou a afirmação do Senado, o órgão de maior poder político entre os romanos. O poder executivo ficou a cargo das magistraturas, ocupadas pelos patrícios.
A república romana foi marcada pela luta de classes entre patrícios e plebeus. Os patrícios lutavam para preservar privilégios e defender seus interesses políticos e econômicos, mantendo os plebeus sob sua dominação.
Entre 449 e 287 a.C. os plebeus organizaram cinco revoltas que resultaram em várias conquistas: Tribunos da plebe, Leis das XII tábuas, Leis Licínias e Lei Canuleia. Com essas medidas, as duas classes praticamente se igualaram.
Crise da República
Na República romana, a escravidão era a base de toda produção e o número de escravos ultrapassava os de homens livres. A violência contra os escravos causou dezenas de revoltas.
Uma das principais revoltas escravos foi liderada por Espártaco entre 73 a 71 a.C. À frente das forças rebeldes, Espártaco ameaçou o poder de Roma.
Para equilibrar as forças políticas, em 60 a.C., o Senado indicou três líderes políticos ao consulado, Pompeu, Crasso e Júlio César, que formaram o primeiro Triunvirato.
Após a morte de Júlio César, foi instituído o segundo Triunvirato constituído por Marco Aurélio, Otávio Augusto e Lépido.
As disputas de poder eram frequentes. Otávio recebeu do senado o título de Prínceps (primeiro cidadão) foi a primeira fase do império disfarçado de República.
ATIVIDADES:
Leia o Resumo e assista a aula do CMSP dia 12.08 (https://youtu.be/bWbLIiFnH1I) , para responder as questões abaixo:
Google formulários: https://forms.gle/k8zxw2CmUJdHKdeH7

1 - Assinale a alternativa que corresponde à hipótese histórica mais provável sobre as origens de Roma:
a)         Roma surgiu da fusão entre os reinos de Rômulo e Remo.
b)         Roma é resultado da formação de várias aldeias pastoris, fundadas, principalmente, por latinos e sabinos.
c)         Roma foi fundada pelos etruscos, uma vez que, antes da chegada destes, a cidade era um conjunto de várias aldeias pastoris.
d)         Roma foi fundada por Amúlio, rei de Alba Longa, e entregue ao controle de seus netos, Rômulo e Remo.
e)         Roma foi fundada pelos latinos, após dominarem as aldeias dos sabinos, estabelecidas às margens do rio Tibre.

2 - O poder político em Roma caracterizava-se por uma oligarquia, pois:
a)         somente os etruscos possuíam direitos políticos.
b)         somente os patrícios possuíam direitos políticos.
c)         somente os descendentes dos fundadores de Roma, isto é, latinos e sabinos, possuíam direitos políticos.
d)         a aristocracia foi implantada em Roma após a expulsão de Tarquínio, o soberbo, o último rei etrusco.
3 - Sobre a sociedade romana, é INCORRETO AFIRMAR:
a)         Os patrícios eram ricos proprietários de terras.
b)         Os plebeus eram livres, mas estavam sujeitos à escravidão por dívidas.
c)         Os plebeus eram pequenos proprietários de terras comerciantes.
d)         Os clientes se submetiam ao trabalho para as famílias patrícias em troca de abrigo, alimento e proteção.
e)         A maioria dos escravizados eram prisioneiros de guerra.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
O Império de Alexandre
A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA - No período aproximado de 280 a.E.C a 416 E.C, a Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores e mais importantes do mundo, caracterizando-se por um valioso centro de conhecimento e pesquisa. O seu acervo era composto de um imenso conjunto de papiros e livros, encorajando o caráter investigativo de letrados, bem como de muitos cientistas. Para muitos, a estruturação deste importante monumento histórico está diretamente ligada ao filósofo Demétrio de Falero, como um idealizador desse projeto. No ano de 2002, como uma forma de reviver a história antiga, foi inaugurada a nova Biblioteca de Alexandria, de proporções faraônicas, e que tem como objetivo se tornar um grande centro de pesquisas.

Alexandre, o Grande, e o domínio da Macedônia
Alexandre, o Grande, foi o rei da Macedônia a partir de 336 a.C. e, durante seu reinado, conseguiu formar um grandioso império em um período de aproximadamente doze anos. Após o assassinato de seu pai, Alexandre partiu à conquista da Ásia e enfrentou o decadente Império Persa, que era liderado por Dario III. O grande legado do império macedônio foi a difusão da cultura grega para o Oriente.
A conquista da Grécia (338 a.E.C)

Atenas, Esparta e Tebas – Cidades-Estado ricas atraem o interesse dos persas.
Guerras Médicas ou Greco-pérsicas (490 a 449 a.E.C.): marcadas por violentas batalhas, entre elas, a Batalha das Termópilas (480 a.E.C.), a única vencida pelos persas. No Tratado de Susa (449 a.E.C.), os persas reconhecem a vitória dos gregos.
Entretanto, Atenas, que liderava a Liga de Delos, passou a exercer uma política imperialista em relação às demais cidades gregas. Reagindo a isso, Esparta formou a Liga do Peloponeso, e a rivalidade entre os gregos evolui para a Guerra do Peloponeso (434 a 404 a.E.C.), que teve como resultado o enfraquecimento político e econômico dos gregos, favorecendo a conquista da Grécia pelos macedônios em 338 a.E.C.




A cultura helenística

A sociedade ocidental, inegavelmente, foi e é influenciada pela cultura grega, visto o nosso modo de pensar e ver o mundo. Palavras como ‘biologia’, ‘zoologia’, ‘psicologia’, ‘microscópio’, ‘democracia’, ‘fantasma’, ‘estádio’, ‘hídrico’, ‘oceano’, entre outras, são derivadas do grego e as usamos de maneira cotidiana.”
Fim do Império de Alexandre

Com a morte prematura de Alexandre, aos 33 anos, o Império passa a ser disputado por seus generais, e dinastias novas são criadas, como a ptolomaica. Após décadas de lutas, o Império foi dividido em três reinos helenísticos, cujo sistema político era a monarquia hereditária.
Os romanos tomaram contato com as cidades helenísticas do sul da Grécia por volta do século II a.E.C., dando início a um processo de assimilação e apropriação da cultura helenística, forjando, assim, a cultura romana.

Com base no resumo e na aula do CMSP (https://youtu.be/AIMsNgBYfGc) em 05.08.2020, pesquise e responda as atividades abaixo:

Google Forms: https://forms.gle/hL8WS4YqH4o6Atbn6
ATIVIDADE 1:

Leia o texto abaixo para responder às questões:

Alexandre aproximou-se ainda mais dos costumes dos bárbaros, que ele também se
esforçou em modificar mediante a introdução de hábitos macedônicos, com a ideia de que
essa mistura e essa comunicação recíproca de costumes de dois povos contribuíram mais do
que a força para solidificar seu poder, quando se afastasse desses povos. Por isso, escolheu
entre eles trinta mil crianças e mandou que lhes ensinassem o grego e as instruíssem nos
exercícios militares macedônicos. PLUTARCO. Vidas Paralelas (Tradução livre. Tomo V. Sobre Alexandre, o Grande).

Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000480.pdf>. Acesso em 5 dez. 2019.

a) Quem eram os bárbaros para Alexandre e qual a estratégia de dominação ele usou
com os povos conquistados?

b) Explique, citando trechos do texto, como Alexandre difundia a cultura helênica entre
os não-gregos.

ATIVIDADE 2 - Verdadeiro ou Falso
            (    ) A Biblioteca Alexandrina foi construída para ser um grande centro de pesquisa e cultura, ao contrário da original (Mouseion de Alexandria).
            (    ) Uma manifestação da fusão da cultura do Oriente e do Ocidente, promovida por Alexandre, foi a apropriação dos romanos de elementos da cultura grega, como a mitologia, notada a partir do século II a.E.C.
            (    ) Para Alexandre, a difusão da cultura helenística era mais eficiente para a coesão do Império do que o uso da violência.
            (    ) Apesar de ter sido discípulo de Aristóteles, Alexandre não considerou a filosofia grega como elemento da cultura helenística, sendo esta, hoje, pouco conhecida.
ATIVIDADE 3
Assinale a alternativa correta
Foi fator determinante para a conquista dos macedônios sobre os gregos:

  1. O enfraquecimento político dos gregos após a conquista dos persas.
  2. A adesão da Macedônia à Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
  3. O enfraquecimento das poleis gregas após a Guerra do Peloponeso.
  4. A morte de Felipe II, rei dos macedônios, permitindo que Alexandre, seu filho e sucessor, iniciasse sua política expansionista.
  5. A adesão da Macedônia à Liga de Delos, quando, juntamente com Atenas, saíram vencedoras da Guerra do Peloponeso.
 e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
A partir dos conteúdos estudados na aula de 29.07 do CMSP, dos textos abaixo, pesquise e responda as questões.

OBSERVAÇÃO: As atividades encaminhadas pelo E.ail ou Whatss devem constar nome do aluno, número e série.

Esparta
Onde? Planície da Lacônia.
Quando? Por volta do século IX a.E.C.
Quem? Dórios.
Atividades principais: As guerras e a agricultura da região da Messênia, apesar da escassez de terras férteis.
Sociedade espartana
OLIGARQUIA: governo de poucos

Espartanos Os espartanos eram descendentes dos dórios, donos
das melhores terras e os únicos considerados cidadãos.
Dedicavam-se à vida militar.
Periecos
Artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.
Hilotas
Escravizados, descendentes dos mecênios. Trabalhavam para os espartanos.
Política
DIARQUIA: dois reis. Dos 30 gerontes, dois eram escolhidos reis. Consideravam-se descendentes de Hércules, um semideus.

Gerúsia (30)   Conselho de Anciãos
Eforato (5)Eleitos por um ano.
Ápela Cidadãos com + de 30 anos.
Os gerontes propunham leis, exerciam ajustiça, decidiam pela guerra ou pela paz.
Os éforos eram responsáveis pela educação militar; convocavam a Gerúsia e
a Ápela.
A Ápela votava, sem discutir, as leis propostas pela Gerúsia.

Linha do tempo da vida de um espartano
0 ano: ao nascer, a criança era examinada pelos mais velhos. Se apresentasse algum problema físico, o bebê era “descartado” (lançado à morte).
7 anos: o menino era retirado de sua família para viver em acampamentos militares.
12 anos: iniciava-se a parte mais difícil do treinamento, o agogê, com técnicas de sobrevivência em que o jovem espartano era praticamente abandonado à própria sorte em áreas afastadas, como cavernas e florestas.
14 anos: podia voltar para a cidade, mas não para a família. Podia roubar para sobreviver, mas era duramente castigado se fosse pego.
16 anos: Krypteia – treinamento coordenado pelos éforos. Declaravam guerra contra os hilotas somente para justificar a morte destes, que estavam sujeitos ao treinamento dos jovens espartanos, que ficavam acampados por dias nos campos e podiam matar quantos hilotas conseguissem.
18 anos: ingresso oficial no Exército espartano.
30 anos: conquistavam a cidadania, sendo autorizados a se casarem e constituírem família. Recebiam terras do Estado e hilotas para servi-los. Poderiam integrar a Ápela.
60 anos: tornavam-se gerontes, podendo tornar-se reis de Esparta.
FONTES HISTÓRICAS
Uma das principais fontes históricas sobre Esparta (também conhecida como Lacedemônia) é a obra Vida de Licurgo, do filósofo grego Plutarco (45 E.C.-120 E.C.). Licurgo foi um legislador espartano que teria elaborado a Rethra, um código de leis. Na obra de Plutarco, encontram-se ricos relatos sobre a vida em Esparta e sobre a trajetória militar do espartano e a conquista de sua cidadania.

1 - Atividade
As diferenças nos sistemas políticos e na organização social de Atenas e Esparta representavam:
A - Independência política entre as Cidades-Estado gregas.
B - Predominância da democracia, em que cada Cidade-Estado poderia escolher o sistema político mais adequado.
C - Autonomia dada pela Cidade-mãe às demais Cidades-Estado e colônias gregas.
D -Instabilidade política causada por guerras e rebeliões sociais.
E -Falta de comunicação entre as Cidades-Estado, dificultando o exercício do poder centralizado.

2 - Atividade – oligarquia espartana
Pode-se afirmar que o sistema político em Esparta era uma
oligarquia, pois:
A- Os periecos, enquanto homens livres, elegiam os membros do Eforato.
B- Todos os cargos políticos eram ocupados e exercidos por um
mesmo grupo social: os espartanos.
C- A cidadania era limitada somente aos hilotas.
D- Os reis eram escolhidos pela Ápela (assembleia de guerreiros).
E- A função da Gerúsia era decidir pela guerra ou pela paz. Todas as outras decisões eram tomadas por assembleias populares, formadas por periecos e espartanos.
Atividade 3
A Krypteia (do grego kryptós, significa escondido, oculto) consistia em:
A - Acampamento militar onde os espartanos viviam a partir dos 7 anos.
B - Descarte do bebê espartano que apresentasse alguma deficiência ou doença.
C - Órgão responsável pela educação militar.
D -Treinamento para aprender técnicas de sobrevivência em áreas remotas.
E -Ritual ou prova em que o jovem espartano se escondia de dia e saía à noite para matar hilotas.









                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

Os alunos que não fizeram as atividades deverão deixar as atividades em dia;
Os alunos que já entregaram as atividades podem refazer se houver alguma dúvida.
Poderá ser entregue também as atividades propostas nas aulas do CMSP de sua série
As atividades estão no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código da turma é:
1 E lov3cno

Observação: Colocar NOME DO ALUNO, NÚMERO – SÉRIE/TURMA.
O PRAZO DE ENTREGA SERÁ SOMENTE ATÉ O DIA 29/07.
e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
PRAZO DE ENTREGA

PRAZO 20.07 ATÉ 27.07.2020
Mandar pelo meu email: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES

A partir dos conteúdos estudados na aula de 15.07 do CMSP, dos textos abaixo, pesquise e responda as questões.

OBSERVAÇÃO: As atividades encaminhadas pelo E.ail ou Whatss devem constar nome do aluno, número e série.

Link do google formulários

Berço da Civilização
Leitura compartilhada

Os historiadores e antropólogos definiram a civilização através de vários critérios, como o uso da escrita, cidades, classes sociais, agricultura, pecuária, edifícios públicos, metalurgia e arquitetura monumental.
O termo "berço da civilização" tem sido frequentemente aplicado a uma variedade de culturas e áreas, em particular ao Calcolítico do Antigo Oriente Próximo (Período de al-Ubaid) e Crescente Fértil, à Índia Antiga e à China Antiga. Ele também foi aplicado à antiga Anatólia, ao Levante e ao planalto iraniano, e usado para se referir a antecessores da cultura – como a Grécia Antiga como predecessora da civilização ocidental, bem como dentro da retórica nacional.
Periodização (para fins didáticos)
Pré-homérico – 2700 a 1100 a.E.C.: Ocupação da Península Balcânica (aqueus, jônios, eólios, dórios), civilizações cretense e micênica.
Homérico – 1100 a 800 a.E.C.: Formação do oikos, ruralização. Ilíada e Odisseia de Homero.
Arcaico – 800 a 500 a.E.C.: Formação da pólis grega (Atenas, Esparta), expansão comercial.
Clássico – 500 a 338 a.E.C.: Polarização entre Atenas e
Esparta. Liga do Peloponeso e de Delos. Guerras Médicas e do Peloponeso.
Helenístico – 338 a 146 a.E.C.: Enfraquecimento da pólis,
invasão dos persas. Disseminação da cultura grega.

Civilização Cretense
Onde? Ilha de Creta
Quando? Por volta de 2700 a.E.C. (há registros de 5000 a.E.C.)
Quem? Nativos e povos oriundos da Ásia
Organização social e política: aldeias em torno de palácios
(moradia do rei e sua corte, armazém e templo), sendo um dos principais o Palácio de Cnossos (rei Minos – minoicos).

Atividades econômicas: agricultura (oliva e cereais), pecuária, pesca e comércio marítimo via Mar Mediterrâneo. Comerciaram com os egípcios.
Declínio: 1450 a. E.C.: incêndios e destruição de algumas aldeias. Hipótese: invasão dos aqueus e conquista de Creta.
Civilização Micênica
Onde? Sul da Grécia
Quando? Por volta de 1400 a.E.C. (primeiros palácios)
Quem? Aqueus
Organização social e política: aqueus assimilaram e reproduziram a organização dos cretenses, mas seus palácios eram fortificados e construídos no alto de colinas.
Atividades econômicas: comércio marítimo e metalurgia.
Declínio: 1200 a.E.C.: aparente destruição dos palácios devido às invasões de jônios, eólios e dórios.
Do oikos à pólis
Oikos: comunidades e seus bens (casas, terras, animais), com grau de parentesco definido por um ancestral comum (deus). No oikos, praticava-se a agricultura de subsistência;
Desenvolvimento do oikos: aumento do poder dos líderes.
Nova centralização do poder político na figura de reis, mas com apoio de uma assembleia de guerreiros e de outros grupos familiares.
Características da pólis
Grande parte delas desenvolveu-se às margens do Mar Mediterrâneo;
Terras agrícolas: ocupadas por famílias proprietárias;
Núcleo urbano: incluía comércios, templos, oficinas de artesãos;
Análise – A Ilíada
Canto VIII: Os deuses retiram-se da batalha.
Canto II: Odisseu impede uma revolta e os gregos
preparam-se para um ataque a Troia.
Canto III: Páris desafia Menelau para um duelo,
propondo decidir o destino da guerra.
Canto XII: Retirada grega até as naus.
Canto XXI: Aquiles chega aos portões de Troia.

ATIVIDADES
1 - A religião da antiga Grécia era
a) Cristã
b) Judaica
c) Politeísta
d) Islâmica
e) Budista

2 - A história da Grécia antiga está dividida em 4 períodos que se estende do século XX ao século IV a.C.. São eles:
a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico
b) greco-romano, dórico, homérico, clássico
c) dórico, ateniense, clássico e helenístico
d) helenístico, homérico, ateniense e clássico
e) greco-romano, pré-homérico, clássico e helenístico

3 – Quais as principais características da civilização Cretense?
4 – Aponte semelhanças e diferenças entre a civilização cretense e micênica?
5 – Quais as principais características da Pólis?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

Escravidão no mundo antigo e no mundo contemporâneo
Aula do CMSP em 06.07.2020.


ATIVIDADES


A partir dos conteúdos estudados na aula de 06.07.2020 no Centro de Mídias SP em 06/07/2020
faça uma pesquisa sobre os temas abaixo relacionados:
1 O que era a servidão coletiva?
2 Quais motivos levariam as pessoas à escravidão no Mundo Antigo?
3 Qual a definição para “civilizações teocráticas e politeístas?
4 Comente sobre as características da escravidão nas seguintes regiões:
Egito Antigo
Grécia Antiga
Roma Antiga
5 No mundo atual ainda existe a escravidão? Quais as formas?




As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega pode ser feita através do WhatsApp  ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (uarajuo@prof.educacao.sp.gov.br.

Colocar nome do aluno número série/turma.

Abaixo o link do Google formulários


Responder no caderno encaminhar foto para e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

ATIVIDADES


Com base na aula do CMSP de 29/06 – Os Hebreus faça um pesquisa e  responda as questões pelo Google formulários  em atividades no Google Sala de Aula ou através de foto enviada para o e.mail uaraujo@prof.educacao.sop.gov.br
1  - Quais a origem do povo Hebreu?
2 – Quais são as fases da história dos Hebreus?
3 – Como se dividiram os hebreus com a Morte de Salomão?
4 - O que foi o Êxodo?
5 – Comente sobre a religião judaica e qual sua influência para nossos dias.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 1°E
Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.
OBJETIVO :
Apresentar características dos três períodos do Império Egípcio, os grupos sociais e suas funções, e aspectos culturais e religiosos do Egito Antigo.
AULA CMPS EM 22.06.2020
1. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade? 

A) A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
B) A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
C) A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
D) O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.
Outro:

2. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?

A)O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
B)Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
C)A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.
D)O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.
Outro:

3. Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade? 
A) Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.
B)Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
C)Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).
D)Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

4. Os Estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque 

A)se opunham ao politeísmo dominante na época
B)depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado
C)construíram túmulos em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade
D)seus deuses, sempre prontos a castigar os pecadores, desencadearam o Dilúvio
Outro:
5. Desde 5000 A.C o Egito era habitado por uma quantidade de povos que costumavam viver em clã, chamados de:o 

A)Assírios
B)Tibas
C)Nomos

D)Maias

PRAZO DE ENTREGA
Data – 29 de junho até 05 de julho
Entrega pelo e.mail : uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br

Atividades do Google formulários


AULA CMPS EM 22.06.2020



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES
Em virtude da dificuldade encontrada por diversos aluno em conectar-se ao Google Sala de Aula, repetirei a atividade da semana passada e prolongar o prazo de entrega.
A partir dos conteúdos trabalhados no CMSP e das atividades das semanas anteriores, responder o questionário no link abaixo:

https://forms.gle/8R4NsGAeNwQqMJbt6

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06


ATIVIDADES
A partir dos conteúdos trabalhados no CMSP e das atividades das semanas anteriores, responder o questionário no link abaixo:

https://forms.gle/fH7LtKpCWbUpbMh68
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


ATIVIDADES
Assista a vídeo aula abaixo: respondendo as questões
Hebreus, Fenícios e Persas
https://youtu.be/7H_9CraZHvs.


Questões:

1-    Explique como era a organização social dos hebreus, no início de sua história.
2-    Relacione a invenção do alfabeto pelos fenícios ao fato de que eles se dedicavam inteiramente ao comércio marítimo?
3-    Como era composta a sociedade fenícia?
4 – Quais os principais produtos comercializados pelos fenícios?
5 - Qual a importância da construção de estradas para o Império Persa?



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Mesopotâmia parte I
Mesopotâmia parte II
Atividades:
1 Qual a localização da Mesopotâmia?
2 – Qual o significado do nome Mesopotâmia?
3 – Caracterize as principais contribuições dos Sumérios.
4 – O que foi o código de Hamurabi, qual o princípio fundamental deste código?
5- Comente resumidamente a Religião da Mesopotâmia.
6 – Descreva as classes na estratificação da sociedade mesopotâmica.
7 – Comente resumidamente como era a economia mesopotâmica.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES
Assista a vídeo aula abaixo: respondendo as questões


Questões:
1 – Quais as contribuições do Rio Nilo para o desenvolvimento das cidades?

2- Como se dividia a sociedade no Egito Antigo? Elabore a Pirâmide social dividindo as classes sociais.

3 – Aponte o papel e o significado dos Faraós para a sociedade e a economia egípcias.

4 – Quais  as contribuições dos avanços científicos dos egípcios?





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES
Assista a vídeo aula abaixo: respondendo as questões


Questões:
1 – Quais as contribuições do Rio Nilo para o desenvolvimento das cidades?

2- Como se dividia a sociedade no Egito Antigo? Elabore a Pirâmide social dividindo as classes sociais.

3 – Aponte o papel e o significado dos Faraós para a sociedade e a economia egípcias.

4 – Quais  as contribuições dos avanços científicos dos egípcios?

 Mandar pelo meu email: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


ATIVIDADES
Conforme exibição do vídeo, e das aulas presenciais (Atividade 2.1 Caderno do Aluno - História), acesso o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa-m%C3%BAndi. Aponte na imagem as rotas de uma das teorias/travessias para a chegada do homem à América. Faça uma legenda.
       ·        Teoria de Clóvis.
       ·        Teoria da rota costeira.
       ·        Teoria do povoamento pelas ilhas do Oceano Pacífico.
       ·        Teoria da Migração Atlântica.




ATIVIDADE

 Ver o filme: "Onde está Segunda Feira".


  • Netflix ou no YouTube. É possível baixar pelo Snap Tube.
    Responder as seguintes questões:
    Na sua opinião, é necessário conter o crescimento populacional? Explique sua resposta 
    Haveria outras possibilidades de ação sem pensar no controle populacional? Tendo como base a vivência da humanidade até nossos dias.
    É possível estabelecer um paralelo entre o filme( Ficção) e a realidade atual? Justifique.

Um comentário:

  1. BIOLOGIA: Dúvidas sintam-se à vontade para perguntar aqui no chat, ou enviar trabalhos e as dúvidas para o e-mail institucional. Desculpem não passar o contato pessoal: jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

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