ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam
bem. Esta é a última semana do ano letivo, e apesar
dos nossos esforços, alguns alunos
ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL –
SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São
bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não
precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta,
ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil. Estou à disposição para tirar dúvidas (me
chame no whats: 14 9191
9861). Os
alunos da lista abaixo são os que precisam fazer:
IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE
QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ
ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ
ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS
SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO. NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO
ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.
ATIVIDADE DE
RECUPERAÇÃO ANUAL DE BIOLOGIA 1º ANO – PROF. JEAN 1. Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição
do efeito estufa, ao promover o(a): A) Aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese. B) Aumento da respiração durante o crescimento das plantas. C) Aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera. D) Utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese. E) Fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.
2. Nos rios, é lançada,
geralmente, grande quantidade de esgoto, provocando, em alguns casos, a morte
de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade
desses animais A)
Aumento
na quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias
anaeróbicas. B)
Aumento
na quantidade de bactérias anaeróbicas e consequente aumento na quantidade de
oxigênio. C)
Diminuição
na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas. D)
Aumento
no número de indivíduos herbívoros que eliminam grande parte de fitoplâncton. E)
Diminuição
da quantidade de alimento com consequente mortandade dos peixes, a longo
prazo.
3.
Um garoto montou
dois ecossistemas em recipientes fechados, ambos com terra úmida e um pequeno
pé de alface. Em um deles foram colocadas também
algumas lesmas e no outro, algumas minhocas. Os recipientes foram mantidos em ambientes
com temperatura, umidade e luminosidade adequadas à sua manutenção. Depois de
algumas semanas, verificou-se que o pé de alface: A)
foi beneficiado
no ecossistema com lesmas e prejudicado no ecossistema com minhocas. B)
foi beneficiado
no ecossistema com minhocas e prejudicado no ecossistema com lesmas. C)
foi beneficiado
pelos animais nos dois ecossistemas. D)
foi prejudicado
pelos animais nos dois ecossistemas. E)
não foi
impactado pela presença dos animais em nenhum dos ecossistemas.
Observe com atenção a tirinha abaixo.
4. A posição ocupada pelos seres
humanos, na interação apresentada na tirinha, nos caracteriza como: A)
produtora. B)
consumidora
terciária. C)
consumidora
secundária. D)
consumidora
primária. E)
decompositora.
5.
É cada dia mais
comum que jovens iniciem sua vida sexual de maneira precoce. Infelizmente,
muitas dessas pessoas têm sua primeira relação sem possuir informações
básicas a respeito de seu corpo e dos riscos do sexo sem proteção. A
contracepção, por exemplo, é um assunto sério e merece destaque. Analise as alternativas a seguir e marque o
único método que garante proteção contra gravidez e doenças sexualmente
transmissíveis. A)
DIU. B)
Camisinha. C)
Pílula
anticoncepcional. D)
Pílula do dia
seguinte. E)
Diafragma.
Enviar atividade através de um dos
canais abaixo: E-MAIL
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orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão sendo postadas
também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para
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sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw ·
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam
bem. Estamos na reta final deste difícil
ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado
fazer as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação
deste 4º bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não
precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou
à disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo. IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE
QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ
ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ
ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS
SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO. NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO
ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.
ATIVIDADE DE
RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA 1º ANO – 4º BIMESTRE – PROF.
JEAN
ATENÇÃO: exercícios
modificados, pesquisar e ler com calma o enunciado e as alternativas
indicadas.
1.
Sabemos
que o mundo sofreu um grande aumento no número populacional desde que o homem
resolveu viver em civilização. Muitos foram os avanços, porém, alguns são os
grandes responsáveis pela melhoria real na qualidade de vida, bem como para o
aumento populacional mundial. De acordo com seus conhecimentos, assinale a
alternativa que apresenta que mudanças sociais foram essas capazes de fazer
com que houvesse um crescimento vertiginoso mundial. A)
O
avanço da medicina e a possibilidade de aumento na expectativa de vida. B)
O
saldo migratório favorável aos países da Oceania e a diminuição da
expectativa de vida. C)
Aumento
do investimento em armamento de guerra causando maior número de mortes. D)
O
aumento na mortalidade infantil e o acesso a novos hospitais. E)
O
avanço dos Europeus na busca pela melhoria de vida em outros continentes.
2.
Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950,
existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse
número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas. Esse
aumento contínuo e expressivo do número de idosos no mundo deve-se a vários
fatores, exceto: A)
Hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade
física. B)
Melhoria na qualidade de vida da população idosa. C)
Diminuição da expectativa de vida. D)
Avanços da medicina e da produção de medicamentos. E)
Acompanhamento médico e cuidados com a alimentação.
3.
Uma
vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantã, será testada em
300 voluntários durante os próximos cinco anos, para análise de sua eficácia
e segurança. De acordo com os especialistas responsáveis pela pesquisa, a
probabilidade de eficácia da vacina é bastante elevada. A prevenção da dengue
por meio da vacinação, caso seja aprovada pelos testes, ocorrerá em função: A)
da
erradicação dos insetos transmissores da doença. B)
da
produção de antígenos antivirais específicos pelo organismo vacinado. C)
da
produção de anticorpos específicos pelo organismo vacinado. D)
do
combate ao vírus nos mosquitos transmissores. E)
da
inoculação de anticorpos antivirais no processo de vacinação.
Leia
a charge a seguir para responder às questões 4 e 5.
4.
A
charge aborda a vacinação como: A)
uma
medida fundamental de combate a doenças. B)
uma
decisão dispensável das famílias. C)
uma
prática opcional e sem nenhuma importância. D)
uma
atitude que deve ser repensada e combatida.
5.
Na
charge, a resposta do personagem sobre os membros de sua família: A)
reforça
a crença dele de que vacinas são desnecessárias. B)
convence
o outro personagem de que as vacinas são prejudiciais. C)
contradiz
a ideia de que vacinas são bobagens. D)
aborda
uma questão totalmente indiferente à da fala inicial do personagem.
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canais abaixo: E-MAIL
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orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão sendo postadas
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
CADERNO
DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 59 e 60 (reproduzidas abaixo) QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A
SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA As vacinas
e a saúde humana
ATENÇÃO: O
CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA
ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE
SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/
Olá alunos. Veremos
nesta semana a importância da vacinação para a promoção da saúde individual e
coletiva. Os exercícios 1 e 2 podem ser respondidas facilmente após ler o
texto. No terceiro, o link fornecido irá fornecer a primeira resposta da
pergunta, para a segunda pergunta, sugere-se uma reflexão sobre a vacinação.
Desejo uma boa semana a todos.
Leia o texto a seguir e
responda às questões propostas.
A
vacina é uma substância produzida a partir de uma preparação de elementos
biológicos que confere imunidade adquirida ativa para uma determinada doença.
Ela possui um agente que se assemelha ao microrganismo causador da doença e é
muitas vezes feita a partir das toxinas do causador, por suas partes
enfraquecidas ou mortas, ou de uma das suas proteínas de
superfície. O agente ativa o sistema imunológico da pessoa, que
passará a reconhecê-lo como uma ameaça e, posteriormente, irá destruí-lo,
deixando ainda, um registro dele para que o organismo reconheça a ameaça com
facilidade e de forma rápida. Assim,
o corpo do indivíduo cria uma “memória” sobre o agente causador e tem seu
sistema de defesa pronto para agir, já que quanto menor for o tempo de
resposta, melhor serão os resultados. Vírus e bactérias podem ser os
causadores de inúmeras doenças, mas algumas vezes a vacina serve para
neutralizar apenas a toxina produzida por eles e não especificamente suas
estruturas. Em
outros casos, o problema não é o vírus ou a bactéria em si, mas a sua
quantidade dentro do corpo. Neste caso, o combate estará voltado para conter
a taxa de multiplicação (reprodução) no organismo e nas células hospedeiras.
Poliomielite, tuberculose e sarampo são algumas doenças que possuem vacinas
descobertas há muito tempo. A
primeira delas veio por meio do trabalho do médico britânico Edward Jenner,
em 1796, com a varíola. Depois disso, muitas outras foram descobertas e
produzidas em grande escala como forma de atender as populações por meio de
políticas públicas de saúde em vários países. Texto
elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. 1. O
que são e para que servem as vacinas?
2. Qual
a relação entre as vacinas e o sistema imunológico? Responda por meio de
imagens ou um pequeno texto.
3. Faça
uma pesquisa a respeito do plano nacional de vacinação e verifique quais
doenças estão cobertas por esta ação governamental. Qual a importância dessa
ação para a saúde pública? Fonte sugerida:
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
27/11/2020
CADERNO
DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 51 a 53 (reproduzidas abaixo) QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A
SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA Sobre
Índices de Desenvolvimento Humano
ATENÇÃO: O
CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA
ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE
SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/
Olá alunos.
Espero que estejam bem. Nesta semana o objetivo é analisar um tema bastante
sensível e presente a todo momento na vida dos brasileiros: a desigualdade. A
atividade em si é bastante fácil, de leitura e análise de texto com somente 2
questões. Procure caprichar nas suas respostas. Boa semana a todos.
Leia
os textos a seguir. TEXTO 1 Desigualdade em Pauta Segundo
o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (Pnud) o Brasil é o 10º país mais desigual do mundo, num
ranking de mais de 140 países. Para se ter ideia, com base nos dados de 2015,
em cada 10 pessoas, 6 delas têm uma renda per capita média de até R$ 792,00
por mês. De fato, 80% da população brasileira – 165 milhões de brasileiras e
brasileiros – vivem com uma renda per capita inferior a dois salários mínimos
mensais. Uma pequena parcela da população tem rendimentos relativamente
altos, já que os 10% mais ricos do Brasil têm rendimentos per capita de, em
média, R$ 4.510,00, e o 1% mais rico do País recebe mais de R$ 40.000,00 por
mês. A
desigualdade se mostra ainda mais evidente quando comparamos a renda média do
homem brasileiro, que era de R$ 1.508,00 em 2015, enquanto a das mulheres era
de R$ 938,00. Mantida a tendência dos últimos 20 anos, as mulheres terão
equiparação salarial somente em 2047. Por fim, considerando todas as rendas,
brancos ganhavam, em média, o dobro do que ganhavam negros, em 2015: R$
1.589,00 em comparação com R$ 898,00 por mês. Em vinte anos, os rendimentos
dos negros passaram de 45% do valor dos rendimentos dos brancos para apenas
57%. Se mantido o ritmo de inclusão de negros observado nesse período, a
equiparação da renda média com a dos brancos ocorrerá somente em 2089.
TEXTO 2 Realidade & Igualdade ou
Desigualdade? A
esperança de vida dos brasileiros aumentou, segundo o IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística). Vários foram os fatores que
propiciaram essa ascensão, dentre os quais, podemos destacar o crescimento
econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, aumento do consumo etc. De
acordo com o IBGE, em 2017, a média de vida de um cidadão brasileiro era de
76 anos. Conforme demonstram os estudos, esse item é um importante indicador
social, que serve para avaliar a qualidade de vida de uma população de um
determinado lugar. Contudo,
apesar do aumento nos índices desse indicador social, o país ainda
encontra-se abaixo da realidade de muitos países desenvolvidos. O percentual
médio do Brasil, no quesito esperança de vida, não reflete totalmente a
realidade, pois muitas particularidades regionais são camufladas. Deste modo,
temos diversos percentuais de expectativa de vida que oscilam de acordo com
cada estado.
1. Identifique a ideia central
dos textos 1 e 2. Seria a mesma para ambos os textos? Comente.
2. Os dados apresentados nos dois textos
conseguem passar uma ideia de igualdade ou desigualdade da população
brasileira? Justifique.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A
SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA Saúde individual e coletiva ESPERANÇA DE VIDA
Prezados alunos
e responsáveis, nesta semana continuaremos a avaliar alguns indicadores de
qualidade de vida e como serviços que promovem a saúde de uma população podem
influenciar na esperança de vida. Os exercícios não apresentam grandes
dificuldades; uma análise atenta da tabela é o bastante para responder
adequadamente aos exercícios propostos. Além disso, pretende-se que, por meio
das questões sugeridas, percebam que não podemos nos basear em um único
fator, por exemplo, “Trabalho e Renda” para determinar a esperança de vida.
Nem
todas as regiões de uma cidade possuem as mesmas características sociais,
econômicas e ambientais. Em grandes metrópoles como São Paulo, isto fica mais
evidente em função do seu tamanho e diversidade de condições, causando
impactos na qualidade de vida e, consequentemente, na esperança de vida da
população.
Abaixo
estão alguns indicadores de oito bairros/distritos da Capital que servirão
para uma análise parcial da condição da qualidade de vida local. Analisando a tabela, responda
as questões a seguir. 1. É possível
dizer que a qualidade de vida é a mesma para todos os moradores do município
de São Paulo? Justifique.
2. Comparando o
tempo de vida e a remuneração mensal é possível afirmar que, quanto maior a
renda de uma pessoa, maior é a sua esperança de vida? Justifique, citando
exemplos.
3. Levando em
consideração apenas as localidades citadas na tabela, calcule: A) A
remuneração média total: (somar a renda de todos os 8 bairros e dividir por
8) Resposta: 3277,65 + 4050,55 +
2052,11 + 1879,36 + 1734,37 + 3045,87 + 1502,85 + 3509,79 = 21052,55 / 8 = 2631,57 B) A média da
esperança de vida deste grupo: (somar a idade média ao morrer de todos os 8
bairros e dividir por 8)
4. Compare os
bairros de Guaianases e Moema. Você acredita que as médias obtidas pelos
itens A e B correspondem à realidade desses bairros? Responda à questão,
apontando as diferenças observadas entre esses dois bairros. Comente.
5. Compare os
bairros com os melhores e os piores índices de arborização. No geral, estão
relacionados com a melhor ou pior qualidade de vida das pessoas? Comente.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES
HUMANAS: A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA Saúde
individual e coletiva ESPERANÇA DE
VIDA
Olá
alunos e responsáveis. Nesta semana iremos entender um pouco melhor um indicador
muito importante para avaliar a saúde de uma população: a esperança de vida.
Para isso é proposta uma atividade de leitura e análise de texto e tabela.
São 3 exercícios que não apresentam grandes dificuldades. Boa semana a todos.
Leia
o texto abaixo: Esperança
de vida, esperança de vida à nascença, esperança
de vida ao nascer ou expectativa de vida é o número
aproximado de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano irá
viver, se mantidas as mesmas condições desde o seu nascimento. Em outras palavras,
a expectativa de vida é uma medida estatística da média de tempo de vida de
um organismo, com base no ano de seu nascimento, sua idade atual e outros
fatores demográficos, incluindo sexo.[1] A expectativa de vida da população de uma
determinada área, em um determinado ano, corresponde à média ponderada das
idades das pessoas do lugar que morreram naquele ano. A
expectativa de vida é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para
aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e
para compor vários índices, tais como o Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH). A
esperança de vida ao nascer pode ser estratificada segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como os índices de violência, criminalidade e poluição do local onde vive a população. Desta
forma, é possível calcular diferenças na expectativa de vida de determinados
setores da população (por exemplo, entre ricos e pobres). Esta é uma medida
prática para analisar os níveis de equidade em saúde da área em questão
1. Quais são os dados
apresentados na tabela? Indique o assunto e o que representam as informações.
2. Analisando a tabela, quem
vive mais, homens ou mulheres? A que fatores você atribui essa diferença?
3. Utilizando a média de
esperança de vida: A) Indique os cinco estados que
possuem a maior esperança de vida. Quais são os fatores que você atribui para
isso?
B) Indique os cinco estados que
possuem a menor média de esperança de vida. Quais são os fatores que você
atribui para isso?
C) Esperança de vida está
diretamente ligada à “Qualidade de Vida”. Faça uma lista de fatores de
“qualidade de vida” que podem influenciar a esperança de vida.
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
CADERNO DO ALUNO – 4º
BIMESTRE – PÁGINAS 43 e 43 (reproduzidas abaixo) QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES
HUMANAS: A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA Saúde
individual e coletiva
ATENÇÃO:
O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA
ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.
Olá alunos. Nesta semana o objetivo
e refletir sobre vários aspectos que envolvem a saúde. Para isso, há 2
exercícios que envolvem imagens. No primeiro, justificar quais das imagens
apresentadas podem ser relacionados com saúde. No segundo, é o inverso: vocês
devem apresentar imagens relacionadas ao tema. Boa semana a todos.
Analise a imagem a seguir e
responda as questões propostas
1.
Você associaria alguma(s) dessas imagens à ideia
de saúde? Quais? Justifique sua resposta.
2.
Indique, no espaço a seguir, por meio de
imagens, pelo menos mais quatro itens que podem ser relacionados ao conceito
e/ou manutenção da saúde, além dos já mencionados por meio das imagens
anteriores.
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CADERNO DO ALUNO – 3º
BIMESTRE – PÁGINA 47 (adaptada) QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES
HUMANAS SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E
PREVENÇÃO #PrevençãoSempre
– Discutindo Gravidez na Adolescência Métodos
contraceptivos Sistematização:
Elaboração de Campanha sobre Sexualidade e Prevenção
Prezados
alunos e responsáveis. Nesta semana iremos concluir o tema sexualidade. Para
sistematizar os assuntos abordados, é pedido que represente o tema por meio
de imagens. A estética não é importante –podem ser desenhos simples -, mas a
mensagem passada e o capricho é o que importa. Esta atividade pode ser feita
em grupos de 3 ou 4 alunos.
Discutimos
sobre gravidez na adolescência, relação sexual desprotegida, métodos
anticoncepcionais e preservativos, dentre outros assuntos. Para sistematizar
as aprendizagens, vocês irão representar, por meio de imagens a importância
sobre relações sexuais seguras. Para tanto, pensem sobre as consequências de
um relacionamento sexual sem proteção e leiam a afirmação a seguir:
“Os preservativos, masculino
e feminino, constituem o melhor método preventivo conhecido, pois evitam a
contaminação por uma IST*, além de prevenir de uma gravidez não programada”. *Infecções
sexualmente transmissíveis.
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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
CADERNO DO ALUNO – 3º
BIMESTRE – PÁGINA 47 (reproduzida abaixo) QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES
HUMANAS SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E
PREVENÇÃO #PrevençãoSempre
– Discutindo Gravidez na Adolescência Métodos
contraceptivos
Olá alunos e
responsáveis, na atividade desta semana, o objetivo é promover uma reflexão
sobre os vários métodos contraceptivos disponíveis através de 6 exercícios
retirados do Caderno do Aluno. O site fornecido para consulta será bastante
útil. Boa semana a todos. Métodos
contraceptivos pesquisados na aula anterior: pílula 1. Indique as
vantagens e desvantagens de cada método.
2. De acordo
com os conhecimentos adquiridos, é indicada a utilização de duas camisinhas
ao mesmo tempo? Justifique.
3. É possível utilizar mais de um método ao
mesmo tempo? Quais deles não podem ser combinados e quais agem melhor quando
combinados?
4. É possível
estabelecer uma relação entre gravidez e IST? Comente. (IST: infecções
sexualmente transmissíveis: Sífilis, gonorreia, HPV , Hepatites Virais,
candidíase, HIV/AIDS, etc.)
5. Em sua
opinião, qual é o método contraceptivo mais adequado? Justifique utilizando
argumentos com embasamento científico.
6. Quem deve
ficar como responsável pela escolha e pela utilização do método escolhido?
Fonte
sugerida: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/metodos-anticoncepcionais
Enviar atividade
através de um dos canais abaixo: E-MAIL 1(GMAIL):
jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br E-MAIL 2: (MICROSOFT): jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br WHATSAPP: 14
9191 9861 GOOGLE
CLASSROOM: (seguir orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever. ·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg ·
Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw ·
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necessário digitar o código da turma: 1ª SÉRIE E: gdbo2y5 ou 5mdm6ff ou njicx6t
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ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
CADERNO DO ALUNO – 3º
BIMESTRE – PÁGINA 46 (adaptada) QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES
HUMANAS SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E
PREVENÇÃO #PrevençãoSempre
– Discutindo Gravidez na Adolescência Métodos
contraceptivos
Prezados
alunos e responsáveis, a atividade desta semana é bem simples: realizar uma
pesquisa em grupos (de até 4 alunos) sobre os principais métodos
anticoncepcionais. As informações a serem buscadas estão na tabela abaixo,
procurem ser objetivos nas respostas: fiz a primeira linha da tabela como
exemplo. Forneci também um site como fonte de pesquisa, mas sintam-se à
vontade para pesquisar em outros.
Fonte
sugerida: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/metodos-anticoncepcionais *NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O
número é: 99191 9861
**enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom. PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23
horas através dos canais abaixo: E-MAIL 1(GMAIL):
jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br E-MAIL 2: (MICROSOFT): jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br GOOGLE
CLASSROOM: (seguir orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional
para acessar a plataforma e se inscrever. ·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg ·
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sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw ·
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
CADERNO
DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 46 (adaptada) QUALIDADE DE
VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS SEXUALIDADE,
SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO #PrevençãoSempre – Discutindo
Gravidez na Adolescência
Olá
alunos e responsáveis. Na atividade desta semana é proposta uma reflexão sobre
um tema importantíssimo: a gravidez na adolescência. Para abordar o assunto,
disponibilizei 2 vídeos que darão uma visão mais ampla sobre o tema e
ajudarão a fundamentar suas respostas. Boa semana a todos.
Importante: Quando falamos sobre
“engravidar”, estamos nos referindo aos dois gêneros, ou seja, tanto as
meninas(mulheres) como os meninos(homens) ficam “grávido(a)s”. Desse modo, é
preciso que os companheiros compreendam seu papel, compartilhem
responsabilidades, inclusive no uso de contraceptivos.
Assista aos vídeos indicados abaixo,
reflita sobre o assunto e responda aos exercícios 1 a 4. https://www.youtube.com/watch?v=1Zg7FUrAxVE (duração:
13:01) https://www.youtube.com/watch?v=GkG8h9LsBdA (duração:
2:40)
1.
Como costuma ser a reação da sociedade diante de
uma gravidez na adolescência?
2.
A vida de um(a) adolescente grávido(a) se
modifica, considerando a escola, família, festas, etc.?
3.
O impacto da gravidez para meninas e meninos é
muito diferente?
4.
A quem cabe se prevenir de uma gravidez? A quem
cabe cuidar do(a) filho(a)?
*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades
também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom. PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta
e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo: E-MAIL 1(GMAIL): jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br E-MAIL 2: (MICROSOFT):
jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão sendo postadas também na
plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a
plataforma e se inscrever. ·
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institucional? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg ·
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CADERNO
DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 44 e 45 (reproduzidas abaixo)
QUALIDADE DE
VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
SEXUALIDADE,
SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO
Falando de HIV e AIDS – mais uma IST
Olá alunos. A atividade desta semana não
apresenta muitas dificuldades. Basicamente são 4 exercícios de leitura e
análise de tabela. O primeiro pede que registrem uma ou duas diferenças
observadas quanto ao número de casos de HIV em duas faixas etárias (do sexo
masculino). O segundo é a mesma coisa, mas para a tabela 2, que apresenta os
dados para o sexo feminino. Para o terceiro é necessário comparar os dados
das duas tabelas, registrando uma ou duas diferenças observadas. O último
exige atenção ao enunciado: o que se deseja saber é o que pode ter
contribuído para podermos identificar melhor os portadores.
Análise de
dados: considere as informações parciais contidas nos recortes das seguintes
tabelas:
Se
possível, acesse a tabela completa. Caso não seja viável, leia com atenção as
informações contidas nos trechos apresentados para responder às seguintes
questões:
1. Analise
a Tabela 1 e compare o ano de 2007 com 2019. Quais diferenças podem ser
apontadas?
2. Analise
a Tabela 2 e compare o ano de 2007 com 2019. Apresente as diferenças
existentes em cada um dos anos, nas diversas faixas etárias.
3. Compare
a Tabela 1 com a Tabela 2 e apresente as diferenças em relação à incidência
de HIV entre homens e mulheres, nas faixas etárias apresentadas. Traduzir
esses dados comparativos em palavras, redigindo um pequeno texto explicativo.
4. Quais
fatores contribuíram para a representação das taxas de detecção do HIV, nas
faixas etárias apresentadas nas tabelas
*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades
também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta
e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na
plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
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Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo:
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Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
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CADERNO DO ALUNO – 3º
BIMESTRE – PÁGINA 44 (reproduzida abaixo)
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES
HUMANAS
SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E
PREVENÇÃO
#PrevençãoSempre – Discutindo
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Olá alunos.
A atividade desta semana é bem simples e pode ser feita em grupos de até 4
alunos. Dando continuação sobre o tema Saúde Humana, nesta semana iremos
abordar as infecções sexualmente transmissíveis. A tabela irá ajudar a
organizar melhor os dados da pesquisa.
Reúna-se
com seu grupo para realizar uma pesquisa sobre as principais Infecções
Sexualmente Transmissíveis, conforme proposto a seguir:
*enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23
horas através dos canais abaixo:
GOOGLE
CLASSROOM: (seguir orientações no final)
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
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institucional? Assista ao vídeo:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ 04/09
CADERNO
DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 41 (reproduzidas abaixo)
QUALIDADE DE
VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
CONSUMO DE ÁLCOOL – CASO DE SAÚDE INDIVIDUAL E
COLETIVA
Olá
alunos. Para a atividade desta semana, é recomendável fazer em grupo de 4
alunos para facilitar a tarefa, já que nos 3 exercícios são pedidos 4 itens
relacionados ao consumo de álcool. No primeiro, pede-se 4 situações que
facilitam o consumo de álcool por adolescentes e 4 consequências –
relacionados às pessoas com quem o adolescente tem contato - desse consumo.
No segundo, 4 consequências também, mas desta vez relacionado ao corpo do
adolescente, aí incluído os fatores psicológicos. Nestes dois primeiros, não
é necessária uma pesquisa: o objetivo é levar os alunos à reflexão sobre o
tema e registrar suas próprias ideias. No terceiro, são disponibilizados
alguns textos curtos sobre assunto: selecionar o que se pede e completar o
quadro.
1.
Quais são os fatores que contribuem para que
um(a) adolescente consuma bebida alcoólica? Indique consequências que podem
ocorrer a partir desse consumo, considerando as relações com família, amigos,
namorado(a).
Fores de risco:
-
-
-
-
Consequências:
-
-
-
-
2. Quais os impactos físicos e
psicológicos que o consumo de álcool pode provocar no organismo de um(a)
adolescente?
-
-
-
-
3. Pesquise, usando as fontes sugeridas
ou outras que julgar mais conveniente, alguns fatores de risco e de proteção
em relação ao consumo de bebida alcoólica na adolescência e registre na
tabela abaixo.
Fontes
sugeridas:
*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta
e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na
plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
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Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo:
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sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
CADERNO
DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 40 e 41 (reproduzidas abaixo)
QUALIDADE DE
VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
SAÚDE E CAUSA
MORTIS
Olá
alunos. A atividade semanal consiste em 4 exercícios de análise de tabela.
Para os 3 primeiros, uma pesquisa rápida irá fornecer as informações
necessárias. Para o quarto, é necessário pesquisar o que significa o termo
“causas externas” presente na tabela para chegar a uma resposta adequada.
Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios.
Considerando os dados da tabela abaixo
e seus conhecimentos, responda os exercícios 1 a 4.
1.
O que são doenças infecciosas? E parasitárias? O
que são afecções originadas no período perinatal?
2.
Cite exemplos de doenças relacionadas ao esse
sistema respiratório.
3.
O que são neoplasias? Por que os óbitos por
neoplasias, na região de São Paulo, são maiores do que em outros estados?
Indique possíveis explicações para essa questão.
4.
De acordo com a tabela, quais os principais
fatores que causam maior número de óbitos na faixa etária entre 10 a 19 anos?
Qual(is) a(s) possível(is) explicação(ões) para esses dados?
*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta
e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na
plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO
DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 53 (reproduzida abaixo)
PROBLEMAS
AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Água –
poluição e tratamento
Olá alunos. A atividade semanal é
bastante fácil e para ajudar deixei um link de um site que contém todas as
respostas. Sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes.
Observe
a imagem e responda às questões:
1.
O
que a imagem representa?
2.
Qual
é a composição do esgoto?
3.
Descreva
o que acontece com o rio ao receber esse esgoto:
a)
Considerando
a quantidade de gás oxigênio na água;
b)
Considerando
os peixes que ali vivem;
c)
Considerando
as aves que utilizam o peixe como alimento.
Sugestão de fonte para consulta:
*enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através
dos canais abaixo:
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações
no final)
ATENÇÃO:
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sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
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ao vídeo:
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o Google Classroom? Assista ao vídeo:
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CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE –
PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Água
– poluição e tratamento
A atividade
desta semana pode ser feita em grupos de até 4 pessoas. Consiste em responder
os 4 exercícios. Há inúmeros sites confiáveis na Internet que podem fornecer
as informações necessárias.
Em
grupos, responder, por meio de uma pesquisa, as questões propostas:
1.
De onde vem a água que consumimos?
2.
Utilização da água: como funciona a coleta do
esgoto?
3.
Qual é a diferença entre esgoto doméstico e esgoto
industrial?
4.
Como se dá o tratamento, estabelecimento da
qualidade e distribuição da água?
*enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23
horas através dos canais abaixo:
GOOGLE
CLASSROOM: (seguir orientações no final)
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo:
·
Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
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SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO
BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE
CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.
ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA
SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS
E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
GOOGLE
CLASSROOM: (seguir orientações no final)
RESUMO DAS ATIVIDADES
PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou
comparecer no atendimento online)
1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de
maio):
Exercícios
1 e 2:
1.
Utilize o simulador do link ao lado para
responder: os exercícios.
2.
Assista o vídeo do link ao lado para
responder os exercícios. https://www.youtube.com/watch?v=6kl9m5Nm8mE
ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Somente
1 exercício:
1. Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios.
ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Somente
1 exercício:
1. Leia o texto indicado no link abaixo
ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Responder 4 exercícios:
Assista a vídeo-aula
indicada no link abaixo para responder os exercícios:
Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das
espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento
(indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C. Os
pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três
espécies e apresentaram os dados na figura:
2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Atividade em
grupo:
CADERNO DO
ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 46
A
INTERDEPENDÊNCIA DA VIDA – A INTERVENÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS
AMBIENTAIS
Fatores de
Problemas Ambientais
Atividade em
grupo
Assistir
o vídeo descrito no enunciado (link abaixo) e responder os exercícios 1 a 7
da página 47 do Caderno do Aluno.
ATIVIDADE
6 (15 a 19 de junho):
Pesquisa:
CADERNO DO
ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
Na
imagem abaixo está a atividade semanal. Bastante simples: pesquisar o
significado de 6 termos que influenciam diretamente no número de indivíduos
de uma espécie qualquer (incluindo obviamente seres humanos). Só uma
observação: o termo densidade pode ter mais de um significado, registrar a
que tiver relação com o exposto aqui e no enunciado
ATIVIDADE
7 (22 a 26 de junho):
Análise e interpretação de imagem:
CADERNO DO
ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
Você irá
precisar da pesquisa realizada na aula anterior (atividade 6) para produzir
um pequeno texto que explique como você interpreta a imagem abaixo.
ATIVIDADE
8 (29 de junho a 03 de julho):
Responder 4 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 47 E 48
Observando a densidade populacional humana por
meio da análise de imagens
Observe as fotos da página 48 e responda os
exercícios que seguem (reproduzidos abaixo).
ATIVIDADE 9 (06 a 10 de
julho):
Responder
4 exercícios:
CADERNO
DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 49 E 50 (adaptada)
Atividade
Investigativa – Consumo consciente, sustentável, responsável – qual a
proposta?
Outras propostas de consumo tratam sobre os
impactos do excesso de consumo e visam o bem-estar dos seres vivos e a preservação
do meio ambiente. Várias Organizações Mundiais se reúnem para discutir metas
que possam dar mais equilíbrio entre os fatores econômicos e ambientais.
Após a
investigação sobre “Consumo Consciente, Sustentável, Responsável” (atividade
anterior), acesse o link abaixo, preencha todas as informações solicitadas,
veja o resultado e responda os exercícios a seguir:
ATIVIDADE
10 (13 a 17 de julho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO
DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 50 (adaptada)
Interferências
Humanas nos Ciclos Naturais
1. Faça em seu
caderno 3 esquemas sobre os principais ciclos biogeoquímicos: do NITROGÊNIO,
do CARBONO e da ÁGUA. Os links abaixo servem como fonte de pesquisa, mas
sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites, revistas ou livros
didáticos.
2. Qual deles
estaria mais diretamente relacionado ao Efeito Estufa? Justifique.
ATIVIDADE
11 (20 a 24 de julho):
Responder
5 exercícios:
CADERNO
DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)
PROBLEMAS
AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Resíduos – O
“Lixo” de cada dia
ATENÇÃO: o
objetivo dos exercícios 1 a 5 é levantar sua opinião e seus conhecimentos
sobre o tema, não se trata, portanto, de respostas corretas ou erradas.
Apesar disso, procure qualificar suas respostas, ou seja, apresentar
argumentos e propostas coerentes.
ORIENTAÇÕES
PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo:
·
Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
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necessário digitar o código da turma:
1ª SÉRIE E: njicx6t
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CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE –
PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Resíduos – O “Lixo” de cada dia
ATENÇÃO: o
objetivo dos exercícios 1 a 5 é levantar sua opinião e seus conhecimentos
sobre o tema, não se trata, portanto, de respostas corretas ou erradas.
Apesar disso, procure qualificar suas respostas, ou seja, apresentar
argumentos e propostas coerentes.
Para
dar início a conversa sobre Resíduos (“lixo”), seguem alguns questionamentos
a serem respondidos, mediante seu conhecimento sobre:
1.
Para onde vai o “lixo” produzido?
2.
O que é (ou pode ser) feito com ele?
3.
O que é “lixo”? Quais tipos de materiais você
conhece?
4.
Qual é a diferença entre lixões e aterro
sanitário? Existem aterros sanitários na sua região?
5.
Qual seria a forma mais adequada de tratar os
resíduos, considerando a questão ambiental?
*enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo:
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Não
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1ª SÉRIE E: njicx6t
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CADERNO DO
ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 50 (adaptada)
Interferências Humanas nos Ciclos Naturais
1. Faça em seu
caderno 3 esquemas sobre os principais ciclos biogeoquímicos: do NITROGÊNIO,
do CARBONO e da ÁGUA. Os links abaixo servem como fonte de pesquisa, mas
sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites, revistas ou livros
didáticos.
https://www.youtube.com/watch?v=sffHF9YIsAw (duração:
29:23)
https://www.youtube.com/watch?v=h_JyVK3zFb0 (duração:
08:24)
2. Qual deles
estaria mais diretamente relacionado ao Efeito Estufa? Justifique.
*links
testado em 12/07/2020
**enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·
Não sabe o que é seu e-mail institucional?
Assista ao vídeo:
·
Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
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CADERNO DO
ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 49 E 50 (adaptada)
Atividade Investigativa – Consumo consciente,
sustentável, responsável – qual a proposta?
Outras propostas de consumo tratam sobre os
impactos do excesso de consumo e visam o bem-estar dos seres vivos e a
preservação do meio ambiente. Várias Organizações Mundiais se reúnem para
discutir metas que possam dar mais equilíbrio entre os fatores econômicos e
ambientais.
Após a
investigação sobre “Consumo Consciente, Sustentável, Responsável” (atividade
anterior), acesse o link abaixo, preencha todas as informações solicitadas,
veja o resultado e responda os exercícios a seguir:
1.
O consumo da sua família está acima ou abaixo da
média brasileira?
2.
Quantos planetas seriam necessários para manter
seu estilo de vida se todas as pessoas tivessem seu padrão de consumo?
3.
Quais categorias são as principais responsáveis
pelo impacto aos recursos naturais?
4.
Quais recomendações são orientadas afim de
diminuir o impacto ambiental?
*link
testado em 06/07/2020
**enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
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CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS
47 E 48
Observando a densidade populacional
humana por meio da análise de imagens
Observe as fotos da página 48 e responda os
exercícios que seguem (reproduzidos abaixo).
1.
O que representam os pontos mais claros (iluminados)
visualizados nos mapas?
2.
Considerando as imagens, como se apresenta a
distribuição populacional humana em nosso planeta?
3.
As regiões mais iluminadas indicam maior densidade
populacional? Seriam essas regiões as que apresentam maior devastação
ambiental? Comente.
4.
Quais conclusões podemos tirar ao compararmos as
regiões litorâneas com as interioranas?
Mudança nos
padrões de produção e de consumo
Escolher e
responder 4 dos 6 exercícios da página 48 (reproduzidos abaixo). Apesar de serem
respostas pessoais, procurem qualificar seus argumentos.
1. Você já comprou alguma coisa que não
usou?
2. Qual é a motivação que o(a) levou a
comprar produtos de que não necessitava no momento?
3. Você já parou para pensar na
quantidade de materiais que são necessários para produzir esses produtos que
nem sempre satisfazem as nossas necessidades?
4. Pense nos produtos que você tem ou
que gostaria de ter e faça uma lista. Esses produtos são duráveis? Precisam
ser descartados e substituídos rapidamente? Eles podem ser reaproveitados ou
reciclados?
5. Você já
reparou na quantidade de embalagens que envolvem os produtos que compra?
Seriam tão necessárias? Como você poderia intervir no momento da escolha do
produto que deseja comprar, pensando nas embalagens?
6. Você já parou para pensar em quantos
litros de água são necessários para produzir uma calça jeans?
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na
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47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
Você irá precisar da pesquisa
realizada na aula anterior (atividade 6) para produzir um pequeno texto que
explique como você interpreta a imagem abaixo.
Relembrando
o que vimos no período presencial:
Fatores ambientais são aqueles, como o nome diz,
relacionados ao ambiente, seres vivos e não vivos com os quais um organismo
ou uma população se relaciona.
Bióticos: são os seres vivos, geralmente presas
e predadores, apesar de haver variações nas formas como eles se relacionam.
Abióticos: são os elementos não vivos como por
exemplo: o clima, a água, o tipo de solo, a temperatura, o ar que respiram,
etc.
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47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
Na imagem abaixo está a atividade
semanal. Bastante simples: pesquisar o significado de 6 termos que
influenciam diretamente no número de indivíduos de uma espécie qualquer
(incluindo obviamente seres humanos). Só uma observação: o termo densidade
pode ter mais de um significado, registrar a que tiver relação com o exposto
aqui e no enunciado
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A partir dessa semana as atividades serão postadas
também na plataforma Google Clasroom. Use seu e-mail institucional para
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