terça-feira, 15 de dezembro de 2020

BIOLOGIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam bem.

Esta é a última semana do ano letivo, e apesar dos nossos esforços,  alguns alunos ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL – SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta, ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil.  Estou à disposição para tirar dúvidas (me chame no whats: 14 9191 9861). Os alunos da lista abaixo são os que precisam fazer:

 

Antônio Marcos

Ester Raquel

Gabriel Maciel

Guilherme Gustavo

Guilherme Joaquim

Ingryd Queros

Jenifer Maísa

 

José Claudio

Julia de Oliveira

Kaiky Araújo

Leandro de Camargo

Maria Eduarda Merlino

Rafaela dos Santos

Geovana Perassoli

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE BIOLOGIA

1º ANO – PROF. JEAN

 

 

1.    Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):

A)    Aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.

B)    Aumento da respiração durante o crescimento das plantas.

C)    Aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.

D)    Utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.

E)    Fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.

 

2.    Nos rios, é lançada, geralmente, grande quantidade de esgoto, provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais

A)    Aumento na quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias anaeróbicas.

B)    Aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e consequente aumento na quantidade de oxigênio.

C)    Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas.

D)    Aumento no número de indivíduos herbívoros que eliminam grande parte de fitoplâncton.

E)    Diminuição da quantidade de alimento com consequente mortandade dos peixes, a longo prazo.

 

 

3.    Um garoto montou dois ecossistemas em recipientes fechados, ambos com terra úmida e um pequeno pé de alface.

Em um deles foram colocadas também algumas lesmas e no outro, algumas minhocas.

Os recipientes foram mantidos em ambientes com temperatura, umidade e luminosidade adequadas à sua manutenção.

Depois de algumas semanas, verificou-se que o pé de alface:

A)    foi beneficiado no ecossistema com lesmas e prejudicado no ecossistema com minhocas.

B)    foi beneficiado no ecossistema com minhocas e prejudicado no ecossistema com lesmas.

C)    foi beneficiado pelos animais nos dois ecossistemas.

D)    foi prejudicado pelos animais nos dois ecossistemas.

E)    não foi impactado pela presença dos animais em nenhum dos ecossistemas.

 

Observe com atenção a tirinha abaixo.





 

4.    A posição ocupada pelos seres humanos, na interação apresentada na tirinha, nos caracteriza como:

A)    produtora.

B)    consumidora terciária.

C)    consumidora secundária.

D)    consumidora primária.

E)    decompositora.

 

5.    É cada dia mais comum que jovens iniciem sua vida sexual de maneira precoce. Infelizmente, muitas dessas pessoas têm sua primeira relação sem possuir informações básicas a respeito de seu corpo e dos riscos do sexo sem proteção. A contracepção, por exemplo, é um assunto sério e merece destaque.

Analise as alternativas a seguir e marque o único método que garante proteção contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

A)    DIU.

B)    Camisinha.

C)    Pílula anticoncepcional.

D)    Pílula do dia seguinte.

E)    Diafragma.

 

 

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As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam bem. Estamos na reta final deste difícil ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado fazer as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação deste 4º bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou à disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo.

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA

1º ANO – 4º BIMESTRE – PROF. JEAN

 

ATENÇÃO: exercícios modificados, pesquisar e ler com calma o enunciado e as alternativas indicadas.

 

 

 

1.    Sabemos que o mundo sofreu um grande aumento no número populacional desde que o homem resolveu viver em civilização. Muitos foram os avanços, porém, alguns são os grandes responsáveis pela melhoria real na qualidade de vida, bem como para o aumento populacional mundial. De acordo com seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta que mudanças sociais foram essas capazes de fazer com que houvesse um crescimento vertiginoso mundial.

A)    O avanço da medicina e a possibilidade de aumento na expectativa de vida.

B)    O saldo migratório favorável aos países da Oceania e a diminuição da expectativa de vida.

C)    Aumento do investimento em armamento de guerra causando maior número de mortes.

D)    O aumento na mortalidade infantil e o acesso a novos hospitais.

E)    O avanço dos Europeus na busca pela melhoria de vida em outros continentes.

 

 

2.    Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950, existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas. Esse aumento contínuo e expressivo do número de idosos no mundo deve-se a vários fatores, exceto:

A)    Hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física.

B)    Melhoria na qualidade de vida da população idosa.

C)    Diminuição da expectativa de vida.

D)    Avanços da medicina e da produção de medicamentos.

E)    Acompanhamento médico e cuidados com a alimentação.

 

 

3.    Uma vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantã, será testada em 300 voluntários durante os próximos cinco anos, para análise de sua eficácia e segurança. De acordo com os especialistas responsáveis pela pesquisa, a probabilidade de eficácia da vacina é bastante elevada. A prevenção da dengue por meio da vacinação, caso seja aprovada pelos testes, ocorrerá em função:

A)    da erradicação dos insetos transmissores da doença.

B)    da produção de antígenos antivirais específicos pelo organismo vacinado.

C)    da produção de anticorpos específicos pelo organismo vacinado.

D)    do combate ao vírus nos mosquitos transmissores.

E)    da inoculação de anticorpos antivirais no processo de vacinação.

 

 

Leia a charge a seguir para responder às questões 4 e 5.





 

4.    A charge aborda a vacinação como:

A)    uma medida fundamental de combate a doenças.

B)    uma decisão dispensável das famílias.

C)    uma prática opcional e sem nenhuma importância.

D)    uma atitude que deve ser repensada e combatida.

 

 

5.    Na charge, a resposta do personagem sobre os membros de sua família:

A)    reforça a crença dele de que vacinas são desnecessárias.

B)    convence o outro personagem de que as vacinas são prejudiciais.

C)    contradiz a ideia de que vacinas são bobagens.

D)    aborda uma questão totalmente indiferente à da fala inicial do personagem.

 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 59 e 60 (reproduzidas abaixo)

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

As vacinas e a saúde humana

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

 

Olá alunos. Veremos nesta semana a importância da vacinação para a promoção da saúde individual e coletiva. Os exercícios 1 e 2 podem ser respondidas facilmente após ler o texto. No terceiro, o link fornecido irá fornecer a primeira resposta da pergunta, para a segunda pergunta, sugere-se uma reflexão sobre a vacinação. Desejo uma boa semana a todos.

 

 

Leia o texto a seguir e responda às questões propostas.

 

     A vacina é uma substância produzida a partir de uma preparação de elementos biológicos que confere imunidade adquirida ativa para uma determinada doença. Ela possui um agente que se assemelha ao microrganismo causador da doença e é muitas vezes feita a partir das toxinas do causador, por suas partes enfraquecidas ou mortas, ou de uma das suas proteínas de superfície. O agente ativa o sistema imunológico da pessoa, que passará a reconhecê-lo como uma ameaça e, posteriormente, irá destruí-lo, deixando ainda, um registro dele para que o organismo reconheça a ameaça com facilidade e de forma rápida.

     Assim, o corpo do indivíduo cria uma “memória” sobre o agente causador e tem seu sistema de defesa pronto para agir, já que quanto menor for o tempo de resposta, melhor serão os resultados. Vírus e bactérias podem ser os causadores de inúmeras doenças, mas algumas vezes a vacina serve para neutralizar apenas a toxina produzida por eles e não especificamente suas estruturas.

     Em outros casos, o problema não é o vírus ou a bactéria em si, mas a sua quantidade dentro do corpo. Neste caso, o combate estará voltado para conter a taxa de multiplicação (reprodução) no organismo e nas células hospedeiras. Poliomielite, tuberculose e sarampo são algumas doenças que possuem vacinas descobertas há muito tempo.

     A primeira delas veio por meio do trabalho do médico britânico Edward Jenner, em 1796, com a varíola. Depois disso, muitas outras foram descobertas e produzidas em grande escala como forma de atender as populações por meio de políticas públicas de saúde em vários países.

Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

 

1.   O que são e para que servem as vacinas?

 

2.   Qual a relação entre as vacinas e o sistema imunológico? Responda por meio de imagens ou um pequeno texto.

 

3.   Faça uma pesquisa a respeito do plano nacional de vacinação e verifique quais doenças estão cobertas por esta ação governamental. Qual a importância dessa ação para a saúde pública?

Fonte sugerida:

https://www.saude.go.gov.br/files/imunizacao/calendario/Calendario.Nacional.Vacinacao.2020.atualizado.pdf

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

27/11/2020

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 51 a 53 (reproduzidas abaixo)

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

Sobre Índices de Desenvolvimento Humano

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

 

Olá alunos. Espero que estejam bem. Nesta semana o objetivo é analisar um tema bastante sensível e presente a todo momento na vida dos brasileiros: a desigualdade. A atividade em si é bastante fácil, de leitura e análise de texto com somente 2 questões. Procure caprichar nas suas respostas. Boa semana a todos.

 

 

Leia os textos a seguir.

TEXTO 1

          Desigualdade em Pauta

     Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) o Brasil é o 10º país mais desigual do mundo, num ranking de mais de 140 países. Para se ter ideia, com base nos dados de 2015, em cada 10 pessoas, 6 delas têm uma renda per capita média de até R$ 792,00 por mês. De fato, 80% da população brasileira – 165 milhões de brasileiras e brasileiros – vivem com uma renda per capita inferior a dois salários mínimos mensais. Uma pequena parcela da população tem rendimentos relativamente altos, já que os 10% mais ricos do Brasil têm rendimentos per capita de, em média, R$ 4.510,00, e o 1% mais rico do País recebe mais de R$ 40.000,00 por mês.

     A desigualdade se mostra ainda mais evidente quando comparamos a renda média do homem brasileiro, que era de R$ 1.508,00 em 2015, enquanto a das mulheres era de R$ 938,00. Mantida a tendência dos últimos 20 anos, as mulheres terão equiparação salarial somente em 2047. Por fim, considerando todas as rendas, brancos ganhavam, em média, o dobro do que ganhavam negros, em 2015: R$ 1.589,00 em comparação com R$ 898,00 por mês. Em vinte anos, os rendimentos dos negros passaram de 45% do valor dos rendimentos dos brancos para apenas 57%. Se mantido o ritmo de inclusão de negros observado nesse período, a equiparação da renda média com a dos brancos ocorrerá somente em 2089.

 

TEXTO 2

          Realidade & Igualdade ou Desigualdade?

     A esperança de vida dos brasileiros aumentou, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vários foram os fatores que propiciaram essa ascensão, dentre os quais, podemos destacar o crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, aumento do consumo etc. De acordo com o IBGE, em 2017, a média de vida de um cidadão brasileiro era de 76 anos. Conforme demonstram os estudos, esse item é um importante indicador social, que serve para avaliar a qualidade de vida de uma população de um determinado lugar.

     Contudo, apesar do aumento nos índices desse indicador social, o país ainda encontra-se abaixo da realidade de muitos países desenvolvidos. O percentual médio do Brasil, no quesito esperança de vida, não reflete totalmente a realidade, pois muitas particularidades regionais são camufladas. Deste modo, temos diversos percentuais de expectativa de vida que oscilam de acordo com cada estado.

 

1.    Identifique a ideia central dos textos 1 e 2. Seria a mesma para ambos os textos? Comente.

 

2.     Os dados apresentados nos dois textos conseguem passar uma ideia de igualdade ou desigualdade da população brasileira? Justifique.

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

Saúde individual e coletiva

ESPERANÇA DE VIDA

 

 

Prezados alunos e responsáveis, nesta semana continuaremos a avaliar alguns indicadores de qualidade de vida e como serviços que promovem a saúde de uma população podem influenciar na esperança de vida. Os exercícios não apresentam grandes dificuldades; uma análise atenta da tabela é o bastante para responder adequadamente aos exercícios propostos. Além disso, pretende-se que, por meio das questões sugeridas, percebam que não podemos nos basear em um único fator, por exemplo, “Trabalho e Renda” para determinar a esperança de vida.

 

 

Nem todas as regiões de uma cidade possuem as mesmas características sociais, econômicas e ambientais. Em grandes metrópoles como São Paulo, isto fica mais evidente em função do seu tamanho e diversidade de condições, causando impactos na qualidade de vida e, consequentemente, na esperança de vida da população.

 

Abaixo estão alguns indicadores de oito bairros/distritos da Capital que servirão para uma análise parcial da condição da qualidade de vida local.




Analisando a tabela, responda as questões a seguir.

1.   É possível dizer que a qualidade de vida é a mesma para todos os moradores do município de São Paulo? Justifique.

 

2.   Comparando o tempo de vida e a remuneração mensal é possível afirmar que, quanto maior a renda de uma pessoa, maior é a sua esperança de vida? Justifique, citando exemplos.

 

 

3.   Levando em consideração apenas as localidades citadas na tabela, calcule:

A)   A remuneração média total: (somar a renda de todos os 8 bairros e dividir por 8) Resposta: 3277,65 + 4050,55 + 2052,11 + 1879,36 + 1734,37 + 3045,87 + 1502,85 + 3509,79 = 21052,55 / 8 = 2631,57

B)   A média da esperança de vida deste grupo: (somar a idade média ao morrer de todos os 8 bairros e dividir por 8)

 

4.   Compare os bairros de Guaianases e Moema. Você acredita que as médias obtidas pelos itens A e B correspondem à realidade desses bairros? Responda à questão, apontando as diferenças observadas entre esses dois bairros. Comente.

 

5.   Compare os bairros com os melhores e os piores índices de arborização. No geral, estão relacionados com a melhor ou pior qualidade de vida das pessoas? Comente.

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

Saúde individual e coletiva

ESPERANÇA DE VIDA

 

 

Olá alunos e responsáveis. Nesta semana iremos entender um pouco melhor um indicador muito importante para avaliar a saúde de uma população: a esperança de vida. Para isso é proposta uma atividade de leitura e análise de texto e tabela. São 3 exercícios que não apresentam grandes dificuldades. Boa semana a todos.

 

 

Leia o texto abaixo:

Esperança de vidaesperança de vida à nascençaesperança de vida ao nascer ou expectativa de vida é o número aproximado de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano irá viver, se mantidas as mesmas condições desde o seu nascimento. Em outras palavras, a expectativa de vida é uma medida estatística da média de tempo de vida de um organismo, com base no ano de seu nascimento, sua idade atual e outros fatores demográficos, incluindo sexo.[1] A expectativa de vida da população de uma determinada área, em um determinado ano, corresponde à média ponderada das idades das pessoas do lugar que morreram naquele ano.

A expectativa de vida é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A esperança de vida ao nascer pode ser estratificada segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúdesaneamentoeducaçãocultura e lazer, bem como os índices de violênciacriminalidade e poluição do local onde vive a população. Desta forma, é possível calcular diferenças na expectativa de vida de determinados setores da população (por exemplo, entre ricos e pobres). Esta é uma medida prática para analisar os níveis de equidade em saúde da área em questão




 

1.   Quais são os dados apresentados na tabela? Indique o assunto e o que representam as informações.

 

2.   Analisando a tabela, quem vive mais, homens ou mulheres? A que fatores você atribui essa diferença?

 

3.   Utilizando a média de esperança de vida:

A)   Indique os cinco estados que possuem a maior esperança de vida. Quais são os fatores que você atribui para isso?

 

B)   Indique os cinco estados que possuem a menor média de esperança de vida. Quais são os fatores que você atribui para isso?

 

C)   Esperança de vida está diretamente ligada à “Qualidade de Vida”. Faça uma lista de fatores de “qualidade de vida” que podem influenciar a esperança de vida.

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 43 e 43 (reproduzidas abaixo)

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: A SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

Saúde individual e coletiva

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.

 

 

Olá alunos. Nesta semana o objetivo e refletir sobre vários aspectos que envolvem a saúde. Para isso, há 2 exercícios que envolvem imagens. No primeiro, justificar quais das imagens apresentadas podem ser relacionados com saúde. No segundo, é o inverso: vocês devem apresentar imagens relacionadas ao tema. Boa semana a todos.

 

Analise a imagem a seguir e responda as questões propostas




 

1.   Você associaria alguma(s) dessas imagens à ideia de saúde? Quais? Justifique sua resposta.

 

2.   Indique, no espaço a seguir, por meio de imagens, pelo menos mais quatro itens que podem ser relacionados ao conceito e/ou manutenção da saúde, além dos já mencionados por meio das imagens anteriores.




 

 

 

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As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

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https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

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CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 47 (adaptada)

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO

#PrevençãoSempre – Discutindo Gravidez na Adolescência

Métodos contraceptivos

 Sistematização: Elaboração de Campanha sobre Sexualidade e Prevenção

 

Prezados alunos e responsáveis. Nesta semana iremos concluir o tema sexualidade. Para sistematizar os assuntos abordados, é pedido que represente o tema por meio de imagens. A estética não é importante –podem ser desenhos simples -, mas a mensagem passada e o capricho é o que importa. Esta atividade pode ser feita em grupos de 3 ou 4 alunos.

 

Discutimos sobre gravidez na adolescência, relação sexual desprotegida, métodos anticoncepcionais e preservativos, dentre outros assuntos. Para sistematizar as aprendizagens, vocês irão representar, por meio de imagens a importância sobre relações sexuais seguras. Para tanto, pensem sobre as consequências de um relacionamento sexual sem proteção e leiam a afirmação a seguir:

 

“Os preservativos, masculino e feminino, constituem o melhor método preventivo conhecido, pois evitam a contaminação por uma IST*, além de prevenir de uma gravidez não programada”.

*Infecções sexualmente transmissíveis.

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO

#PrevençãoSempre – Discutindo Gravidez na Adolescência

Métodos contraceptivos

 

Olá alunos e responsáveis, na atividade desta semana, o objetivo é promover uma reflexão sobre os vários métodos contraceptivos disponíveis através de 6 exercícios retirados do Caderno do Aluno. O site fornecido para consulta será bastante útil. Boa semana a todos.

 

Métodos contraceptivos pesquisados na aula anterior: pílula
anticoncepcional, D.I.U., diafragma, espermicida, camisinha, pílula de
emergência.

 

1.   Indique as vantagens e desvantagens de cada método.

 

2.   De acordo com os conhecimentos adquiridos, é indicada a utilização de duas camisinhas ao mesmo tempo? Justifique.

 

3.    É possível utilizar mais de um método ao mesmo tempo? Quais deles não podem ser combinados e quais agem melhor quando combinados?

 

4.   É possível estabelecer uma relação entre gravidez e IST? Comente. (IST: infecções sexualmente transmissíveis: Sífilis, gonorreia, HPV , Hepatites Virais, candidíase, HIV/AIDS, etc.)

 

5.   Em sua opinião, qual é o método contraceptivo mais adequado? Justifique utilizando argumentos com embasamento científico.

 

6.   Quem deve ficar como responsável pela escolha e pela utilização do método escolhido?

 

Fonte sugerida:

http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/metodos-anticoncepcionais

 

 

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As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 46 (adaptada)

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO

#PrevençãoSempre – Discutindo Gravidez na Adolescência

Métodos contraceptivos

 

Prezados alunos e responsáveis, a atividade desta semana é bem simples: realizar uma pesquisa em grupos (de até 4 alunos) sobre os principais métodos anticoncepcionais. As informações a serem buscadas estão na tabela abaixo, procurem ser objetivos nas respostas: fiz a primeira linha da tabela como exemplo. Forneci também um site como fonte de pesquisa, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outros.

 

Método
pesquisado

Ação no
organismo

Eficácia

 Efeitos
Colaterais

Recomendações

Protege
contra IST?

pílula
anticoncepcional

contém hormônios
 que impedem a
ovulação

alta

náuseas,
nervosismo,
dor de cabeça, etc.

Seguir orientações
médicas

Não

D.I.U.

 

 

 

 

 

diafragma

 

 

 

 

 

espermicida

 

 

 

 

 

camisinha

 

 

 

 

 

pílula de
emergência

 

 

 

 

 

 

Fonte sugerida:

http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/metodos-anticoncepcionais

 

 

 

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:

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E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

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ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 46 (adaptada)

QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO

#PrevençãoSempre – Discutindo Gravidez na Adolescência

 

Olá alunos e responsáveis. Na atividade desta semana é proposta uma reflexão sobre um tema importantíssimo: a gravidez na adolescência. Para abordar o assunto, disponibilizei 2 vídeos que darão uma visão mais ampla sobre o tema e ajudarão a fundamentar suas respostas. Boa semana a todos.

 

Importante: Quando falamos sobre “engravidar”, estamos nos referindo aos dois gêneros, ou seja, tanto as meninas(mulheres) como os meninos(homens) ficam “grávido(a)s”. Desse modo, é preciso que os companheiros compreendam seu papel, compartilhem responsabilidades, inclusive no uso de contraceptivos.

 

Assista aos vídeos indicados abaixo, reflita sobre o assunto e responda aos exercícios 1 a 4.

https://www.youtube.com/watch?v=1Zg7FUrAxVE (duração: 13:01)

https://www.youtube.com/watch?v=GkG8h9LsBdA (duração: 2:40)

 

1.    Como costuma ser a reação da sociedade diante de uma gravidez na adolescência?

 

2.    A vida de um(a) adolescente grávido(a) se modifica, considerando a escola, família, festas, etc.?

 

3.    O impacto da gravidez para meninas e meninos é muito diferente?

 

4.    A quem cabe se prevenir de uma gravidez? A quem cabe cuidar do(a) filho(a)?

 

 

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 44 e 45 (reproduzidas abaixo)
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO
Falando de HIV e AIDS – mais uma IST

Olá alunos. A atividade desta semana não apresenta muitas dificuldades. Basicamente são 4 exercícios de leitura e análise de tabela. O primeiro pede que registrem uma ou duas diferenças observadas quanto ao número de casos de HIV em duas faixas etárias (do sexo masculino). O segundo é a mesma coisa, mas para a tabela 2, que apresenta os dados para o sexo feminino. Para o terceiro é necessário comparar os dados das duas tabelas, registrando uma ou duas diferenças observadas. O último exige atenção ao enunciado: o que se deseja saber é o que pode ter contribuído para podermos identificar melhor os portadores.

Análise de dados: considere as informações parciais contidas nos recortes das seguintes tabelas:

Se possível, acesse a tabela completa. Caso não seja viável, leia com atenção as informações contidas nos trechos apresentados para responder às seguintes questões:
1.   Analise a Tabela 1 e compare o ano de 2007 com 2019. Quais diferenças podem ser apontadas?

2.   Analise a Tabela 2 e compare o ano de 2007 com 2019. Apresente as diferenças existentes em cada um dos anos, nas diversas faixas etárias.

3.   Compare a Tabela 1 com a Tabela 2 e apresente as diferenças em relação à incidência de HIV entre homens e mulheres, nas faixas etárias apresentadas. Traduzir esses dados comparativos em palavras, redigindo um pequeno texto explicativo.

4.   Quais fatores contribuíram para a representação das taxas de detecção do HIV, nas faixas etárias apresentadas nas tabelas

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 44 (reproduzida abaixo)
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO
#PrevençãoSempre – Discutindo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Olá alunos. A atividade desta semana é bem simples e pode ser feita em grupos de até 4 alunos. Dando continuação sobre o tema Saúde Humana, nesta semana iremos abordar as infecções sexualmente transmissíveis. A tabela irá ajudar a organizar melhor os dados da pesquisa.

Reúna-se com seu grupo para realizar uma pesquisa sobre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis, conforme proposto a seguir:
DOENÇA
Agente
causador
Sintomas
Forma de
contágio
Prevenção
Tratamento
Sífilis





Gonorreia





HPV





Candidíase





Hepatite B







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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 41 (reproduzidas abaixo)
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
CONSUMO DE ÁLCOOL – CASO DE SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

Olá alunos. Para a atividade desta semana, é recomendável fazer em grupo de 4 alunos para facilitar a tarefa, já que nos 3 exercícios são pedidos 4 itens relacionados ao consumo de álcool. No primeiro, pede-se 4 situações que facilitam o consumo de álcool por adolescentes e 4 consequências – relacionados às pessoas com quem o adolescente tem contato - desse consumo. No segundo, 4 consequências também, mas desta vez relacionado ao corpo do adolescente, aí incluído os fatores psicológicos. Nestes dois primeiros, não é necessária uma pesquisa: o objetivo é levar os alunos à reflexão sobre o tema e registrar suas próprias ideias. No terceiro, são disponibilizados alguns textos curtos sobre assunto: selecionar o que se pede e completar o quadro.



1.   Quais são os fatores que contribuem para que um(a) adolescente consuma bebida alcoólica? Indique consequências que podem ocorrer a partir desse consumo, considerando as relações com família, amigos, namorado(a).
Fores de risco:
-
-
-
-
Consequências:
-
-
-
-

2. Quais os impactos físicos e psicológicos que o consumo de álcool pode provocar no organismo de um(a) adolescente?
-
-
-
-

3. Pesquise, usando as fontes sugeridas ou outras que julgar mais conveniente, alguns fatores de risco e de proteção em relação ao consumo de bebida alcoólica na adolescência e registre na tabela abaixo.
Fontes sugeridas:
FATORES DE RISCO
FATORES DE PROTEÇÃO












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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 40 e 41 (reproduzidas abaixo)
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
SAÚDE E CAUSA MORTIS
Olá alunos. A atividade semanal consiste em 4 exercícios de análise de tabela. Para os 3 primeiros, uma pesquisa rápida irá fornecer as informações necessárias. Para o quarto, é necessário pesquisar o que significa o termo “causas externas” presente na tabela para chegar a uma resposta adequada. Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios.


Considerando os dados da tabela abaixo e seus conhecimentos, responda os exercícios 1 a 4.


1.   O que são doenças infecciosas? E parasitárias? O que são afecções originadas no período perinatal?

2.   Cite exemplos de doenças relacionadas ao esse sistema respiratório.


3.   O que são neoplasias? Por que os óbitos por neoplasias, na região de São Paulo, são maiores do que em outros estados? Indique possíveis explicações para essa questão.

4.   De acordo com a tabela, quais os principais fatores que causam maior número de óbitos na faixa etária entre 10 a 19 anos? Qual(is) a(s) possível(is) explicação(ões) para esses dados?


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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 53 (reproduzida abaixo)
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Água – poluição e tratamento

Olá alunos. A atividade semanal é bastante fácil e para ajudar deixei um link de um site que contém todas as respostas. Sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes.

Observe a imagem e responda às questões:

1.   O que a imagem representa?

2.   Qual é a composição do esgoto?

3.   Descreva o que acontece com o rio ao receber esse esgoto:
a)    Considerando a quantidade de gás oxigênio na água;

b)   Considerando os peixes que ali vivem;

c)    Considerando as aves que utilizam o peixe como alimento.

Sugestão de fonte para consulta:



*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Água – poluição e tratamento

A atividade desta semana pode ser feita em grupos de até 4 pessoas. Consiste em responder os 4 exercícios. Há inúmeros sites confiáveis na Internet que podem fornecer as informações necessárias.

Em grupos, responder, por meio de uma pesquisa, as questões propostas:
1.   De onde vem a água que consumimos?

2.   Utilização da água: como funciona a coleta do esgoto?

3.   Qual é a diferença entre esgoto doméstico e esgoto industrial?

4.   Como se dá o tratamento, estabelecimento da qualidade e distribuição da água?


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
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RESUMO DAS ATIVIDADES PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou comparecer no atendimento online)

1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de maio):
Exercícios 1 e 2:
1.   Utilize o simulador do link ao lado para responder: os exercícios.
2.   Assista o vídeo do link ao lado para responder os exercícios. https://www.youtube.com/watch?v=6kl9m5Nm8mE

ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Somente 1 exercício:
1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios.

ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Somente 1 exercício:
1.   Leia o texto indicado no link abaixo

ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Responder 4 exercícios:
Assista a vídeo-aula indicada no link abaixo para responder os exercícios:
Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento (indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C. Os pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três espécies e apresentaram os dados na figura:

2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Atividade em grupo:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 46
A INTERDEPENDÊNCIA DA VIDA – A INTERVENÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS
Fatores de Problemas Ambientais
Atividade em grupo
Assistir o vídeo descrito no enunciado (link abaixo) e responder os exercícios 1 a 7 da página 47 do Caderno do Aluno.

ATIVIDADE 6 (15 a 19 de junho):
Pesquisa:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
Na imagem abaixo está a atividade semanal. Bastante simples: pesquisar o significado de 6 termos que influenciam diretamente no número de indivíduos de uma espécie qualquer (incluindo obviamente seres humanos). Só uma observação: o termo densidade pode ter mais de um significado, registrar a que tiver relação com o exposto aqui e no enunciado

ATIVIDADE 7 (22 a 26 de junho):
Análise e interpretação de imagem:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
Você irá precisar da pesquisa realizada na aula anterior (atividade 6) para produzir um pequeno texto que explique como você interpreta a imagem abaixo.

ATIVIDADE 8 (29 de junho a 03 de julho):
Responder 4 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 47 E 48
Observando a densidade populacional humana por meio da análise de imagens
 Observe as fotos da página 48 e responda os exercícios que seguem (reproduzidos abaixo).

ATIVIDADE 9 (06 a 10 de julho):
Responder 4 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 49 E 50 (adaptada)
Atividade Investigativa – Consumo consciente, sustentável, responsável – qual a proposta?
 Outras propostas de consumo tratam sobre os impactos do excesso de consumo e visam o bem-estar dos seres vivos e a preservação do meio ambiente. Várias Organizações Mundiais se reúnem para discutir metas que possam dar mais equilíbrio entre os fatores econômicos e ambientais.
Após a investigação sobre “Consumo Consciente, Sustentável, Responsável” (atividade anterior), acesse o link abaixo, preencha todas as informações solicitadas, veja o resultado e responda os exercícios a seguir:

ATIVIDADE 10 (13 a 17 de julho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 50 (adaptada)
Interferências Humanas nos Ciclos Naturais
1.    Faça em seu caderno 3 esquemas sobre os principais ciclos biogeoquímicos: do NITROGÊNIO, do CARBONO e da ÁGUA. Os links abaixo servem como fonte de pesquisa, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites, revistas ou livros didáticos.
2.    Qual deles estaria mais diretamente relacionado ao Efeito Estufa? Justifique.

ATIVIDADE 11 (20 a 24 de julho):
Responder 5 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Resíduos – O “Lixo” de cada dia
ATENÇÃO: o objetivo dos exercícios 1 a 5 é levantar sua opinião e seus conhecimentos sobre o tema, não se trata, portanto, de respostas corretas ou erradas. Apesar disso, procure qualificar suas respostas, ou seja, apresentar argumentos e propostas coerentes.



ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Resíduos – O “Lixo” de cada dia

ATENÇÃO: o objetivo dos exercícios 1 a 5 é levantar sua opinião e seus conhecimentos sobre o tema, não se trata, portanto, de respostas corretas ou erradas. Apesar disso, procure qualificar suas respostas, ou seja, apresentar argumentos e propostas coerentes.

Para dar início a conversa sobre Resíduos (“lixo”), seguem alguns questionamentos a serem respondidos, mediante seu conhecimento sobre:

1.   Para onde vai o “lixo” produzido?

2.   O que é (ou pode ser) feito com ele?

3.   O que é “lixo”? Quais tipos de materiais você conhece?

4.   Qual é a diferença entre lixões e aterro sanitário? Existem aterros sanitários na sua região?

5.   Qual seria a forma mais adequada de tratar os resíduos, considerando a questão ambiental?



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 50 (adaptada)
Interferências Humanas nos Ciclos Naturais

1.    Faça em seu caderno 3 esquemas sobre os principais ciclos biogeoquímicos: do NITROGÊNIO, do CARBONO e da ÁGUA. Os links abaixo servem como fonte de pesquisa, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites, revistas ou livros didáticos.




2.    Qual deles estaria mais diretamente relacionado ao Efeito Estufa? Justifique.
 



*links testado em 12/07/2020
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 49 E 50 (adaptada)
Atividade Investigativa – Consumo consciente, sustentável, responsável – qual a proposta?

 Outras propostas de consumo tratam sobre os impactos do excesso de consumo e visam o bem-estar dos seres vivos e a preservação do meio ambiente. Várias Organizações Mundiais se reúnem para discutir metas que possam dar mais equilíbrio entre os fatores econômicos e ambientais.

Após a investigação sobre “Consumo Consciente, Sustentável, Responsável” (atividade anterior), acesse o link abaixo, preencha todas as informações solicitadas, veja o resultado e responda os exercícios a seguir:


1.   O consumo da sua família está acima ou abaixo da média brasileira?
2.   Quantos planetas seriam necessários para manter seu estilo de vida se todas as pessoas tivessem seu padrão de consumo?
3.   Quais categorias são as principais responsáveis pelo impacto aos recursos naturais?
4.   Quais recomendações são orientadas afim de diminuir o impacto ambiental?

*link testado em 06/07/2020
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 47 E 48
Observando a densidade populacional humana por meio da análise de imagens

 Observe as fotos da página 48 e responda os exercícios que seguem (reproduzidos abaixo).
1.   O que representam os pontos mais claros (iluminados) visualizados nos mapas?
2.   Considerando as imagens, como se apresenta a distribuição populacional humana em nosso planeta?
3.   As regiões mais iluminadas indicam maior densidade populacional? Seriam essas regiões as que apresentam maior devastação ambiental? Comente.
4.   Quais conclusões podemos tirar ao compararmos as regiões litorâneas com as interioranas?

Mudança nos padrões de produção e de consumo

Escolher e responder 4 dos 6 exercícios da página 48 (reproduzidos abaixo). Apesar de serem respostas pessoais, procurem qualificar seus argumentos.
1. Você já comprou alguma coisa que não usou?
2. Qual é a motivação que o(a) levou a comprar produtos de que não necessitava no momento?
3. Você já parou para pensar na quantidade de materiais que são necessários para produzir esses produtos que nem sempre satisfazem as nossas necessidades?
4. Pense nos produtos que você tem ou que gostaria de ter e faça uma lista. Esses produtos são duráveis? Precisam ser descartados e substituídos rapidamente? Eles podem ser reaproveitados ou reciclados?
 5. Você já reparou na quantidade de embalagens que envolvem os produtos que compra? Seriam tão necessárias? Como você poderia intervir no momento da escolha do produto que deseja comprar, pensando nas embalagens?
6. Você já parou para pensar em quantos litros de água são necessários para produzir uma calça jeans?

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ATIVIDAD DA SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 29/06
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

Você irá precisar da pesquisa realizada na aula anterior (atividade 6) para produzir um pequeno texto que explique como você interpreta a imagem abaixo.
Relembrando o que vimos no período presencial:
Fatores ambientais são aqueles, como o nome diz, relacionados ao ambiente, seres vivos e não vivos com os quais um organismo ou uma população se relaciona.
Bióticos: são os seres vivos, geralmente presas e predadores, apesar de haver variações nas formas como eles se relacionam.
Abióticos: são os elementos não vivos como por exemplo: o clima, a água, o tipo de solo, a temperatura, o ar que respiram, etc.






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CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

Na imagem abaixo está a atividade semanal. Bastante simples: pesquisar o significado de 6 termos que influenciam diretamente no número de indivíduos de uma espécie qualquer (incluindo obviamente seres humanos). Só uma observação: o termo densidade pode ter mais de um significado, registrar a que tiver relação com o exposto aqui e no enunciado



ATENÇÃO:
A partir dessa semana as atividades serão postadas também na plataforma Google Clasroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 46
A INTERDEPENDÊNCIA DA VIDA – A INTERVENÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS
Fatores de Problemas Ambientais

Atividade em grupo
Assistir o vídeo descrito no enunciado (link abaixo) e responder os exercícios 1 a 7 da página 47 do Caderno do Aluno.


Orientações para a atividade em grupo:
·         Grupos de 3 alunos.
·         Dividir as tarefas: decidam qual aluno irá responder quais exercícios.
·         Registrar as respostas no caderno.
·         Enviar as fotos, mesmo que incompletas para o e-mail abaixo.

*link testado em 08/06/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Assista a vídeo-aula indicada no link abaixo para responder os exercícios:

Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento (indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C. Os pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três espécies e apresentaram os dados na figura:


1.   O que representam as barras verdes? E as barras rosas?
2.   Qual ou quais das espécies provavelmente são predadores?
3.   O que ocorreu com o número de indivíduos das espécies A e B após a entrada da espécie C nesse ambiente?
4.   Na sua opinião, o que deve ter ocorrido para explicar o observado após a entrada da espécie C?

*link testado em 17/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br





 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


    1.   Leia o texto indicado no link abaixo
    a)   Quais são as pragas que ameaçam as lavouras de café?
    b)   Como é feito o controle biológico?
    c)    Qual a vantagem do controle biológico sobre o controle com agrotóxicos?
    d)   Em quais outras culturas o controle biológico tem sido usado com sucesso?

*link testado em 10/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


   1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios.
    a)   Registre em seu caderno as informações em texto no vídeo.
    b)   Escreva alguns exemplos citados no vídeo, identificando a relação ecológica.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


     1.   Utilize o simulador do link ao lado para responder: os exercícios.
   a)    Quais as condições necessárias para que ocorra o desenvolvido de uma planta?
    b)   Pesquise a importância da intensidade luminosa, umidade do solo e acidez do solo para uma planta.
  2.   Assista o vídeo do link ao lado para responder os exercícios. https://www.youtube.com/watch?v=6kl9m5Nm8mE
   a)    Porque todas as cadeias e teias alimentares sempre começam com as plantas e as algas?
     b)   Qual a diferença entre uma cadeia e uma teia alimentar?
     c)    Quais elementos compõem uma cadeia ou teia alimentar?
   d)   Reproduza a teia alimentar descrita no momento 3:48 do vídeo em seu caderno. Identifique os seres vivos produtores e os consumidores. Quais os níveis tróficos ocupados pelo milho, pelo passar e pelo ser humano? Classifique os consumidores em herbívoros, carnívoros e onívoros.

  







Atividade 1: Relações alimentares entre os seres vivos

     1.      Pesquisa (pág. 40 do Caderno do Aluno). Utilize a internet para realizar uma pesquisa sobre os termos: produtor, consumidor, decompositor, nível trófico, autotrófico e heterotrófico.
     2.      (Adaptado - pág. 41 do Caderno do Aluno). Produza uma teia alimentar com no mínimo 10 seres vivos. Cite exemplo de consumidores primários e secundários existente na teia alimentar poroduzida.

Atividade 2: Relações ecológicas

    1.      (Adaptado - pág. 41 e 42 do Caderno do Aluno). Pesquise o significado dos seguintes termos sobre relações ecológicas:
a)      Relação harmônica.
b)     Relação desarmônica.
c)      Relação intraespecífica.
d)     Relação intraespecífica.
  
   2.      (Adaptado - pág. 41 e 42 do Caderno do Aluno). Cite exemplos de seres vivos envolvidos nas seguintes relações ecológicas:
a)      Mutualismo.
b)     Sociedade.
c)      Competição.
d)     Parasitismo.
e)      Predação.
f)       Comensalismo.
g)      Epifitismo.
h)     Amensalismo.

Atividade 3: Compreendendo a fotossíntese.

   1.     (Adaptado - pág. 42 do Caderno do aluno). Faça uma pesquisa para responder os exercícios abaixo.
a)      O que é fotossíntese?
b)     Por que a maioria das plantas tem folhas verdes?
c)      O que é clorofila?
d)     Para que uma planta utiliza clorofila?
e)      Que organismos não existiriam se não houvesse a fotossíntese?






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