quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

FÍSICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

 

ENTREGA DAS ATIVIDADES ANTERIORES, PELO WHATSAAP OU  E-MAIL:

beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Aula Física cmsp – Energia e suas Transformações

https://www.youtube.com/watch?v=i_asNmi2WVA&t=881s

ENERGIA MECÂNICA

energia mecânica é a energia produzida pelo trabalho de um corpo que pode ser transferida entre os corpos.

Ela corresponde a soma da energia cinética (Ec), produzida pelo movimento dos corpos, com a energia potencial elástica (Epe) ou gravitacional (Epg), produzida por meio da interação dos corpos relacionada com a posição dos mesmos.Para exemplificar, pensemos num objeto lançado de determinada distância do solo que possui energia cinética. Isso porque ele está em movimento e adquire velocidade. Além da energia cinética, ele possui energia potencial gravitacional, mediada pela força da gravidade que age sobre o objeto.A energia mecânica (Em) corresponde a resultante de ambas energias.  O SI (Sistema Internacional) a unidade de medida da energia mecânica é o Joule (J).

Para calcular a energia mecânica, utiliza-se a fórmula abaixo:

Em = Ec + Ep

Onde:

Em: energia mecânica
Ec: energia cinética
Ep: energia potencial

Sendo assim, vale lembrar que as equações para calcular as energias cinética e potencial são:

Energia Cinética: Ec = mv2/2

Onde:

Ec: energia cinética
m: massa (Kg)
v: velocidade (m/s
2)

Energia potencial elástica: Epe = kx2/2
Energia potencial gravitacional: Epg = m. g. h

Onde:

Epe: Energia potencial elástica
Epg: Energia potencial gravitacional
K: Constante elástica
m: massa (Kg)
g: aceleração da gravidade de aproximadamente 10m/s
2
h: altura (m)

 

Potência mecânica

Potência mecânica é definida como a taxa de variação das formas de energia relacionadas ao estado de movimento de um corpo. Podemos calcular a potência mecânica de um corpo em movimento por meio das variações de sua energia cinética e de sua energia potencial (gravitacional ou elástica, por exemplo). A potência associada à transformação da energia mecânica, entretanto, só se aplica a sistemas dissipativos (que apresentam atrito), uma vez que, na ausência de atrito e de outras forças dissipativas, a energia mecânica dos corpos mantém-se constante.

De acordo com o Teorema do Trabalho-Energia, é possível calcular a quantidade de trabalho aplicado a um corpo pela variação da energia cinética por ele obtida.

O corpo de massa ilustrado na figura abaixo é acelerado pela ação de uma força F, tendo sua velocidade variada de v0 até vF:



 



v0 – velocidade inicial (m/s)
vF – velocidade final (m/s)

 

 

O trabalho é a transferência de energia a um corpo ou sistema de corpos em razão da aplicação de uma força. O trabalho que é exercido sobre um corpo produz uma variação de energia cinética.

Por meio dessa importante grandeza da dinâmica, é possível estudar a transferência e a transformação da energia nos mais diversos sistemas físicos.

Trabalho é uma grandeza física que mede a transferência ou a transformação da energia. A unidade de medida dessa grandeza escalar é o joule. Além disso, o trabalho que é exercido por uma força equivale à variação de energia cinética, bem como da energia potencial atribuída a um corpo ou sistema de corpos.

Quando um trabalho é realizado sobre um corpo, parte da energia que se encontrava armazenada nesse corpo é transformada em outras formas de energia. Quando elevamos um objeto a partir do chão até uma altura h, por exemplo, estamos transformando uma energia que é proveniente dos nossos músculos para esse corpo, que, após elevado, passa a apresentar uma determinada quantidade de energia potencial gravitacional.

 

1. Um ônibus de massa m anda por uma estrada de montanha e desce uma altura h. O motorista mantém os freios acionados, de modo que a velocidade é mantida constante em módulo durante todo o trajeto. Considerando as afirmativas a seguir, assinale se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A variação da energia cinética do ônibus é nula.

( ) A energia mecânica do sistema ônibus-Terra se conserva, pois a velocidade do ônibus é constante.

( ) A energia total do sistema ônibus-Terra se conserva, embora parte da energia mecânica se transforme em energia interna.

A sequência correta é:

a) V, V, F             b) V, F, V                   c) F, F, V

d) V, V, V             e) F, F, V

 

2. (Enem-2012) Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial. O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em:

a) um dínamo.

b) um freio de automóvel.

c) um motor a combustão.

d) uma usina hidroelétrica.

e) uma atiradeira (estilingue).

 

3. Qual a relação entre a potência e o corpo humano?

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
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💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
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DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

13/11//2020

 

Através do e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br e google class room

 

ATIVIDADES

Quantidade de movimento é uma grandeza física da Dinâmica calculada a partir da multiplicação da massa de um corpo, em quilogramas, por sua velocidade instantânea, em metros por segundo. Essa grandeza é vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da quantidade de movimento é o kg.

Fórmula da quantidade de movimento

A fórmula utilizada para calcular a quantidade de movimento relaciona a massa com a velocidade do corpo.



Q – quantidade de movimento (kg.m/s)

m – massa do corpo (kg)

v – velocidade (m/s)

Conservação da quantidade de movimento

conservação da quantidade de movimento é um princípio físico e diz que, desprezando-se o efeito de forças dissipativas, tais como as forças de atrito ou de arraste, a quantidade de movimento inicial de um corpo ou sistema de corpos deve ser igual à quantidade de movimento final. Isso implica que a soma da massa pela velocidade de todas as partículas deve ser constante. 

Se a condição da conservação da quantidade de movimento não for respeitada, então parte da energia presente nos corpos antes de qualquer fenômeno será dissipada, ou seja, será transformada em outras formas de energia, como energia térmicavibrações, entre outras. Neste caso, dizemos que ocorreu uma colisão inelástica.

Impulso e quantidade e movimento

Impulso e quantidade de movimento são grandezas físicas que apresentam a mesma unidade de medida e são relacionadas entre si. De acordo com o teorema do impulso, a variação da quantidade de movimento é equivalente ao impulso exercido sobre um corpo. A fórmula mostrada a seguir relaciona essas duas grandezas.



– impulso (kg.m/s)

ΔQ – variação da quantidade de movimento (kg.m/s)

Quantidade de movimento e energia cinética

Quantidade de movimento e energia cinética (EC) são grandezas importantes para o estudo da Dinâmica. A fórmula a seguir mostra qual é a relação entre elas:





RETOMADA – LEIS DE NEWTON -

Quando você ouve falar de Isaac Newton, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?
Uma maçã? Seus cabelos brancos? Ou as três leis que constituem a base para explicação de Mecânica? Provavelmente, essa última, que tem aparecido constantemente no ENEM.

As leis foram publicadas pela primeira vez em 1687, na obra chamada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, que ainda teve mais duas edições publicadas em 1713 e 1726. Mas como essas leis teriam aplicações no meu cotidiano?

Primeira Lei de Newton

Também conhecida como o princípio da inércia, segundo o próprio Newton: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
Em outras palavras, se a força resultante for nula, o objeto se manterá em repouso ou movimento uniforme até que uma outra força atue sobre ele.

Existem muitos exemplos que podem ilustrar a primeira lei, um deles é o carrinho de supermercado: ele se manterá em repouso até que alguém aplique uma força, no caso, o empurre para que ele se movimente.




Segunda Lei de Newton

Também conhecida como o principio fundamental da dinâmica, Newton afirma que: “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.” Ou seja, a aceleração de um objeto depende do seu peso e o objeto seguirá na direção em que foi lançado.

Imagine que tenha duas bolas, uma de Boliche e outra de Futebol, ao lançar as duas para frente, verá que a bola de futebol percorrerá uma distancia maior que a de boliche devido ao seu peso.




Terceira Lei de Newton

Também conhecida como o principio da ação e reação, segundo Newton: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.” Sendo assim, para toda força que aplicarmos sobre um objeto, existirá uma reação com a mesma intensidade e com sentido oposto.

Exemplo:

No saque no vôlei, as três leis de Newton são executadas:

1ª Lei: A bola se manterá parada na mão da jogadora até que ela aplique uma força na bola.

2ª Lei: Dependendo da força do saque, a bola terá uma aceleração diferente, mas seguirá na direção que a força foi aplicada

3ª Lei: Quando uma jogadora de vôlei faz um saque, ela dá um “tapa” na bola com força, a bola reage com a mesma intensidade na mão da jogadora.




**RETOMANDO -  ATENÇÃO, NÃO SE ESQUEÇA DAS FÓRMULAS **

Força resultante: Fr = m.a
Em que:
Fr = Força Resultante, medida em Newton (N)
m = massa, medida em quilogramas(kg)
a = aceleração, medida em metro/segundo (m/s²)

Segunda lei (simplificada): a = F/m

a = aceleração, medida em metro/segundo(m/s²)
F = Força resultante, medida em Newton (N)
m = massa, medida em quilogramas(kg)

Exercícios

Questão 1Acerca da grandeza física conhecida como quantidade de movimento, são feitas as seguintes afirmações:

I – A quantidade de movimento é uma grandeza física escalar.

II – A unidade de medida da quantidade de movimento é o kg.m/s.

III – A quantidade de movimento é definida pelo produto entre massa e velocidade.

São verdadeiras:

a) I e II

b) II e III

c) I, II e III

d) Somente I

e) Somente III

 Questão 2) Determine o módulo da quantidade de movimento de um veículo automotivo de 900 kg que se desloca com velocidade de 72 km/h e assinale a alternativa correta:

a) 1800 kg.m/s

b) 19.600 kg.m/s

c) 64.800 kg.m/s

d) 8.000 kg.m/s

e) 18.000 kg.m/s

Questão 3) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com que lei?

 

Questão 4) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica abaixo e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da mecânica clássica:



I. Cascão está em movimento em relação ao skate e também em relação ao Cebolinha.

II. Cascão está em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao Cebolinha.

III. Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em repouso.

Está(ao) correta(s):

A) apenas I.    B) I e II.   C) I e III.   D) II e III.   E) I, II e III.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

       PRAZO DE ENTREGA

07/11//2020

 

Através do e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br e google class room

                            

 

  RETOMADA DE CONTEÚDO - CONCEITOS BÁSICOS DE MOVIMENTO

 

O estudo do movimento pode ser dividido em vários conceitos fundamentais, como referencial, posição, movimento e repouso. Uma das grandes áreas da Física é a Mecânica, que pode ser dividida em duas partes, aquela que estuda a causa dos movimentos (Dinâmica) e aquela que estuda o desenvolvimento de um movimento (Cinemáticasem a preocupação com as causas. Para que se possa entender melhor essa área, alguns conceitos fundamentais precisam estar bem estabelecidos, portanto, trataremos aqui dos conceitos fundamentais da Mecânica.

Referencial: é o ponto de observação a partir do qual algum fenômeno ou movimento é observado. Veja um exemplo: Um passageiro que viaja dentro de um ônibus a 60 km/h está parado em relação ao ônibus. Esse passageiro, no entanto, encontra-se em movimento em relação ao chão, pois afasta-se dele ou se aproxima dele ao se considerar uma posição no chão como referencial.

Posição: é a distância de algum corpo em relação a um determinado referencial. Diferentes referenciais informam distâncias diferentes para o mesmo corpo. Veja um exemplo: “Em uma sala de aula repleta de alunos, cada um apresentará uma posição diferente em relação ao referencial da porta da sala, uma vez que, em relação a esse referencial, cada um está em uma distância diferente.”

A posição de um corpo em relação a determinado referencial pode ser fornecida em diferentes unidades, como metros (m), centímetros (cm), quilômetros (km), entre outras, de acordo com as escalas consideradas.

Intervalo de tempo: é a diferença entre os instantes final e inicial que marcam o início e o fim de algum evento ou movimento. Definimos o intervalo de tempo com a seguinte relação matemática: Δt = tf – t0.

tf = instante de tempo final

tf = instante de tempo inicial

O intervalo de tempo de acontecimentos de determinado evento pode ser informado em diferentes unidades de medida. Para o Sistema Internacional de Unidades, a unidade-padrão de tempo é o segundo (s), mas também usamos unidades derivadas, como o minuto (min), hora (h), diasmesesanos etc.

Repousoé definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo;

Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo. Todo corpo em movimento pode ser chamado de móvel;

Trajetóriaé a sucessão das posições ocupadas por um corpo em relação a um referencial durante determinado intervalo de tempo, como as pegadas deixadas na areia da praia ou ainda as marcas de pneu deixadas no asfalto por um carro em alta velocidade.

Além disso, se você lançar uma pedra para cima enquanto estiver movendo-se com velocidade constante, verá a pedra subir e descer em linha reta. Uma pessoa parada em relação ao solo verá a pedra subindo e descendo em uma trajetória parabólica.

Deslocamento: é definido pela diferença entre as posições final e inicial para determinado intervalo de tempo. Por isso, é possível que a posição de um móvel mude com o tempo e seu deslocamento seja nulo (igual a 0). Definimos deslocamento com uma expressão matemática:

ΔS = Sf – S0

tf = posição final;
tf = posição inicial.

Assim como a definição de posição, diversas unidades podem ser usadas para definir deslocamento, como metros (m), centímetros (cm), quilômetros (km) etc.

Exemplo:

Durante uma corrida de fórmula 1, um carro pode percorrer dezenas, até mesmo centenas de quilômetros, mas ele sempre chegará na mesma posição de onde partiu, portanto, ao final de uma corrida completa, seu deslocamento terá sido nulo, pois ele não se distanciou de seu ponto de partida.”

Velocidade médiaé a razão entre o deslocamento de um corpo pelo intervalo de tempo no qual ocorreu o movimento. Pode ser definida pela relação matemática a seguir:

vm = ΔS
       Δt

Seguindo o exemplo do carro de fórmula 1, que ao final de uma corrida completa tem deslocamento total nulo, sua velocidade média também é nula, já que a velocidade média depende do deslocamento do móvel.

Velocidade instantânea: é a velocidade medida para intervalos de tempo muito pequenos. Essa velocidade é aquela medida nos velocímetros dos automóveis. Sua definição matemática é parecida com a definição de velocidade média.

Vint = ΔS
       Δt

Ponto material: Consideramos como ponto material um corpo cujas dimensões podem ser desprezadas em relação às distâncias percorridas. Veja um exemplo: “Uma carreta de 20 m de comprimento não pode ser considerada um ponto material ao atravessar um ponto de 50 m, já que suas dimensões são comparáveis. No entanto, essa mesma carreta pode ser considerada um ponto material em uma viagem para outra cidade, onde as distâncias podem ser facilmente expressas em quilômetros (km).”

Aceleração média: é a razão entre a variação da velocidade (Δv) e o intervalo de tempo (Δt). Se essa razão for positiva, o corpo estará em movimento acelerado; caso ela seja negativa, dizemos que o corpo está em movimento retardado.

am = Δv
       Δt

Movimento acelerado e retardado

Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.

movimento retilíneo uniformemente variado é caracterizado como um tipo de movimento no qual existe aceleração, ou seja, a velocidade do móvel sofre variações com o passar do tempo.

De acordo com a segunda lei de Newton, uma força provoca aceleração em um corpo, alterando sua velocidade para mais ou para menos. Os sentidos dos vetores força e aceleração serão, portanto, sempre iguais.

Movimento acelerado

Quando velocidade e aceleração estão no mesmo sentido, o módulo da velocidade aumenta com o passar do tempo. Por causa disso, esse movimento é chamado de acelerado, e essas duas grandezas apresentam os mesmos sinais, conforme o representado na seguinte figura:

 





Quando um objeto é abandonado em queda livre, a favor da aceleração da gravidade, o movimento também é classificado como acelerado, pois ocorre aumento no valor da velocidade.

Movimento retardado

Quando velocidade e aceleração apresentam sentidos opostos, o módulo da velocidade diminui com o passar do tempo. Nesse caso, esse movimento é chamado de retardado, e essas duas grandezas apresentam sinais opostos. Observe:


Quando um motorista aciona os freios de um carro, por exemplo, o movimento executado é do tipo retardado, pois ocorre diminuição de velocidade.

1)Um automóvel afasta-se com velocidade decrescente em relação a um observador que se encontra parado em relação ao solo. Esse movimento pode ser classificado como:

a) retrógrado

b) retilíneo

c) acelerado

d) regressivo

e) retardado

Questão 2

2)Assinale, entre as alternativas seguintes, a alternativa que representa uma situação em que ocorre um movimento acelerado:

a) Objeto que desliza sem atrito em uma superfície lisa.

b) Objeto lançado verticalmente para cima.

c) Objeto em queda livre.

d) Objeto que colide contra uma parede.

e) Objeto que é lançado obliquamente em relação ao solo.

 

 

3) O que é repouso para a física?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

                                                                                     GRANDEZAS FÍSICAS

Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos.

Em Física, elas podem ser vetoriais ou escalares, como, por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras. Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal. Grandezas como massa, comprimento e tempo são exemplos de grandeza escalar. Já as grandezas vetoriais necessitam, para sua perfeita caracterização, de uma representação mais precisa. Assim sendo, elas necessitam, além do valor numérico, que mostra a intensidade, de uma representação espacial que determine a direção e o sentido. Aceleração, velocidade e força são exemplos de grandezas vetoriais.

                                                                     SATÉLITES NATURAIS E ARTIFICIAIS

Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste. Eles podem ser classificados como:

Naturais: astros celestes que orbitam ao redor de um planeta, por exemplo, a Lua;

Artificiais: São objetos feitos pelo homem e colocados em órbita de um corpo celeste. Existem vários satélites artificiais ao redor do nosso planeta e com diversas funções, como satélites de comunicação, meteorológicos, militares e astronômicos.

 

O movimento dos satélites ao redor de um planeta obedece às Leis de Kepler e à Gravitação Universal. Observe a figura:




A figura mostra um satélite em órbita circular em torno de um planeta

Lua: Satélite natural da Terra

A lua é o satélite natural da Terra. A hipótese mais aceita para a sua formação é que ela tenha sido resultado de um choque entre um corpo do tamanho de Marte e a Terra há cerca de 4,4 bilhões de anos.

Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.

Tipos de satélites

Satélites de comunicação (os mais numerosos); Satélites de televisão; Satélites científicos; Satélites meteorológicos; Satélites de sensoriamento remoto de recursos terrestres; Satélites de uso militar.

Isaac Newton e os satélites artificiais

O físico inglês do século XVII Isaac Newton foi quem idealizou a possibilidade do lançamento de objetos que pudessem permanecer em órbita ao redor da Terra. Ele imaginou que, da mesma forma que a Lua orbita a Terra, também seria possível fazer com que objetos quaisquer pudessem orbitar nosso planeta.

Se um objeto é lançado horizontalmente do alto de uma montanha, ele descreve uma trajetória curva até tocar o solo. Aumentando-se a velocidade de lançamento, a distância horizontal percorrida pelo objeto também aumenta. Newton pensou que, se o objeto fosse lançado em uma determinada velocidade, ele descreveria uma trajetória circular ao redor de todo o globo terrestre e voltaria ao ponto do lançamento sem tocar no solo.

Processo de lançamento de um satélite artificial

Os satélites artificiais são levados até a altura desejada a bordo de um ônibus espacial ou acoplados a um foguete. Ao atingir a altura desejada, o satélite é acelerado até que atinja a velocidade necessária para manter-se em órbita. Os satélites ocupam posições ao redor da Terra onde não existe atrito com o ar, o que garante que não haja perda de energia cinética. Com isso, o satélite mantém o movimento por inércia.

O primeiro satélite foi posto em órbita pela União Soviética em 1957. O Sputnik I tinha massa de aproximadamente 83 kg e não possuía uma função específica, apenas transmitia um sinal que podia ser percebido como um “beep” por meio de um rádio.




O Sputnick foi o primeiro satélite colocado em órbita

O primeiro satélite brasileiro foi projetado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e lançado em 1993. O SCD-1 fornece dados meteorológicos e, em 2011, completou 94.994 voltas ao redor da Terra.

 

PRAZO DE ENTREGA

30/10/2020

Através do e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br e google class room




Os satélites artificiais são colocados em órbita ao redor da Terra

 

1) Pesquisar : Qual é o objetivo de construir e pôr em órbita um satélite?

2) Quantos satélites artificiais tem o Brasil? E que tipo de satélites são?

3) O que é um satélite geoestacionário?

 

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

OBJETIVOS DA AULA: Entender o movimento balístico nos movimentos da Terra e suas interações com a gravidade.

Lançamento Horizontal

O lançamento horizontal é um movimento realizado por um objeto que fora arremessado.

O ângulo de lançamento é nulo e a velocidade inicial (v0) é constante.

Ainda que receba esse nome, o lançamento horizontal une dois tipos de movimento: de queda livre na vertical e do movimento horizontal.

O movimento de queda livre é um movimento que possui ação da gravidade e aceleração constante. Ele é chamado de movimento uniformemente variado (MUV).

Por sua, vez, o movimento horizontal realizado pelo objeto é chamado de movimento uniforme (MU) e não possui aceleração.




Exemplo de lançamento horizontal

Fórmulas

Para calcular o movimento realizado pelo lançamento horizontal, utiliza-se a fórmula:

x = x0 + v0t

Por sua vez, se necessitamos calcular esse movimento em relação à queda livre, utilizamos a fórmula:

y = gt2/2

Observação:

No movimento horizontal trabalhamos com dois eixos, onde o é o movimento realizado para a direita; e o y o movimento para baixo.

Sendo assim, de acordo com o eixo x o movimento é horizontal uniforme com velocidade constante.

Já no eixo y, o movimento é vertical e uniformemente variado com velocidade inicial igual a zero (v=0). Vale lembrar que na queda livre, o corpo está sujeito à aceleração da gravidade.

Movimento Vertical

Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegará antes ao chão.

Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.

Assim, concluímos que, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade.

Quando um corpo é lançado nas proximidades da Terra, fica então, sujeito à gravidade, que é orientada sempre na vertical, em direção ao centro do planeta.

O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenômenos de curta duração, é tomado como constante e seu valor médio no nível do mar é:

g=9,80665m/s²

No entanto, como um bom arredondamento, podemos usar sem muita perda nos valores:

g=10m/s²

Lançamento Vertical

Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento Vertical.

Sua trajetória é retilínea e vertical, e, devido à gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado.

As funções que regem o lançamento vertical, portanto, são as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com aceleração da gravidade (g).



Sendo que g é positivo ou negativo, dependendo da direção do movimento:

Lançamento Vertical para Cima

g é negativo

Como a gravidade aponta sempre para baixo, quando jogamos algo para cima, o movimento será acelerado negativamente, até parar em um ponto, o qual chamamos Altura Máxima.

 





 

 









Lançamento Vertical para Baixo

g é positivo

No lançamento vertical para baixo, tanto a gravidade como o deslocamento apontam para baixo. Logo, o movimento é acelerado positivamente. Recebe também o nome de queda livre.






 LANÇAMENTO OBLÍQUO

O lançamento oblíquo é uma junção de movimentos na vertical e horizontal. Ocorre quando o objeto lançado forma um determinado ângulo com a horizontal.

O lançamento oblíquo ocorre quando um objeto inicia seu movimento formando um determinado ângulo com a horizontal. Nesse tipo de lançamento, o objeto executa dois movimentos simultâneos, ao mesmo tempo em que executa um movimento na vertical, subindo e descendo, também se desloca horizontalmente.




A imagem acima indica a trajetória de um corpo que executa um movimento oblíquo. Esses tipos de movimentos podem ser observados, por exemplo, no tiro de meta executado por um goleiro em uma partida de futebol, e no momento da tacada em uma bola de golfe.

A análise do lançamento oblíquo deve ser feita levando em consideração o movimento executado na vertical (eixo y) e o movimento na horizontal (eixo x). Quanto ao movimento no eixo y, a preocupação será a determinação da altura máxima atingida pelo corpo, por conta da atuação da gravidade neste eixo o movimento será uniformemente variado. As análises do movimento no eixo x irão determinar o alcance horizontal do lançamento, isto é, a distância entre os pontos de partida e chegada. Horizontalmente, o movimento será retilíneo e uniforme.

BALÍSTICA

 Balística é a ciência que estuda o movimento dos projéteis, especialmente das armas de fogo, seu comportamento no interior destas e também no seu exterior, como a trajetória, impacto, marcas, explosão, etc., utilizando-se de técnicas próprias e conhecimentos de física e química, além de servir a outras ciências.

1)Qual a diferença entre movimento vertical e horizontal?

2)Quais são as principais características dos movimentos verticais?

3)Por que o movimento de um corpo em queda livre vertical?

4) O que é o movimento oblíquo?

5) (PUC-RJ) Um pacote do correio é deixado cair de um avião que voa horizontalmente com velocidade constante. Podemos afirmar que (desprezando a resistência do ar):

a) um observador no avião e um observador em repouso no solo veem apenas o movimento vertical do objeto.
b) um observador no avião e um observador em repouso no solo veem apenas o movimento horizontal do objeto.
c) um observador no solo vê apenas um movimento vertical do objeto, enquanto um observador no avião vê o movimento horizontal e vertical.
d) um observador no solo vê apenas um movimento horizontal do objeto, enquanto um observador no avião vê apenas um movimento vertical.
e) um observador no solo vê um movimento horizontal e vertical do objeto, enquanto um observador no avião vê apenas um movimento vertical.

 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

OBJETIVO DA AULA: Entender o conceito de queda livre na superfície terrestre e em outros astros do Sistema Solar. Queda livre é um movimento vertical que consiste na queda dos corpos sem o efeito da força de atrito. Aqui na Terra alguns corpos que caem de pequenas alturas em relação ao chão fazem-no de maneira próxima a uma queda livre ideal.

O que é queda livre?

O movimento de queda livre foi estudado pelo físico italiano Galileu Galilei. De acordo com os seus estudos, Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração. A queda livre é, portanto, um movimento descrito pelos corpos, abandonados a uma certa altura, que acontece exclusivamente pelo efeito da gravidade local. Nesse tipo de movimento, desconsideramos o efeito das forças de arraste ou atrito.

A queda livre é um movimento uniformemente variado, ou seja, um corpo em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Quando um corpo é abandonado em alturas próximas à superfície da Terra, a velocidade em que ele cai aumenta a uma taxa de 10 m/s, o que é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 10 m/s², cerca de 36 km/h a cada segundo.



No vácuo, corpos de massas diferentes caem com o mesmo tempo.

Exemplos de queda livre

Quaisquer corpos pesados e que tenham uma pequena área de contato com o ar podem descrever um movimento muito próximo àquilo que se entende por queda livre, caso solto em pequenas alturas em relação ao solo. Confira alguns exemplos:

  • Uma bola de boliche solta à altura do quadril;
  • Um livro pesado que cai da superfície de uma mesa;
  • Uma chave de roda que cai do porta-malas de um carro;
  • Um aparelho celular que cai do bolso de uma jaqueta.

Apesar de serem movimentos muito próximos à situação de uma queda livre, ela só acontece de fato em corpos que são abandonados no vácuo em regiões onde exista aceleração gravitacional.

Formulário de queda livre

Na queda livre, assumindo que o corpo é abandonado a certa altura, ou seja, encontra-se inicialmente em repouso, as equações a serem utilizadas serão estas:

  • Equação da velocidade do corpo na queda livre:


v – velocidade de queda (m/s)

g – aceleração da gravidade (m/s²)

t – intervalo de tempo (s)

A equação acima é usada para determinar a velocidade em que um corpo move-se durante o movimento de queda livre. Para tanto, basta multiplicar o tempo de queda, medido em segundos, com o módulo da aceleração da gravidade.

  • Equação da altura na queda livre:

A equação a seguir relaciona a altura de queda com o intervalo de tempo:




H – altura (m)

Por meio da equação mostrada acima, é possível determinar tanto a altura quanto o tempo de queda de um corpo em queda livre.

  • Equação de Torricelli

Além das duas fórmulas mostradas, podemos utilizar uma equação que relaciona a velocidade de queda com a altura, a equação de Torricelli.



 

Gráficos da queda livre

Como o movimento de queda livre é do tipo uniformemente variado, os seus gráficos de velocidade e posição são, respectivamente, uma reta ascendente e uma parábola, com a concavidade voltada para cima. Veja:




Exercícios

Questão 1) Sabendo que um corpo leva 2 s para chegar ao chão após ter sido abandonado a uma altura H em relação ao solo, calcule a altura em que esse corpo foi abandonado, em metros.

a) 20 m                 b) 15 m                 c) 30 m                  d) 40 m                 e) 80 m

 

Questão 2) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão?

a) 50 km/h            b) 10 km/h            c) 36 km/h            d) 15 km/h            e) 10 km/h

Questão 3) Um objeto é abandonado a certa altura em relação ao solo, descrevendo um movimento de queda livre. Admitindo que a aceleração da gravidade local seja de 10 m/s², qual é o tempo, em segundos, necessário para que esse objeto atinja uma velocidade de 108 km/h?

a) 2 s                     b) 4 s                     c) 3 s                      d) 5 s                     e) 8 s

 

PRAZO DE ENTREGA

02/10/2020

e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br e google class room

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

ATIVIDADES

Objetivo da Aula: Fixar os conceitos da força peso gravitacional e a diferença entre peso e massa por meio de exercícios.

 

                                                      FORÇA GRAVITACIONAL UNIVERSAL DE NEWTON

Força peso de um corpo é a força gravitacional, exclusivamente atrativa, produzida por um segundo corpo de grande massa, como a Terra, a Lua ou o Sol, por exemplo.

Ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a força que faz com que ela esteja constantemente em órbita é do mesmo tipo que a força que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir daí criou a Lei da Gravitação Universal.

Lei da Gravitação Universal de Newton:

"Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade.

Força peso, força gravitacional ou simplesmente peso são fundamentalmente a mesma coisa, no entanto, é bastante comum que confundamos os conceitos de peso e massa, que são diferentes. Enquanto o peso é uma força, medida em newtons (N), a massa de um corpo é a quantidade de matéria nele contida, medida em quilogramas (kg).

Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s². Enquanto a nossa massa permanece invariável quando nos deslocamos entre dois pontos com diferentes gravidades, nosso peso muda.

Por exemplo: um objeto de 10 kg na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s², terá um peso de 98 N, enquanto na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², o peso desse corpo seria de apenas 16 N.

Massa é uma medida direta da oposição que um corpo oferece à mudança em seu estado de movimento.
Um grande exemplo de tais grandezas é demonstrado durante uma viagem espacial.
Sabemos que a ação gravitacional no espaço é nula, prova disso é que os astronautas flutuam quando estão em órbita. Mas o fato de flutuar não quer dizer que perdemos a massa, se o fosse, passaríamos a não existir mais. É como se nosso corpo desaparecesse.

Relação entre peso e massa

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

O que ocorre no espaço é que a massa permanece inalterada e o peso é inexistente (em razão da falta de gravidade).

 




Na Lua, um astronauta sente-se mais leve, já que lá o seu peso é menor.

Fórmula da força peso

A fórmula usada para calcular a força peso é esta, confira:

P - peso (N)

m - massa (kg)

g - gravidade local (m/s²)

peso, por tratar-se de uma força, é vetorial. Essa força sempre aponta em direção ao centro da Terra e é responsável por manter-nos presos em sua superfície. De modo similar, o Sol atrai a Terra em direção ao seu centro, ou seja, essa estrela exerce uma força peso sobre o nosso planeta.

 

 

razão pela qual a Terra não cai em direção ao Sol é a grande velocidade na qual o nosso planeta orbita em torno da estrela. Além disso, por ser uma força que aponta sempre para o centro da trajetória da Terra em torno do Sol, a força gravitacional que este faz sobre aquela não é capaz de afetar o módulo da velocidade de translação, somente o seu sentido.

 

1) Qual a diferença entre peso e massa?

2) Sobre a superfície da Terra, onde g = 10 m/s2, um astronauta apresenta peso igual a 700 N. Em uma expedição à Lua, onde g = 1,6 m/s2, a massa desse astronauta será igual a:

a) 70 kg e ele pesará 112 N.

b) 70 kg e ele pesará 700 N.

c) 112 kg e ele pesará 112 N.

d) 112 kg e ele pesará 700 N.

e) 700 kg e ele pesará 112 N.

3) Marque a alternativa correta a respeito das grandezas peso e massa.

a) Peso e massa representam a mesma grandeza física, isto é, a força com a qual um corpo é atraído por um planeta.

b) Peso e massa são forças, ou seja, tipos de grandezas vetoriais.

c) A massa é uma grandeza vetorial, e o peso é uma grandeza escalar.

d) A massa é a quantidade de matéria existente em um corpo, e o peso é a grandeza escalar que representa a força com a qual esse corpo é atraído pela terra.

e) A massa é a quantidade de matéria existente em um corpo, e o peso é a grandeza vetorial que representa a força com a qual esse corpo é atraído pela terra.

 

 


ATIVIDADES
Objetivo da Aula: Entender o conceito de Campo Gravitacional e a relação da massa e do peso dos corpos.
                                Entender as interações gravitacionais Terra-Sol e Lua
Gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.
Força Gravitacional - Força Gravitacional ou interação gravitacional é a força que surge a partir da interação mútua entre dois corpos.
Atrativa e nunca repulsiva, é ela que torna possível ficarmos de pé. Isso porque a Terra exerce força gravitacional sobre os corpos.
Acontece entre a Terra e a Lua, bem como entre a Terra e o Sol, fazendo com que o movimento de translação da Terra aconteça. A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. ... Quando ocorre o afastamento do planeta Terra em relação ao sol denomina-se afélio e a distância entre Terra e Sol é de aproximadamente 152 milhões de quilômetros.
Da mesma forma ocorre com todos os outros planetas. É a força gravitacional que os torna capazes de ficarem em suas órbitas girando ao redor do Sol.
Lei da Gravitação Universal - A Lei da Gravitação Universal foi proposta por Isaac Newton em 1666, na sequência do episódio clássico em que o cientista observa uma maçã cair da árvore.
Newton concluiu que a Terra e a maçã eram corpos que interagiam de forma recíproca.
Se não houvesse essa força, a Lua, por exemplo, cairia. Em virtude da gravidade, a Lua é atraída para o centro da Terra e sofre uma aceleração, a qual produz a sua órbita.
Além do movimento dos planetas, a Lei da Gravitação Universal também explica a altura das marés e o ciclo de vida das estrelas. Importa lembrar que é a gravidade que mantém as estrelas vivas.
Fórmula

Onde,
F: força gravitacional entre dois corpos
G: Constante de gravitação universal
M e m: massa dos corpos (medida em quilogramas)
d: distância entre os centros dos corpos (medida em metros)
Isso quer dizer que a força é diretamente proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos.
A constante de gravitação universal é:
G = 6,67 x 10-8 dinas centímetro2/grama2 ou   G = 6,67 x 10-11 newtons metro2/quilograma2
De acordo com a Física, esse valor é o mesmo em qualquer local do universo.
Conclui-se que a Lei da Gravitação Universal obedece ao princípio da proporcionalidade e que a sua interação é de longo alcance.  O valor da gravidade depende da massa e do tamanho de cada planeta, satélite natural, estrela etc. A tabela a seguir apresenta o valor aproximado da aceleração da gravidade para alguns corpos celestes.


ATIVIDADES:
1)O que nos mantém “presos” a Terra?
2) O que é um movimento de translação?
3) Por que a Lua não “cai” em cima da Terra?
4) Pesquisar: Por que os astronautas flutuam dentro das naves no espaço?
5)ENEM (Segunda aplicação) 2017
Sabe-se que a posição em que o Sol nasce ou se põe no horizonte muda de acordo com a estação do ano. Olhando-se em direção ao poente, por exemplo, para um observador no Hemisfério Sul, o Sol se põe mais à direita no inverno do que no verão.
O fenômeno descrito deve-se à combinação de dois fatores: a inclinação do eixo de rotação terrestre e a:
a) precessão do periélio terrestre.
b) translação da Terra em torno do Sol.
c) nutação do eixo de rotação da Terra.
d.precessão do eixo de rotação da Terra.
e).rotação da Terra em torno do próprio eixo.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATIVIDADES
 OBJETIVO: Entender as características dos planetas do Sistema Solar.
                     Entender as teorias sobre a origem do universo.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES
 OBJETIVO: Entender os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização;
Trabalhar termos, conceitos e ideias associadas a descrição dos corpos celestes e à sua organização.

GALÁXIA
Galáxia é um termo que se origina da palavra gala, que significa "leite", em grego. Inicialmente, era a denominação da nossa galáxia, a Via Láctea, e, depois, se generalizou como denominação de todas as demais. As galáxias são compostas por nuvens de gás e poeira, um grande número de estrelas, planetascometas e asteroides e diversos corpos celestes unidos pela ação da força gravitacional. Numa noite estrelada, podemos ver uma faixa esbranquiçada que corta o céu. Essa "faixa" de astros é apenas uma parte da galáxia onde está localizado o planeta Terra. Os antigos a denominaram Via Láctea, cujo significado em latim é "caminho de leite". A Via Láctea, galáxia de formato espiral em que se localiza o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra, é composta por cerca de 200 milhões de estrelas, que se encontram separadas entre si por milhares de quilômetros (dez anos-luz); grãos de poeira, compostos principalmente por um núcleo de metais pesados (grafite, silicatos de alumínio, ferro e magnésio) envolvidos por uma camada de gelo; e gases, constituídos principalmente por moléculas de hidrogênio.
Se observarmos o céu em uma área com pouca luz, nuvens e poluição, é possível visualizar uma faixa esbranquiçada composta por milhões de estrelas. Essa faixa de estrelas é a parte visível da Via Láctea. Graças ao seu aspecto esbranquiçado, ela foi batizada como “estrada de leite” ou “via láctea” pelos romanos.


Conjunto de estrelas que formam a Via Láctea
Essa parte visível da Via Láctea faz parte do disco que forma essa galáxia, possui um diâmetro de 100 mil anos-luz e é composta por “braços” constituídos por bilhões de estrelas jovens, gases e poeira, que, por estarem em rotação, dão o formato espiral à Via Láctea. Além do disco, a estrutura da galáxia é composta pelo Bojo e o Halo. O Bojo é uma área de formato circular que se encontra no centro da galáxia e é formado principalmente por estrelas mais velhas e que possuem coloração avermelhada. Já o Halo, estrutura circular que envolve toda a galáxia, é formado por estrelas dispersas e aglomerados de estrelas bastante antigas.
Diferentemente do que se pensava anteriormente, o Sistema Solar não ocupa o centro da galáxia. Estando a cerca de 20 000 anos-luz do centro da galáxia, no braço de Orionte ou grupo local, o sol realiza um movimento de rotação em torno do centro da galáxia, demorando cerca de 220 anos-luz para concluir sua órbita.
O estudo da Via Láctea não é uma tarefa fácil, pois, como estamos dentro da galáxia e ainda não temos a tecnologia necessária para explorá-la, ainda é muito difícil realizar estudos com grande precisão. Além disso, existem muitas nuvens de poeira e gás que absorvem a luz visível, dificultando ainda mais a observação de diversas áreas da Galáxia. Assim, ainda existem muitas dúvidas em relação ao surgimento, composição e desenvolvimento da galáxia, e muito do que se considera saber da Via Láctea vem da observação e comparação com outras galáxias.


Representação da Via Láctea vista de perfil ( esquerda) e vista de cima (direita)
                                                                    SOL
O Sol é uma estrela situada no centro do nosso sistema solar. Sua gravidade mantém girando em sua órbita desde os maiores planetas até pequenas partículas de detritos.
No interior do Sol são produzidas enormes quantidades de energia, através de reações de fusão do hidrogênio em hélio. Essa intensa energia é a nossa fonte de luz e calor e sem ela não existiria vida na Terra.
É uma estrela anã amarela e sua idade é de cerca de 4,6 bilhões de anos. Estima-se que levará em torno de 6,5 bilhões de anos até se transformar em uma anã branca.


                                               O Sol é o centro do nosso Sistema Solar
Conhecendo o Sol
A superfície do sol tem a temperatura de 5,5 mil graus Celsius e aumenta em direção ao núcleo onde atinge cerca de 15 milhões de graus Celsius.
Seu campo gravitacional é fortíssimo.
O período de rotação no equador é de 25 dias terrestres e nos polos aumenta para 36 dias.
Ele está distante da Terra cerca de 149,6 milhões de quilômetros.
O Sol é tão grande que caberiam dentro dele 1,3 milhão de planetas do tamanho da Terra.
As interações entre o Sol e a Terra produzem as estações do ano, o tempo, o clima e as correntes oceânicas terrestres, bem como todos os fenômenos semelhantes que ocorrem nos demais corpos celestes do Sistema Solar.
Ele não possui uma superfície sólida.
A luz solar demora cerca de oito minutos para chegar à Terra.
Composição e estrutura
A massa do Sol corresponde a 99,8% da massa do nosso sistema solar. Ele é formado por gases, sendo que em número de partículas, a sua composição corresponde a 71% de hidrogênio e 27% de hélio.
O Sol apresenta seis regiões, são elas:
Núcleo - parte mais quente e com maior quantidade de massa do Sol. Tem cerca de 139 mil quilômetros. É na região do núcleo que é produzida a energia solar.
Zona de radiação - nessa zona, a energia do núcleo propaga-se através da radiação.
Zona de convecção - é a porção do Sol onde ocorrem as correntes de convecção de calor. Essas correntes levam a energia para a parte externa da superfície solar.
Fotosfera - é a parte visível a Terra.
Cromosfera - é a parte onde ocorre a transição entre a fotosfera e a coroa do Sol.
Coroa - é constituída por plasma. É a parte luminosa do Sol. Nessa região, a temperatura atinge 2 milhões de graus Celsius.

                                                Estrutura do sol e suas regiões
Explosões Solares
As reações de fusão termonucleares que ocorrem no interior do Sol, produzem uma enorme quantidade de energia. Essa energia é levada para fora pela zona de convecção. Esse escape ocorre com a explosão de gigantes bolhas de plasma quente compostas por átomos ionizados que se movem para cima. A superfície solar, a fotosfera, é composta por cerca de 500 quilômetros de espessura. É dessa região que escapa a maior parte da radiação do Sol.
As atividades solares ocorrem em ciclos de aproximadamente 11 anos. Elas acontecem em virtude da mudança de polaridade dos seus polos geográficos. Nos períodos de maior atividade solar ocorrem tempestades solares (manchas solares, erupções solares e ejeções de massa coronal), que liberam uma enorme quantidade de energia e partículas.
Atividades:
1)      O que são as galáxias?
2)      Como são formadas as galáxias?
3)      Em que galáxia o planeta Terra está localizado?
4)      Que influência o Sol tem sobre o nosso planeta?
5)      Qual é a estrutura do Sol?


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES
 OBJETIVO: Entender os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização;
Trabalhar termos, conceitos e ideias associadas a descrição dos corpos celestes e à sua organização.

PLANETAS
Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios, sólidos, arredondados e com gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol. Assim, no espaço em que o frio chega a 270 °C abaixo de zero, giram inúmeras esferas iluminadas por seus respectivos sóis. A cosmologia calcula que os planetas do Sistema Solar tenham se formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Entre outras teorias, os cientistas acham que tudo começou com uma explosão de gases e poeira cósmica, que teria formado uma nuvem e dessa nuvem teria surgido pequenos corpos sólidos, dos quais deram origem à formação de galáxias, que são aglomerados gigantescos de estrelas, planetas, satélites, asteroides etc. Como todos os demais corpos, os planetas e as estrelas atraem outros corpos para junto de si. O Sol, ao seguir sua órbita no espaço, atrai planetas que giram ao seu redor, enquanto os planetas atraem os seus respectivos satélites.
A velocidade com que os satélites giram em torno de seu planeta e os planetas ao redor do Sol, lhe confere uma força centrífuga, que os impulsiona para fora de sua órbita, essa força neutraliza a da gravidade que os atrai em direção ao Sol.
Como duas forças contrárias se anulam, os planetas e os satélites se mantêm numa órbita constante.
Planetas do Sistema Solar.
Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas anões são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão do objeto celeste Sedna e dezenas de outros nessa categoria nos próximos anos.
Mercúrio
É o menor planeta do Sistema Solar, o mais rápido e mais próximo ao Sol. Em função dessa proximidade, apresenta médias de temperatura de 125°C, podendo chegar a 425°C. Completa uma volta ao redor do Sol em 87,969 dias, mantendo sempre a mesma face voltada para ele, formada por um deserto de rochas incandescentes. Sua face oculta é escura e gelada, com baixas temperaturas. A atmosfera é bastante rarefeita.
Vênus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Seu tamanho assemelha-se a Terra, com 12.104 quilômetros de diâmetro. Apesar de mais distante que Mercúrio, apresenta temperaturas de 461°C. Está circundado por permanentes nuvens de dióxido de carbono, gás que retém boa parte do calor solar. Para girar sobre si gasta 243 dias e seu movimento de translação, com velocidade de 35 km por segundo, é de 225 dias, aproximadamente. O planeta é conhecido por estrela D’alva e visível da superfície da Terra.
Terra
É uma esfera rochosa, com 12.757 km de diâmetro, está distante 149 milhões de quilômetros do Sol. A rotação em torno do seu eixo leva 23 horas, 56 minutos e 4,095 segundos. Arredondando temos o dia de 24 horas. O movimento de translação ao redor do Sol se completa após 365 dias e um quarto. Com isso cada quatro anos é bissexto, tem 366 dias. A lua é o satélite natural da Terra.
Marte
É o planeta melhor visível da Terra, da qual está a uma distância de 62 milhões de quilômetros. Precisa de 687 dias para realizar o movimento de translação, a uma distância de 218 milhões de quilômetros do Sol. Seu dia tem duração semelhante ao da Terra, 24 horas e 37 minutos. Sua atmosfera é rarefeita e a temperatura varia em torno de zero graus. Marte, seis vezes menor que a Terra, apresenta duas pequenas luas: Fobos e Deimos.
Júpiter
O maior planeta do Sistema Solar, com um diâmetro de 142.700 quilômetros, representa 1.300 vezes o tamanho da Terra. Encontra-se a 779 milhões de quilômetros do Sol. Seu ano tem a duração de quase 12 anos terrestres. Com a rapidez que gira em torno de si mesmo completa uma rotação em 9 horas e 55 minutos. É formado por um núcleo rochoso, recoberto por uma camada de milhares de quilômetros de gelo. A atmosfera é composta de amônia e metano, o que o torna bastante semelhante a uma bola de gás. A temperatura é de 130°C abaixo de zero. Júpiter possui 67 satélites confirmados até os dias atuais, sendo o planeta com maior número do sistema solar.
Saturno
Saturno leva aproximadamente 29 anos para completar o movimento de translação. Gira sobre si mesmo em 10 horas e 14 minutos. Com 120.000 quilômetros de diâmetro, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Possui três anéis, formados por milhares de partículas de rocha e poeira. Possui 62 luas, das quais apenas uma, Titã, é maior que a da Terra. É o mais leve dos planetas. Sua temperatura é de 140°C abaixo de zero.
Urano
Com 53.000 quilômetros de diâmetro, Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. A temperatura da superfície do planeta gira em torno de 185°C abaixo de zero. É envolto por uma nuvem composta de gases. Tem 27 satélites conhecidos, dos quais se destacam: Titania, Oberon, Ariel, Umbrie e Miranda.
Netuno
É o quarto planeta em tamanho, com 14.000 quilômetros de diâmetro. Seu ano equivale a 165 anos terrestres. Realiza uma rotação a cada 15 horas e 45 minutos. O frio em sua superfície é intenso, em torno de 200° abaixo de zero. Possui 14 satélites naturais, dos quais se destacam Tritão e Nereida.
Tipos de Planetas
Os planetas estão divididos em dois tipos principais:
Planetas Terrestres: Também chamados de "Planetas Telúricos" ou "Planetas Sólidos", os Planetas Terrestres estão mais próximos do Sol sendo de maior densidade, menores, rochosos e interiores; entre eles estão Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Planetas Gasosos: Também chamados de "Planetas Jovianos", os planetas gasosos afastados são majoritariamente compostos de gases, sendo os maiores e de menor densidade, por exemplo, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
                                                               ATIVIDADES
1)     O que significa a palavra “planeta”?
2)     Pesquisar sobre a diferença entre estrelas e planetas.
3)     O que são planetas anões?

Através do e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br E Google Class Room

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
1ºOBJETIVO:
Aprender sobre o funcionamento de máquinas simples por meio de atividades.
                                   ATIVIDADES COM BASE NA AULA CMSP/28/07/2020
MÁQUINAS SIMPLES

Máquinas simples são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.
Como exemplos de máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar as tarefas comuns.
Todos esses objetos funcionam baseados nos princípios de máquinas simples.
Funcionamento das máquinas simples
Alavanca
No século III a.C., o sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão entusiasmado que teria afirmado:
“Deem uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”. A alavanca nada mais é do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio.
Nas alavancas podemos identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar.
Exemplo da estrutura e funcionamento de uma alavanca.

Em seus experimentos, Arquimedes concluiu que uma alavanca está em equilíbrio quando:
F1 . D1 = F2 . D2
Desse modo, ele percebeu que para manter o equilíbrio da alavanca bastaria aumentar a distância do ponto de aplicação da força ao ponto de apoio e com isso, teoricamente, poderia até deslocar algo tão grande quanto a própria Terra. Essa propriedade das alavancas é muito útil, e explica porque os mecânicos aumentam o braço das chaves de roda quando precisam retirar os parafusos que prendem a roda.
Tipos de alavancas
As alavancas são classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade, são alavancas.
Alavancas interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a força resistente e a força potente.

Exemplos de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes.
Alavancas inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio.

São exemplos de alavancas inter-resistentes: os quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano.
Alavancas interpotentes: são aquelas em que a força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.

São exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a articulação do cotovelo humano.
Roldana
Uma roldana é um disco que gira em torno de um eixo e possui um sulco (fenda), por onde passa algum tipo de cabo.
As roldanas podem ser fixas a um ponto ou móveis e, como toda máquina simples, facilitam o trabalho.
Vantagem das roldanas fixas: o redirecionamento de aplicação da força porque, quanto à intensidade da força a ser usada, não há ganho. A força aplicada (potente) é igual à força resistente.
As roldanas auxiliam em diversas atividades. Você mesmo já deve ter visto roldanas em ação. Veja dois exemplos em que as roldanas fixas facilitam o trabalho.
Quando se tira água de um poço, o balde desce ao fundo e volta, graças ao auxílio de uma roldana. Nas cerimônias de hasteamento das bandeiras, lá estão as roldanas fixas, presas ao mastro. Elas redirecionam o sentido de aplicação da força e permitem a subida
Reduzem a força aplicada e movimentam-se junto com o objeto transportado, pois seu eixo não é fixo.
Em uma roldana , o peso do corpo está sustentado por duas forças: uma exercida pelo suporte fixo e outra pela pessoa. É possível sustentar um objeto exercendo uma força de intensidade igual à metade do peso dele.
Associação de roldanas
São usadas quando há necessidade de erguer objetos muito pesados. Quando o sistema é formado por uma roldana fixa e diversas móveis, determinamos a força a ser aplicada dividindo a força resistente por 2n, onde n será o número de roldanas móveis do sistema. Veja nos exemplos abaixo algumas situações:


Há outras composições usando roldanas. Nos navios e guindastes do cais dos portos, essas combinações ajudam a movimentar cargas de muitas toneladas.
Plano inclinado
Plano inclinado é toda superfície reta que tenha alguma inclinação. Por exemplo, uma ladeira é um plano inclinado.
Observe a acentuada subida. Se, por um lado, um plano inclinado permite o acesso a áreas mais altas com menor esforço, por outro, ele torna o caminho mais longo.
Podemos dizer que quanto menor o ângulo do plano inclinado, maior a distância a ser percorrida, porém menor a força a ser aplicada. Os planos inclinados são importantes, pois eles, como todas as máquinas simples, facilitam o trabalho.
Dos planos inclinados derivam-se algumas outras máquinas como a cunha e o parafuso.
As cunhas se formam pela justaposição de dois planos inclinados unidos por suas bases. As lâminas cortantes de instrumentos como facas, machados e cinzéis, utilizam-se de cunhas.
São planos inclinados “enrolados” ao redor de um eixo. Parafusos: Além de manter unidos pedaços de madeira ou metal, os parafusos auxiliam a executar movimentos, como um banco de piano que sobe e desce com auxílio de um parafuso.
Também são parafusos as hélices de navios e aviões, bem como no passado muitos instrumentos de moagem eram formados por grandes parafusos. Brocas de perfuração também são grandes parafusos. Olhe um saca-rolhas, por exemplo. Na verdade, ele é um parafuso.
ATIVIDADES:
1. O que é uma alavanca?
2. Qual a vantagem dada por uma roldana fixa?
3. Uma tesoura é uma alavanca interfixa. Mas ela também é formada por outro tipo de máquina simples. Qual é? Onde vamos encontrá-la?


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07



ATIVIDADES

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS –
·         Colocar as atividades pendentes em dia, para aqueles que ainda não realizaram;
Reavaliar as atividades propostas com o objetivo de sanar possíveis dúvidas , para aqueles que estão em dia com suas atividades.

Através do e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br E Google Class Room

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

O que é potência na Física?
Potência é uma grandeza física usada para calcular a quantidade de energia concedida ou consumida por unidade de tempo. Em outras palavras, é a taxa de variação da energia em função do tempo. A potência é útil par medir a rapidez com a qual uma forma de energia é transformada por meio da realização de um trabalho. Dizemos que uma máquina é mais potente que outras máquinas quando ela é capaz de realizar a mesma tarefa em um tempo menor ou, ainda, realizar uma quantidade maior de tarefas no mesmo intervalo de tempo. A unidade de potência no sistema internacional de unidades (SI) é o watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo. Se uma máquina é capaz de realizar o mesmo trabalho que outra em um tempo menor, sua potência é considerada maior que a da outra máquina. O rendimento de um sistema é dado pela razão entre a potência útil e a potência total. A potência não útil para o sistema é chamada de potência dissipada.
Tração Animal
Por muitos séculos os animais ajudaram grandemente o homem, servindo de montaria carregando cargas no lombo, ou tracionando implementos agrícolas. Nos dias atuais, ainda desempenham serviços inestimáveis em nosso país, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, nas pequenas propriedades ou como implemento em grandes fazendas. Podemos considerar o animal como um “motor”, que transforma a energia obtida em alimentos em trabalho mecânico, o animal utilizado na tração rural apresenta suas vantagens e desvantagens no meio rural.
Trabalho Mecânico
Na Física, o termo trabalho é utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma força, ou seja, o Trabalho Mecânico. Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo
 O trabalho mecânico é o resultado do produto entre a força e o deslocamento de um corpo. O termo trabalho é muito utilizado no nosso cotidiano para definir o desempenho de qualquer atividade ou tarefa, independentemente da forma como elas são realizadas.
1)      Quais são os tipos de energia mecânica?
2)      Pesquisar :Quais as vantagens e desvantagens do uso da tração animal no meio rural?
3)      Qual a utilidade da Potência na física?

PRAZO DE ENTREGA
24/07/2020

e-mail: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br e Google Class Room

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

PRAZO DE ENTREGA
17/07/2020
e-mail: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br E Google Class Room

ATIVIDADE
ATIVIDADES
1)       O QUE É UM HORSE POWER (HP)?
2)       O QUE É CAVALO- VAPOR?
3)       QUAL O CONCEITO DE TRABALHO EM FÍSICA?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

ATIVIDADES
FÍSICA 1 ANO        
Concordamos em geral que o ensino de Física na escola secundária deve enfatizar a Física do cotidiano. Acredita-se que isso traria relevância à Física, aumentando a motivação do estudante e facilitando o aprendizado. Uma investigação de um acidente de trânsito, conduzida por profissionais, aplica extensivamente os princípios da Mecânica, com o objetivo de inferir sobre as causas do acidente. Os princípios da Mecânica utilizados numa investigação são vistos nos cursos de Física de 2º grau e as técnicas de investigação utilizadas são interessantes e podem, facilmente, ser entendidas pelos estudantes secundaristas. Além disso, existem algumas vantagens pedagógicas do uso desse tópico como um tema de desenvolvimento de conteúdo no ensino e aprendizagem de Mecânica:
a) evidencia a relevância da Física e mostra como esta pode ser aplicada para resolver problemas práticos da vida real;
 b) fornece ótimos exercícios de problemas que permitem diferentes métodos de resolução;
c) fornece exercícios de testagem de hipóteses, por exemplo, declaração de testemunhas;
d) promove a consciência acerca de questionamentos científicos sobre problemas da vida real que necessitam ser complementados, por exemplo, por considerações legais e morais e
e) reforça a importância da segurança nas estradas, evidenciando as vantagens do uso do cinto de segurança e da obediência às leis do trânsito.
 Os princípios básicos da Mecânica utilizados na reconstituição de um acidente incluem:
a) atrito;
b) aceleração constante;
c) Leis de Newton;
d) conservação do Momento Linear;
e) movimento circular e
f) movimento de projéteis.
1) Tendo em vista a importância da Física em nossa existência, e com base no texto acima, escolher três itens dos princípios básicos da Mecânica, e justifique as relações entre eles e um acidente de automóvel.

PRAZO DE ENTREGA
10/07/2020
Através do e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br e classroom

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES
FÍSICA 1 ANO        
Concordamos em geral que o ensino de Física na escola secundária deve enfatizar a Física do cotidiano. Acredita-se que isso traria relevância à Física, aumentando a motivação do estudante e facilitando o aprendizado. Uma investigação de um acidente de trânsito, conduzida por profissionais, aplica extensivamente os princípios da Mecânica, com o objetivo de inferir sobre as causas do acidente. Os princípios da Mecânica utilizados numa investigação são vistos nos cursos de Física de 2º grau e as técnicas de investigação utilizadas são interessantes e podem, facilmente, ser entendidas pelos estudantes secundaristas. Além disso, existem algumas vantagens pedagógicas do uso desse tópico como um tema de desenvolvimento de conteúdo no ensino e aprendizagem de Mecânica:
a) evidencia a relevância da Física e mostra como esta pode ser aplicada para resolver problemas práticos da vida real;
 b) fornece ótimos exercícios de problemas que permitem diferentes métodos de resolução;
c) fornece exercícios de testagem de hipóteses, por exemplo, declaração de testemunhas;
d) promove a consciência acerca de questionamentos científicos sobre problemas da vida real que necessitam ser complementados, por exemplo, por considerações legais e morais e
e) reforça a importância da segurança nas estradas, evidenciando as vantagens do uso do cinto de segurança e da obediência às leis do trânsito.
 Os princípios básicos da Mecânica utilizados na reconstituição de um acidente incluem:
a) atrito;
b) aceleração constante;
c) Leis de Newton;
d) conservação do Momento Linear;
e) movimento circular e
f) movimento de projéteis.
1) Tendo em vista a importância da Física em nossa existência, e com base no texto acima, escolher três itens dos princípios básicos da Mecânica, e justifique as relações entre eles e um acidente de automóvel.

PRAZO DE ENTREGA
03/07/2020
Através do e-mail institucional: dulcemaria@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
1E -FIS
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

ATIVIDADES
Pesquisa:
1)O que é energia mecânica
2)Quais as vantagens e desvantagens da energia mecânica
3)De exemplos de energia mecânica

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES
Pesquisa:
1ª Lei de Newton
2ª Lei de Newton
3ª Lei de Newton

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES
Pesquisa:
1ª Lei de Newton
2ª Lei de Newton
3ª Lei de Newton


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
1) Pesquisa sobre: Lei da conservação da quantidade de movimento.
2) Marque a alternativa correta a respeito da relação entre energia cinética e quantidade de movimento.
a) Tanto quantidade de movimento quanto energia cinética são grandezas escalares.
b) A quantidade de movimento é a razão da energia cinética pela velocidade de um corpo.
c) Essas duas grandezas não possuem nenhuma relação, pois uma é escalar e a outra é vetorial.
d) A energia cinética pode ser definida por meio da razão do quadrado da quantidade de movimento pelo dobro da massa do objeto.
e) A energia cinética pode ser definida por meio do produto do quadrado da quantidade de movimento pelo dobro da massa do objeto.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05 


ATIVIDADES
1)Um torcedor de futebol, durante uma partida do campeonato brasileiro de 2015, resolveu utilizar seus conhecimentos de Física para explicar diversas jogadas. Nessa perspectiva, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A força que o jogador exerce sobre a bola, ao chutá-la, é maior do que a força que a bola exerce sobre o pé do jogador.
( ) A energia cinética da bola em movimento é diretamente proporcional ao quadrado da sua velocidade.
( ) Se, em uma determinada jogada da partida, a bola cair verticalmente de uma altura, a energia potencial em relação à Terra será diretamente proporcional ao quadrado da altura.
( ) Na cobrança de um pênalti, o jogador altera a quantidade de movimento da bola, que, por sua vez, é novamente alterada quando a bola se choca com a rede.
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo:
a) F, V, V, V.       b) V, F, F, V.      c) F, V, F, V.     d) F, F, V, V.              e) V, V, V, F.

2) O que vem a ser Conservação da quantidade de movimento.
3) Defina forças externas e internas.



PESQUISA : 

- Movimento retilíneo uniformemente variado
    - Elaborar 5 questões e responder.

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