ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA
PORTUGUESA ESTUDANTE:_________________________________________________________ *** IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS.
RESPONDA NO CLASSRROM *** PRAZO: 18/12/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"Charges, cartuns e tiras" *** Objetivo da aula: Conhecer
aspectos linguísticos específicos da construção dos gêneros indicados no
bimestre. Habilidades: Adaptar textos
em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos, históricos
e sociais. *** Para começar: Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às
perguntas abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=IOz3b4fdE_8 *** Para responder: 1- Quando você pensa em histórias em quadrinhos, quais personagens vêm
à sua mente? A- Bob esponja, Pokemon, Três espiãs demais e Luna. B- Narizinho, Pedrinho, Emilia, Dona Benta e Visconde. C- Turma da Mônica, Pato Donald´s, Batman e Homen-aranha. D- Carminha, Tufão, Nina, Jorginho e Ágatha.
2- Todos são cartunistas, exceto: A- Maurício de Souza B- Laerte. C- Ziraldo D- Machado de Assis. Para lembrar: Nos livros didáticos e em diversos sites da internet, frequentemente nos deparamos com textos humorísticos que podem vir em forma de charges, cartuns, tirinhas e caricaturas. Muitas pessoas falam destes diversos textos como se eles fossem iguais, mas isto não é correto, pois existem diferenças significativas entre eles. Leia o texto e aprenda a diferenciar estes tipos de textos humorísticos. A charge A charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo e no espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades públicas, como um político ou artista, por exemplo. No que se refere à linguagem, neste tipo de texto humorístico costuma haver a associação da linguagem verbal e não verbal. A charge é muito utilizada em críticas políticas e pode ser confundida com o cartum. As charges foram criadas no século XIX, por pessoas que desejam se expressar com relação ao governo, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. É importante ressaltar que a charge também aborda outros temas além de política, como o social e o econômico.Veja um exemplo de charge abaixo: O cartum O cartum é um tipo de texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de anedota gráfica sobre o comportamento humano. Nele, podemos visualizar apenas a presença da linguagem não-verbal ou a associação com a verbal. No geral, o cartum aborda situações que poderiam ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando os costumes humanos, sem fazer referência a uma personalidade em específico. O nome cartum veio de um fato que ocorreu no ano de 1841, em Londres. O príncipe Albert, com o objetivo de decorar o Palácio de Westminster, promoveu um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons) que seriam colados nas paredes. Para satirizar a situação, a revista inglesa Punch, a primeira revista humorística do mundo, publicou os seus próprios cartoons e, assim, deu um novo significado à palavra. Veja um exemplo de cartum a seguir: A tirinha A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet. Veja um exemplo de tirinha abaixo: A caricatura A caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, como políticas e artistas, em que a representação exagerada de características ou hábitos da pessoa em questão de uma forma humorística. Confira a seguir um exemplo de caricatura: Para responder: 3- Observe a imagem abaixo. As afirmações que seguem são verdadeiras, menos: A-O mapa do Brasil está invertido com sinal de proibido em vermelho apontando para o caráter negativo de uma nação dorminhoca ou sonolenta. B- É uma charge. C- Não se trata de uma crítica social. D- Os três pontos marcam a continuidade do sono representado pela letra Z. 4 - O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração abaixo, a ironia é construída recorre à A- polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “Paraíso” para transmitir a ideia que pretende veicular. B- pelo rosto insatisfeito dos transportados. C- pelo contato forçado denunciado na frase D- contraste entre o mundo real pobre e o mundo virtual rico. 5- Observe a imagem a seguir e responda qual a mensagem que o autor pretende transmitir? A- Todos vão se aposentar um dia. B- Cadeiras de balanço são mais confortáveis do que as comuns. C- A vida tem uma contagem regressiva que nos aproxima da morte com a passagem do tempo. D- Vasos dentro de casa podem atrair o mosquito da dengue. 6- Leia com atenção No último quadrinho da tira é possível depreender que a palavra "filósofo" foi utilizada de forma irônica. A- Isso porque filósofos são vistos como pensadores, mais desapegados das rotinas práticas. B- Isso porque a tirinha usa de esteriótipos como cabelo grande para desenhar o garoto pensante C- Isso porque o prato chega na mão dele sem esforço. D- Nenhuma das respostas anteriores. 7- Observe, leia e escolha a alternativa correta: A- É uma caricatura. B- É uma tirinha. C- É uma charge. D- É um desenho inocente e ingênuo.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO DE ENTREGA Data: 11/12/2020 SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA
PORTUGUESA ESTUDANTE:_________________________________________________________ *** IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS.
RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE
PARA WHATS (14) 99822-4042 OU PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com *** PRAZO: 11/12/2020
PARA COMEÇAR I. ASSISTA À AULA "ANÁLISE DOS ELEMENTOS
CONSTITUTIVOS DO GÊNERO NOTÍCIAS E SUAS SEMIOSES" DO CENTRO DE MÍDIAS https://www.youtube.com/watch?v=7biMGK-Fqbg A aula
faz uma análise dos elementos que compõe uma notícia, como título, manchete,
chamadas, lead etc. Trata da intertextualidade e tipos de discursos dentro do
texto jornalístico. Aborda também a questão das FAKENEWS. Essa
aula está relacionada com os conteúdos do 1º bimestre.
ATIVIDADE
1 Em janeiro de 2019, o rompimento da
barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às
atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu
o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma
região. É possível perceber como a atividade
mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos
Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade
vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério
na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode
ser lido abaixo: O Rio?
É doce. A
Vale? Amarga. Ai,
antes fosse Mais
leve a carga.
Entre
estatais E
multinacionais, Quantos
ais!
A
dívida interna. A
dívida externa A
dívida eterna.
Quantas
toneladas exportamos De
ferro? Quantas
lágrimas disfarçamos Sem
berro?
Publicado
originalmente em 1984 no jornal Cometa Itabirano. Disponível em https://movimentorevista.com.br/2019/08/lira-itabirana/
Utilizando-se
da internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise, em três materiais
diferentes, informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às
questões a seguir: a)
Identificar informações de diferentes fontes. O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte Pesquisa
1 O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
Pesquisa
2 O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
Pesquisa
3 O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
b)
Verificar a confiabilidade dos fatos. Há pontos de contato e de distanciamento
entre as informações pesquisadas? b) E
você? O quanto sabe a respeito do que aconteceu? Após entrar em contato com
as informações, o que você escreveria a respeito do que ocorreu na cidade de
Brumadinho?
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA
PORTUGUESA ESTUDANTE
*** IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS.
RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE
PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com *** PRAZO: 27/11/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio –
https://www.youtube.com/watch?v=hhnLCf6I3ZM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA Data: 13/11/2020
ATIVIDADES Responda às questões relacionadas à aula (https://www.youtube.com/watch?v=uG3wH6xAJUc)
e envie o arquivo para heder_eu@hotmail.com SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA
PORTUGUESA ESTUDANTE:_________________________________________________________ *** IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS.
RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE
PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com *** PRAZO: 6/11/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"Ler em todos os sentidos" *** 1- Todas as afirmações abaixo descrevem um aluno-leitor, menos: A) Aquele que além de ler sabe interpretar qualquer situação. B) Aquele que consegue ler, entender, criticar e aprender. C) Aquele que faz pesquisas à procura de informações novas. D) Aquele que nega a importância do ato de ler como básico para
construção de conhecimento.
2- Qual a importância de adquirir um grande repertório leitor ao longo
da vida? A) Relativamente importante, já que não se pratica leitura o tempo
todo na vida. B) Extremamente importante, já que sem leitura não há aprofundamento
de conhecimento. C) Pouco importante, já que a leitura não é essencial. D) Nada importante, já que a leitura não possui capacidade
transformadora.
Leia o texto a seguir para responder às questões: [...] Você é a personagem principal Do texto e do contexto É só entrar e abrir a janela Para os mundos da linguagem. Ler é conhecer, pensar é refletir Todos modos de interagir. Interagir com o mundo e sua
multiplicidade: O cinema, o trabalho, a TV, a música A linguagem e toda a sua variedade. E pra ficar mais bacana, a
interdisciplinaridade. Interaja com os elementos Ampliando seus conhecimentos. * Usar a língua pra falar Usar a língua pra fiar Afiar todo o seu ser. Oralidade, leitura, escrita Ajudam a fazer quem somos Pois são as práticas com as quais
lidamos. Nós crescemos com a língua que usamos. * Eu erro, tu erras, nós erramos. Errar não é pecado. É, na verdade, tentativa de
aprendizado. [...]
3- Qual a diferença entre ler um texto como o “Rap da língua
portuguesa” e uma notícia de jornal? A) Não há diferenças entre um tipo de texto e outro. B) No rap a linguagem é poética/ conotativa e na notícia é objetiva/
denotativa. C) Na notícia a linguagem é poética/ conotativa e no rap é objetiva/
denotativa. D) Nenhuma das opções anteriores. 4- Todas as afirmações abaixo descrevem o protagonismo no texto e no
contexto, menos: A) Ser personagem principal do texto e do contexto significa ser o
elemento central. B) Significa ser fundamental C) Aquele que executa o ato de ler, e ser o disseminador dos sentidos
do texto. D) Significa ser subalterno, inferior ou mesmo secundário.
|
ATIVIDADES Responda às questões relacionadas à
aula (https://www.youtube.com/watch?v=uG3wH6xAJUc)
e envie o arquivo para heder_eu@hotmail.com
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA
PORTUGUESA ESTUDANTE:_________________________________________________________ *** IMPORTANTE:
NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA.
DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com *** PRAZO:
6/11/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"Ler em todos os sentidos" *** 1- Todas as afirmações abaixo descrevem um
aluno-leitor, menos: A) Aquele que além de ler sabe interpretar qualquer
situação. B) Aquele que consegue ler, entender, criticar e aprender. C) Aquele que faz pesquisas à procura de informações
novas. D) Aquele que nega a importância do ato de ler como
básico para construção de conhecimento.
2- Qual a importância de adquirir um grande
repertório leitor ao longo da vida? A) Relativamente importante, já que não se pratica
leitura o tempo todo na vida. B) Extremamente importante, já que sem leitura não
há aprofundamento de conhecimento. C) Pouco importante, já que a leitura não é
essencial. D) Nada importante, já que a leitura não possui
capacidade transformadora.
Leia o texto a seguir para responder às questões: [...] Você é a
personagem principal Do texto e do
contexto É só entrar e
abrir a janela Para os mundos
da linguagem. Ler é
conhecer, pensar é refletir Todos modos de
interagir. Interagir com
o mundo e sua multiplicidade: O cinema, o
trabalho, a TV, a música A linguagem e
toda a sua variedade. E pra ficar
mais bacana, a interdisciplinaridade. Interaja com
os elementos Ampliando seus
conhecimentos. * Usar a língua
pra falar Usar a língua
pra fiar Afiar todo o
seu ser. Oralidade,
leitura, escrita Ajudam a fazer
quem somos Pois são as
práticas com as quais lidamos. Nós crescemos
com a língua que usamos. * Eu erro, tu
erras, nós erramos. Errar não é
pecado. É, na verdade,
tentativa de aprendizado. [...]
3- Qual a diferença entre ler um texto como o “Rap
da língua portuguesa” e uma notícia de jornal? A) Não há diferenças entre um tipo de texto e outro.
B) No rap a linguagem é poética/ conotativa e na
notícia é objetiva/ denotativa. C) Na notícia a linguagem é poética/ conotativa e no
rap é objetiva/ denotativa. D) Nenhuma das opções anteriores. 4- Todas as afirmações abaixo descrevem o
protagonismo no texto e no contexto, menos: A) Ser personagem principal do texto e do contexto
significa ser o elemento central. B) Significa ser fundamental C) Aquele que executa o ato de ler, e ser o
disseminador dos sentidos do texto. D) Significa ser subalterno, inferior ou mesmo
secundário. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES Resuma a aula do centro de mídias sobre “A palavra poética” (https://www.youtube.com/watch?v=TLX-3xAqQtA)
e envie o arquivo para heder_eu@hotmail.com SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA
PORTUGUESA ESTUDANTE:_________________________________________________________ *** IMPORTANTE:
NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA.
DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com *** PRAZO:
30/10/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"A palavra poética" *** |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA
PORTUGUESA ESTUDANTE:_________________________________________________________ *** IMPORTANTE:
NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA.
DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com *** PRAZO:
5/10/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"Mais importante que internet" *** Para começar: Assista à seguinte aula do centro de midias para
responder às perguntas abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=tIs1fJsgOMU Para responder: FAÇA UM RESUMO DA AULA E ENVIE PARA
heder_eu@hotmail.com
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDANTE:_________________________________________________________ *** IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO
COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL:
heder_eu@hotmail.com *** PRAZO: 28/9/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"Mais importante que internet" *** Para começar: Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às
perguntas abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=XvmhMyC76XY Para responder: FAÇA UM RESUMO DA AULA E ENVIE PARA heder_eu@hotmail.com
|
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA
PORTUGUESA
ESTUDANTE:_________________________________________________________
***
IMPORTANTE:
NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA EM UM
GABARITO. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL:
heder_eu@hotmail.com
***
PRAZO:
21/9/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"Inês Pereira"
***
Para começar:
Assista à seguinte aula do centro de midias para
responder às perguntas abaixo:
***
Para responder:
1-
O trecho seguinte faz parte da peça
de teatro escrita por Gil Vicente.
Neste trecho a personagem Inês aparece reclamando de
quê?
.
2-
No trecho que segue, há uma fala da
mãe para filha Inês, o que podemos inferir do relacionamento familiar de
ambas?
3. Leia o trecho seguinte para responder:
Qual é a sua opinião em relação a esta fala da mãe,
considerando que se trata de duas mulheres do século XVI?
4. Leia o trecho que segue:
Quais justificativas o marido
de Inês Pereira dá para mantê-la presa em casa?
xceto:
A- Maurício de Souza
B- Laerte.
C- Ziraldo
D- Machado de Assis.
***
Para lembrar:
Nos
livros didáticos e em diversos sites da internet, frequentemente nos
deparamos com textos humorísticos que podem vir em forma de charges, cartuns,
tirinhas e caricaturas. Muitas pessoas falam destes diversos textos como se
eles fossem iguais, mas isto não é correto, pois existem diferenças
significativas entre eles. Leia o texto e aprenda a diferenciar estes tipos
de textos humorísticos.
A charge
A
charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas
no tempo e no espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades
públicas, como um político ou artista, por exemplo.
No
que se refere à linguagem, neste tipo de texto humorístico costuma haver a
associação da linguagem verbal e não verbal. A charge é muito utilizada em
críticas políticas e pode ser confundida com o cartum. As charges foram
criadas no século XIX, por pessoas que desejam se expressar com relação ao
governo, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação
vigente. É importante ressaltar que a charge também aborda outros temas além
de política, como o social e o econômico.Veja um exemplo de charge abaixo:
O cartum
O
cartum é um tipo de texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de
anedota gráfica sobre o comportamento humano. Nele, podemos visualizar apenas
a presença da linguagem não-verbal ou a associação com a verbal. No geral, o
cartum aborda situações que poderiam ocorrer em qualquer tempo ou lugar,
satirizando os costumes humanos, sem fazer referência a uma personalidade em
específico.
O
nome cartum veio de um fato que ocorreu no ano de 1841, em Londres. O
príncipe Albert, com o objetivo de decorar o Palácio de Westminster, promoveu
um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons) que seriam
colados nas paredes. Para satirizar a situação, a revista inglesa Punch, a
primeira revista humorística do mundo, publicou os seus próprios cartoons e,
assim, deu um novo significado à palavra.
Veja
um exemplo de cartum a seguir:
A tirinha
A
tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos
valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade.
Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais
curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da
Internet.
Veja
um exemplo de tirinha abaixo:
A caricatura
A
caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, como políticas e
artistas, em que a representação exagerada de características ou hábitos da
pessoa em questão de uma forma humorística.
Confira
a seguir um exemplo de caricatura:
Para responder:
3- Observe a imagem abaixo. As afirmações que seguem
são verdadeiras, menos:
A-O mapa do Brasil está invertido com sinal de proibido em vermelho
apontando para o caráter negativo de uma nação dorminhoca ou sonolenta.
B- É uma charge.
C- Não se trata de uma crítica social.
D- Os três pontos marcam a continuidade do sono representado pela
letra Z.
4 - O efeito de sentido da charge é provocado pela
combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da
ilustração abaixo, a ironia é construída recorre à
A- polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da
expressão “Paraíso” para transmitir a ideia que pretende veicular.
B- pelo rosto insatisfeito dos transportados.
C- pelo contato forçado denunciado na frase
D- contraste entre o mundo real pobre e o mundo virtual
rico.
5- Observe a imagem a seguir e responda qual a
mensagem que o autor pretende transmitir?
A- Todos vão se aposentar um dia.
B-
Cadeiras de balanço são mais confortáveis do que as comuns.
C- A
vida tem uma contagem regressiva que nos aproxima da morte com a passagem do
tempo.
D- Vasos dentro de casa podem atrair o
mosquito da dengue.
6- Leia
com atenção
No último quadrinho da
tira é possível depreender que a palavra "filósofo" foi utilizada
de forma irônica.
A- Isso
porque filósofos são vistos como pensadores, mais desapegados das rotinas
práticas.
B- Isso
porque a tirinha usa de esteriótipos como cabelo grande para desenhar o
garoto pensante
C- Isso
porque o prato chega na mão dele sem esforço.
D-
Nenhuma das respostas anteriores.
7-
Observe, leia e escolha a alternativa correta:
A- É
uma caricatura.
B- É
uma tirinha.
C- É
uma charge.
D- É um
desenho inocente e ingênuo.
8
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA
PORTUGUESA
ESTUDANTE:_________________________________________________________
***
IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS.
RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA EM UM GABARITO. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU
CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com
***
PRAZO: 17/8/2020
Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio -
"Charges, cartuns e tiras"
***
Objetivo da aula: Conhecer
aspectos linguísticos específicos da construção dos gêneros indicados no
bimestre.
Habilidades: Adaptar textos
em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos, históricos
e sociais.
***
Para começar:
Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às
perguntas abaixo:
***
Para responder:
1- Quando você pensa em histórias em quadrinhos, quais personagens vêm
à sua mente?
A- Bob esponja, Pokemon, Três espiãs demais e Luna.
B- Narizinho, Pedrinho, Emilia, Dona Benta e Visconde.
C- Turma da Mônica, Pato Donald´s, Batman e Homen-aranha.
D- Carminha, Tufão, Nina, Jorginho e Ágatha.
2- Todos são cartunistas, exceto:
A- Maurício de Souza
B- Laerte.
C- Ziraldo
D- Machado de Assis.
***
Para lembrar:
Nos livros didáticos
e em diversos sites da internet, frequentemente nos deparamos com textos
humorísticos que podem vir em forma de charges, cartuns, tirinhas e
caricaturas. Muitas pessoas falam destes diversos textos como se eles fossem
iguais, mas isto não é correto, pois existem diferenças significativas entre
eles. Leia o texto e aprenda a diferenciar estes tipos de textos
humorísticos.
A charge
A charge faz uma
sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo e no
espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades públicas, como
um político ou artista, por exemplo.
No que se refere à
linguagem, neste tipo de texto humorístico costuma haver a associação da
linguagem verbal e não verbal. A charge é muito utilizada em críticas políticas
e pode ser confundida com o cartum. As charges foram criadas no século XIX,
por pessoas que desejam se expressar com relação ao governo, a fim de
demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. É importante
ressaltar que a charge também aborda outros temas além de política, como o
social e o econômico.Veja um exemplo de charge abaixo:
O cartum
O cartum é um tipo de
texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de anedota gráfica
sobre o comportamento humano. Nele, podemos visualizar apenas a presença da
linguagem não-verbal ou a associação com a verbal. No geral, o cartum aborda
situações que poderiam ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando os
costumes humanos, sem fazer referência a uma personalidade em específico.
O nome cartum veio de
um fato que ocorreu no ano de 1841, em Londres. O príncipe Albert, com o
objetivo de decorar o Palácio de Westminster, promoveu um concurso de
desenhos feitos em grandes cartões (cartoons) que seriam colados nas paredes.
Para satirizar a situação, a revista inglesa Punch, a primeira revista
humorística do mundo, publicou os seus próprios cartoons e, assim, deu um
novo significado à palavra.
Veja um exemplo de
cartum a seguir:
A tirinha
A tirinha é uma
sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais.
Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer
que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As
tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
Veja um exemplo de
tirinha abaixo:
A caricatura
A caricatura é um
desenho de uma personagem da vida real, como políticas e artistas, em que a
representação exagerada de características ou hábitos da pessoa em questão de
uma forma humorística.
Confira a seguir um
exemplo de caricatura:
Para responder:
3- Observe a imagem abaixo. As afirmações que seguem
são verdadeiras, menos:
A-O mapa do Brasil está
invertido com sinal de proibido em vermelho apontando para o caráter negativo
de uma nação dorminhoca ou sonolenta.
B- É uma charge.
C- Não se trata de uma
crítica social.
D- Os três pontos marcam a
continuidade do sono representado pela letra Z.
4 - O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de
informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração
abaixo, a ironia é construída recorre à
A- polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “Paraíso”
para transmitir a ideia que pretende veicular.
B- pelo rosto insatisfeito dos transportados.
C- pelo contato forçado denunciado na frase
D- contraste entre o mundo real pobre e o mundo virtual rico.
5- Observe a imagem a seguir e responda qual a mensagem que o autor
pretende transmitir?
A- Todos vão se aposentar um dia.
B- Cadeiras de balanço são mais confortáveis do que
as comuns.
C- A vida tem uma contagem regressiva que nos
aproxima da morte com a passagem do tempo.
D- Vasos
dentro de casa podem atrair o mosquito da dengue.
6- Leia com atenção
No último quadrinho da tira
é possível depreender que a palavra "filósofo" foi utilizada de
forma irônica.
A- Isso porque filósofos são vistos como pensadores,
mais desapegados das rotinas práticas.
B- Isso porque a tirinha usa de esteriótipos como
cabelo grande para desenhar o garoto pensante
C- Isso porque o prato chega na mão dele sem
esforço.
D- Nenhuma das respostas anteriores.
7- Observe, leia e escolha a alternativa correta:
A- É uma caricatura.
B- É uma tirinha.
C- É uma charge.
D- É um desenho inocente e ingênuo.
8- Sobre as charges e tirinhas, é incorreto afirmar:
A- As charges são poderosos veículos de comunicação,
constituindo um gênero que alia a força das palavras a imagens e muito bom
humor.
B- No Brasil, a charge é comumente utilizada com a
intenção de tecer críticas políticas e sociais, sempre preservando como traço
predominante o humor.
C- Assim como nas charges, as tirinhas apresentam
uma linguagem permeada pelo bom humor, aliando as linguagens verbal e não
verbal para a construção de sentidos do texto.
D- As charges e as tirinhas não podem ser
consideradas como gêneros textuais, visto que a linguagem não verbal é a
linguagem predominante.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA PORTUGUESA
IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA WHATS (14) 99822-4042 OU PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDANTE:_________________________________________________________
***
IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA WHATS (14) 99822-4042 OU PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com
BALADA DE GISBERTA
Perdi-me do nome
Hoje podes chamar-me de tua
Dancei em palácios
Hoje danço na rua
Vesti-me de sonhos
Hoje visto as bermas da estrada
De que serve voltar
Quando se volta para o nada
Eu não sei se um Anjo me chama
Eu não sei dos mil homens na cama
E o céu não pode esperar
Eu não sei se a noite me leva
Eu não ouço o meu grito na treva
O fim quer me buscar
Sambei na avenida
No escuro fui porta-estandarte
Apagaram-se as luzes
É o futuro que parte
Escrevi o desejo
Corações que já esqueci
Com sedas matei
E com ferros morri
Eu não sei se um Anjo me chama
Eu não sei dos mil homens na cama
E o céu não pode esperar
Eu não sei se a noite me leva
Eu não ouço o meu grito na treva
E o fim quer me buscar
Trouxe pouco
Levo menos
A distância até o fundo é tão pequena
No fundo, é tão pequena
A queda
E o amor é tão longe
O amor é tão longe
O amor é tão longe
O amor é tão longe
BETHÂNIA, Maria. Balada de Gisberta.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BEs_fP37lNo.
1) Quantos versos formam a canção?
2) Quantas estrofes formam a canção?
3) Hoje em dia o termo "Balada" é usado
para designar festa ou encontro entre jovens à procura de diversão. Mas para
a poesia trata-se de um tipo de poema de forma fixa. Pesquise o que é
"Balada" e verifique se a canção interpretada por Maria Bethânia se
encaixa ou não. Justifique sua resposta.
4) Rimas são palavras com terminações sonoras aproximadas.
A canção, desde a primeira estrofe, apresenta rima. Por exemplo
"tua", última palavra do segundo verso, rima com "rua",
última palavra do quarto verso. Leia a canção, localize as rimas e transcreva
abaixo.
5) Volte à primeira e segunda estrofes. Divida todas
as palavras em sílabas e classifique conforme o número de sílabas:
monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
6) Volte à terceira e quarta estrofes. Verifique a
sílaba tônica de todas as palavras e classifique conforme a localização da
sílaba tônica: oxítina, paroxítona ou proparoxítona.
7)Volte à quinta e sexta estrofes. Localize os
substantivos, nomeie as variações e classificações. Ex:
avenida: substantivo feminino, singular, normal,
comum, simples, primitivo e concreto.
8) Releia a canção para localizar e classificar os
artigos conforme o exemplo que segue:
as: artigo definido, feminino e plural.
9) Os numerais podem ser classificados em cardinais,
ordinais, fracionários e multiplicativos. A canção apresenta um numeral
repetido duas vezes. Quem é ele e à qual classificação pertence?
|
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA
DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA
ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA
PORTUGUESA
ESTUDANTE:_________________________________________________________
***
IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO
COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA WHATS (14)
99822-4042 OU PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com
***
PRAZO: 22/5/2020
PARA COMEÇAR
I. ASSISTA À AULA "ANÁLISE DOS ELEMENTOS
CONSTITUTIVOS DO GÊNERO NOTÍCIAS E SUAS SEMIOSES" DO CENTRO DE MÍDIAS
A aula faz uma análise dos elementos que compõe uma notícia, como
título, manchete, chamadas, lead etc. Trata da intertextualidade e tipos de
discursos dentro do texto jornalístico. Aborda também a questão das FAKENEWS.
Essa aula está relacionada com os conteúdos do 1º bimestre.
ATIVIDADE 1
Em janeiro de 2019, o rompimento
da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às
atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu
o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma
região.
É possível perceber como a
atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas
localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido
em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da
exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema
Lira Itabirana, que pode ser lido abaixo:
O Rio?
É doce.
A
Vale? Amarga.
Ai,
antes fosse
Mais
leve a carga.
Entre
estatais
E
multinacionais,
Quantos
ais!
A
dívida interna.
A
dívida externa
A
dívida eterna.
Quantas
toneladas exportamos
De
ferro?
Quantas
lágrimas disfarçamos
Sem
berro?
Publicado
originalmente em 1984 no jornal Cometa Itabirano. Disponível em https://movimentorevista.com.br/2019/08/lira-itabirana/
Utilizando-se
da internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise, em três materiais
diferentes, informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às
questões a seguir:
a)
Identificar informações de diferentes fontes.
O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
Pesquisa
1
O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
Pesquisa
2
O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
Pesquisa
3
O quê?
Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
b)
Verificar a confiabilidade dos fatos. Há pontos de contato e de
distanciamento entre as informações pesquisadas?
b) E
você? O quanto sabe a respeito do que aconteceu? Após entrar em contato com
as informações, o que você escreveria a respeito do que ocorreu na cidade de
Brumadinho?
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05
ESTUDANTE:_________________________________________________________
***
IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO
COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA WHATS (14)
99822-4042 OU PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com
***
PRAZO: 22/5/2020
PARA COMEÇAR
I. ASSISTA À AULA "ANÁLISE DOS ELEMENTOS
CONSTITUTIVOS DO GÊNERO NOTÍCIAS E SUAS SEMIOSES" DO CENTRO DE MÍDIAS
A aula faz uma análise dos elementos que compõe uma notícia, como
título, manchete, chamadas, lead etc. Trata da intertextualidade e tipos de
discursos dentro do texto jornalístico. Aborda também a questão das FAKENEWS.
Essa aula está relacionada com os conteúdos do 1º bimestre.
ATIVIDADE 2
Fato ou Opinião?
a) Como percebemos, muitos
fatos acontecem todos os dias e somos bombardeados por informações de todos
os lados. Ficar bem informado, então, envolve reconhecer os elementos
objetivos de cada informação e, dessa forma, é importante pesquisar a
informação em diferentes textos para separar os fatos das opiniões.
· Pesquise, na mídia
digital, duas notícias que abordem o mesmo tema.
· O tema selecionado será de
sua escolha. Priorize um tema atual.
· Preencha as informações a
seguir, indicando as informações solicitadas.
Título
O que aconteceu?
Onde aconteceu o fato?
Com quem?
Como?
Por quê?
Quem são os envolvidos?
Quando?
Fonte
b) Depois de analisar o
quadro anterior, escreva a sua própria notícia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário