segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA

ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO

LÍNGUA PORTUGUESA

ESTUDANTE:_________________________________________________________

***

IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA NO CLASSRROM

***

PRAZO: 18/12/2020

 

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "Charges, cartuns e tiras"

***

Objetivo da aula: Conhecer aspectos linguísticos específicos da construção dos gêneros indicados no bimestre.

Habilidades: Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos, históricos e sociais.

***

Para começar:

Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às perguntas abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IOz3b4fdE_8

***

Para responder:

1- Quando você pensa em histórias em quadrinhos, quais personagens vêm à sua mente?

A- Bob esponja, Pokemon, Três espiãs demais e Luna.

B- Narizinho, Pedrinho, Emilia, Dona Benta e Visconde.

C- Turma da Mônica, Pato Donald´s, Batman e Homen-aranha.

D- Carminha, Tufão, Nina, Jorginho e Ágatha.

 

2- Todos são cartunistas, exceto:

A- Maurício de Souza

B- Laerte.

C- Ziraldo

D- Machado de Assis. 


Para lembrar:
            Nos livros didáticos e em diversos sites da internet, frequentemente nos deparamos com textos humorísticos que podem vir em forma de charges, cartuns, tirinhas e caricaturas. Muitas pessoas falam destes diversos textos como se eles fossem iguais, mas isto não é correto, pois existem diferenças significativas entre eles. Leia o texto e aprenda a diferenciar estes tipos de textos humorísticos.
A charge
            A charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo e no espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades públicas, como um político ou artista, por exemplo.
            No que se refere à linguagem, neste tipo de texto humorístico costuma haver a associação da linguagem verbal e não verbal. A charge é muito utilizada em críticas políticas e pode ser confundida com o cartum. As charges foram criadas no século XIX, por pessoas que desejam se expressar com relação ao governo, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. É importante ressaltar que a charge também aborda outros temas além de política, como o social e o econômico.Veja um exemplo de charge abaixo:

O cartum
            O cartum é um tipo de texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de anedota gráfica sobre o comportamento humano. Nele, podemos visualizar apenas a presença da linguagem não-verbal ou a associação com a verbal. No geral, o cartum aborda situações que poderiam ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando os costumes humanos, sem fazer referência a uma personalidade em específico.
            O nome cartum veio de um fato que ocorreu no ano de 1841, em Londres. O príncipe Albert, com o objetivo de decorar o Palácio de Westminster, promoveu um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons) que seriam colados nas paredes. Para satirizar a situação, a revista inglesa Punch, a primeira revista humorística do mundo, publicou os seus próprios cartoons e, assim, deu um novo significado à palavra.
            Veja um exemplo de cartum a seguir:


A tirinha
            A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
            Veja um exemplo de tirinha abaixo:


A caricatura
            A caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, como políticas e artistas, em que a representação exagerada de características ou hábitos da pessoa em questão de uma forma humorística.
            Confira a seguir um exemplo de caricatura:


Para responder:
3- Observe a imagem abaixo. As afirmações que seguem são verdadeiras, menos:

A-O mapa do Brasil está invertido com sinal de proibido em vermelho apontando para o caráter negativo de uma nação dorminhoca ou sonolenta.
B- É uma charge.
C- Não se trata de uma crítica social.
D- Os três pontos marcam a continuidade do sono representado pela letra Z.

4 - O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração abaixo, a ironia é construída recorre à


A- polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “Paraíso” para transmitir a ideia que pretende veicular.
B- pelo rosto insatisfeito dos transportados.
C- pelo contato forçado denunciado na frase
D- contraste entre o mundo real pobre e o mundo virtual rico.

5- Observe a imagem a seguir e responda qual a mensagem que o autor pretende transmitir?


A- Todos vão se aposentar um dia.
B- Cadeiras de balanço são mais confortáveis do que as comuns.
C- A vida tem uma contagem regressiva que nos aproxima da morte com a passagem do tempo.
D-  Vasos dentro de casa podem atrair o mosquito da dengue.

6- Leia com atenção

No último quadrinho da tira é possível depreender que a palavra "filósofo" foi utilizada de forma irônica.
A- Isso porque filósofos são vistos como pensadores, mais desapegados das rotinas práticas.
B- Isso porque a tirinha usa de esteriótipos como cabelo grande para desenhar o garoto pensante
C- Isso porque o prato chega na mão dele sem esforço.
D- Nenhuma das respostas anteriores.

7- Observe, leia e escolha a alternativa correta:


A- É uma caricatura.
B- É uma tirinha.
C- É uma charge.

D- É um desenho inocente e ingênuo.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

Data: 11/12/2020

 

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA

ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO

LÍNGUA PORTUGUESA

ESTUDANTE:_________________________________________________________

***

IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA WHATS (14) 99822-4042 OU PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com

***

PRAZO: 11/12/2020

 

PARA COMEÇAR

I. ASSISTA À AULA "ANÁLISE DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO GÊNERO NOTÍCIAS E SUAS SEMIOSES" DO CENTRO DE MÍDIAS

https://www.youtube.com/watch?v=7biMGK-Fqbg

A aula faz uma análise dos elementos que compõe uma notícia, como título, manchete, chamadas, lead etc. Trata da intertextualidade e tipos de discursos dentro do texto jornalístico. Aborda também a questão das FAKENEWS.

Essa aula está relacionada com os conteúdos do 1º bimestre.

 

ATIVIDADE 1

      Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma região.

      É possível perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode ser lido abaixo:

O Rio? É doce.

A Vale? Amarga.

Ai, antes fosse

Mais leve a carga.

 

Entre estatais

E multinacionais,

Quantos ais!

 

A dívida interna.

A dívida externa

A dívida eterna.

 

Quantas toneladas exportamos

De ferro?

Quantas lágrimas disfarçamos

Sem berro?

 

Publicado originalmente em 1984 no jornal Cometa Itabirano. Disponível em https://movimentorevista.com.br/2019/08/lira-itabirana/

 

Utilizando-se da internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise, em três materiais diferentes, informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às questões a seguir:

a) Identificar informações de diferentes fontes.

O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte

Pesquisa 1

O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte

 

Pesquisa 2

O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte

 

Pesquisa 3

O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte

 

b) Verificar a confiabilidade dos fatos. Há pontos de contato e de distanciamento entre as informações pesquisadas?


b) E você? O quanto sabe a respeito do que aconteceu? Após entrar em contato com as informações, o que você escreveria a respeito do que ocorreu na cidade de Brumadinho?


 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA

ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO

LÍNGUA PORTUGUESA

ESTUDANTE

 

***

IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com

***

PRAZO: 27/11/2020

 

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio – https://www.youtube.com/watch?v=hhnLCf6I3ZM

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

Data: 13/11/2020

 

ATIVIDADES

Responda às questões relacionadas à aula (https://www.youtube.com/watch?v=uG3wH6xAJUc) e envie o arquivo para heder_eu@hotmail.com

 

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA

ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO

LÍNGUA PORTUGUESA

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IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com

***

PRAZO: 6/11/2020

 

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "Ler em todos os sentidos"

***

1- Todas as afirmações abaixo descrevem um aluno-leitor, menos:

A) Aquele que além de ler sabe interpretar qualquer situação.

B) Aquele que consegue ler, entender, criticar e aprender.

C) Aquele que faz pesquisas à procura de informações novas.

D) Aquele que nega a importância do ato de ler como básico para construção de conhecimento.

 

2- Qual a importância de adquirir um grande repertório leitor ao longo da vida?

A) Relativamente importante, já que não se pratica leitura o tempo todo na vida.

B) Extremamente importante, já que sem leitura não há aprofundamento de conhecimento.

C) Pouco importante, já que a leitura não é essencial.

D) Nada importante, já que a leitura não possui capacidade transformadora.

 

Leia o texto a seguir para responder às questões:

[...]

Você é a personagem principal

Do texto e do contexto

É só entrar e abrir a janela

Para os mundos da linguagem.

Ler é conhecer, pensar é refletir

Todos modos de interagir.

Interagir com o mundo e sua multiplicidade:

O cinema, o trabalho, a TV, a música

A linguagem e toda a sua variedade.

E pra ficar mais bacana, a interdisciplinaridade.

Interaja com os elementos

Ampliando seus conhecimentos.

*

Usar a língua pra falar

Usar a língua pra fiar

Afiar todo o seu ser.

Oralidade, leitura, escrita

Ajudam a fazer quem somos

Pois são as práticas com as quais lidamos.

Nós crescemos com a língua que usamos.

*

Eu erro, tu erras, nós erramos.

Errar não é pecado.

É, na verdade, tentativa de aprendizado.

[...]

 

3- Qual a diferença entre ler um texto como o “Rap da língua portuguesa” e uma notícia de jornal?

A) Não há diferenças entre um tipo de texto e outro.

B) No rap a linguagem é poética/ conotativa e na notícia é objetiva/ denotativa.

C) Na notícia a linguagem é poética/ conotativa e no rap é objetiva/ denotativa.

D) Nenhuma das opções anteriores.

 

4- Todas as afirmações abaixo descrevem o protagonismo no texto e no contexto, menos:

A) Ser personagem principal do texto e do contexto significa ser o elemento central.

B) Significa ser fundamental

C) Aquele que executa o ato de ler, e ser o disseminador dos sentidos do texto.

D) Significa ser subalterno, inferior ou mesmo secundário.

 

 


  
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

Responda às questões relacionadas à aula (https://www.youtube.com/watch?v=uG3wH6xAJUc) e envie o arquivo para heder_eu@hotmail.com

 

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***

PRAZO: 6/11/2020

 

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "Ler em todos os sentidos"

***

1- Todas as afirmações abaixo descrevem um aluno-leitor, menos:

A) Aquele que além de ler sabe interpretar qualquer situação.

B) Aquele que consegue ler, entender, criticar e aprender.

C) Aquele que faz pesquisas à procura de informações novas.

D) Aquele que nega a importância do ato de ler como básico para construção de conhecimento.

 

2- Qual a importância de adquirir um grande repertório leitor ao longo da vida?

A) Relativamente importante, já que não se pratica leitura o tempo todo na vida.

B) Extremamente importante, já que sem leitura não há aprofundamento de conhecimento.

C) Pouco importante, já que a leitura não é essencial.

D) Nada importante, já que a leitura não possui capacidade transformadora.

 

Leia o texto a seguir para responder às questões:

[...]

Você é a personagem principal

Do texto e do contexto

É só entrar e abrir a janela

Para os mundos da linguagem.

Ler é conhecer, pensar é refletir

Todos modos de interagir.

Interagir com o mundo e sua multiplicidade:

O cinema, o trabalho, a TV, a música

A linguagem e toda a sua variedade.

E pra ficar mais bacana, a interdisciplinaridade.

Interaja com os elementos

Ampliando seus conhecimentos.

*

Usar a língua pra falar

Usar a língua pra fiar

Afiar todo o seu ser.

Oralidade, leitura, escrita

Ajudam a fazer quem somos

Pois são as práticas com as quais lidamos.

Nós crescemos com a língua que usamos.

*

Eu erro, tu erras, nós erramos.

Errar não é pecado.

É, na verdade, tentativa de aprendizado.

[...]

 

3- Qual a diferença entre ler um texto como o “Rap da língua portuguesa” e uma notícia de jornal?

A) Não há diferenças entre um tipo de texto e outro.

B) No rap a linguagem é poética/ conotativa e na notícia é objetiva/ denotativa.

C) Na notícia a linguagem é poética/ conotativa e no rap é objetiva/ denotativa.

D) Nenhuma das opções anteriores.

 

4- Todas as afirmações abaixo descrevem o protagonismo no texto e no contexto, menos:

A) Ser personagem principal do texto e do contexto significa ser o elemento central.

B) Significa ser fundamental

C) Aquele que executa o ato de ler, e ser o disseminador dos sentidos do texto.

D) Significa ser subalterno, inferior ou mesmo secundário.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

Resuma a aula do centro de mídias sobre “A palavra poética” (https://www.youtube.com/watch?v=TLX-3xAqQtA) e envie o arquivo para heder_eu@hotmail.com

 

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IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com

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PRAZO: 30/10/2020

 

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "A palavra poética"

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA

ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO

LÍNGUA PORTUGUESA

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IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com

***

PRAZO: 5/10/2020

 

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "Mais importante que internet"

***

Para começar:

Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às perguntas abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tIs1fJsgOMU

Para responder:

FAÇA UM RESUMO DA AULA E ENVIE PARA heder_eu@hotmail.com

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

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ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO

LÍNGUA PORTUGUESA

ESTUDANTE:_________________________________________________________

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IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com

***

PRAZO: 28/9/2020

 

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "Mais importante que internet"

***

Para começar:

Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às perguntas abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XvmhMyC76XY

Para responder:

FAÇA UM RESUMO DA AULA E ENVIE PARA heder_eu@hotmail.com

 

 

 

 


 


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDANTE:_________________________________________________________
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IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA EM UM GABARITO. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com
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PRAZO: 21/9/2020

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "Inês Pereira"
***
Para começar:
Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às perguntas abaixo:
***
Para responder:
1-      O trecho seguinte faz parte da peça de teatro escrita por Gil Vicente.













Neste trecho a personagem Inês aparece reclamando de quê?
.
2-      No trecho que segue, há uma fala da mãe para filha Inês, o que podemos inferir do relacionamento familiar de ambas?



3. Leia o trecho seguinte para responder:


Qual é a sua opinião em relação a esta fala da mãe, considerando que se trata de duas mulheres do século XVI?

4. Leia o trecho que segue:

Quais justificativas o marido de Inês Pereira dá para mantê-la presa em casa?




xceto:
A- Maurício de Souza
B- Laerte.
C- Ziraldo
D- Machado de Assis. 
***
Para lembrar:
            Nos livros didáticos e em diversos sites da internet, frequentemente nos deparamos com textos humorísticos que podem vir em forma de charges, cartuns, tirinhas e caricaturas. Muitas pessoas falam destes diversos textos como se eles fossem iguais, mas isto não é correto, pois existem diferenças significativas entre eles. Leia o texto e aprenda a diferenciar estes tipos de textos humorísticos.
A charge
            A charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo e no espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades públicas, como um político ou artista, por exemplo.
            No que se refere à linguagem, neste tipo de texto humorístico costuma haver a associação da linguagem verbal e não verbal. A charge é muito utilizada em críticas políticas e pode ser confundida com o cartum. As charges foram criadas no século XIX, por pessoas que desejam se expressar com relação ao governo, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. É importante ressaltar que a charge também aborda outros temas além de política, como o social e o econômico.Veja um exemplo de charge abaixo:

O cartum
            O cartum é um tipo de texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de anedota gráfica sobre o comportamento humano. Nele, podemos visualizar apenas a presença da linguagem não-verbal ou a associação com a verbal. No geral, o cartum aborda situações que poderiam ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando os costumes humanos, sem fazer referência a uma personalidade em específico.
            O nome cartum veio de um fato que ocorreu no ano de 1841, em Londres. O príncipe Albert, com o objetivo de decorar o Palácio de Westminster, promoveu um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons) que seriam colados nas paredes. Para satirizar a situação, a revista inglesa Punch, a primeira revista humorística do mundo, publicou os seus próprios cartoons e, assim, deu um novo significado à palavra.
            Veja um exemplo de cartum a seguir:


A tirinha
            A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
            Veja um exemplo de tirinha abaixo:


A caricatura
            A caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, como políticas e artistas, em que a representação exagerada de características ou hábitos da pessoa em questão de uma forma humorística.
            Confira a seguir um exemplo de caricatura:


Para responder:
3- Observe a imagem abaixo. As afirmações que seguem são verdadeiras, menos:

A-O mapa do Brasil está invertido com sinal de proibido em vermelho apontando para o caráter negativo de uma nação dorminhoca ou sonolenta.
B- É uma charge.
C- Não se trata de uma crítica social.
D- Os três pontos marcam a continuidade do sono representado pela letra Z.

4 - O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração abaixo, a ironia é construída recorre à


A- polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “Paraíso” para transmitir a ideia que pretende veicular.
B- pelo rosto insatisfeito dos transportados.
C- pelo contato forçado denunciado na frase
D- contraste entre o mundo real pobre e o mundo virtual rico.

5- Observe a imagem a seguir e responda qual a mensagem que o autor pretende transmitir?


A- Todos vão se aposentar um dia.
B- Cadeiras de balanço são mais confortáveis do que as comuns.
C- A vida tem uma contagem regressiva que nos aproxima da morte com a passagem do tempo.
D-  Vasos dentro de casa podem atrair o mosquito da dengue.

6- Leia com atenção

No último quadrinho da tira é possível depreender que a palavra "filósofo" foi utilizada de forma irônica.
A- Isso porque filósofos são vistos como pensadores, mais desapegados das rotinas práticas.
B- Isso porque a tirinha usa de esteriótipos como cabelo grande para desenhar o garoto pensante
C- Isso porque o prato chega na mão dele sem esforço.
D- Nenhuma das respostas anteriores.

7- Observe, leia e escolha a alternativa correta:


A- É uma caricatura.
B- É uma tirinha.
C- É uma charge.
D- É um desenho inocente e ingênuo.

8






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDANTE:_________________________________________________________
***
IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA EM UM GABARITO. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com
***
PRAZO: 17/8/2020

Aula de Língua portuguesa - 1º ano do Ensino Médio - "Charges, cartuns e tiras"
***
Objetivo da aula: Conhecer aspectos linguísticos específicos da construção dos gêneros indicados no bimestre.
Habilidades: Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos, históricos e sociais.
***
Para começar:
Assista à seguinte aula do centro de midias para responder às perguntas abaixo:
***
Para responder:
1- Quando você pensa em histórias em quadrinhos, quais personagens vêm à sua mente?
A- Bob esponja, Pokemon, Três espiãs demais e Luna.
B- Narizinho, Pedrinho, Emilia, Dona Benta e Visconde.
C- Turma da Mônica, Pato Donald´s, Batman e Homen-aranha.
D- Carminha, Tufão, Nina, Jorginho e Ágatha.

2- Todos são cartunistas, exceto:
A- Maurício de Souza
B- Laerte.
C- Ziraldo
D- Machado de Assis. 
***
Para lembrar:
            Nos livros didáticos e em diversos sites da internet, frequentemente nos deparamos com textos humorísticos que podem vir em forma de charges, cartuns, tirinhas e caricaturas. Muitas pessoas falam destes diversos textos como se eles fossem iguais, mas isto não é correto, pois existem diferenças significativas entre eles. Leia o texto e aprenda a diferenciar estes tipos de textos humorísticos.
A charge
            A charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo e no espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades públicas, como um político ou artista, por exemplo.
            No que se refere à linguagem, neste tipo de texto humorístico costuma haver a associação da linguagem verbal e não verbal. A charge é muito utilizada em críticas políticas e pode ser confundida com o cartum. As charges foram criadas no século XIX, por pessoas que desejam se expressar com relação ao governo, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. É importante ressaltar que a charge também aborda outros temas além de política, como o social e o econômico.Veja um exemplo de charge abaixo:


O cartum
            O cartum é um tipo de texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de anedota gráfica sobre o comportamento humano. Nele, podemos visualizar apenas a presença da linguagem não-verbal ou a associação com a verbal. No geral, o cartum aborda situações que poderiam ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando os costumes humanos, sem fazer referência a uma personalidade em específico.
            O nome cartum veio de um fato que ocorreu no ano de 1841, em Londres. O príncipe Albert, com o objetivo de decorar o Palácio de Westminster, promoveu um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons) que seriam colados nas paredes. Para satirizar a situação, a revista inglesa Punch, a primeira revista humorística do mundo, publicou os seus próprios cartoons e, assim, deu um novo significado à palavra.
            Veja um exemplo de cartum a seguir:



A tirinha
            A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
            Veja um exemplo de tirinha abaixo:



A caricatura
            A caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, como políticas e artistas, em que a representação exagerada de características ou hábitos da pessoa em questão de uma forma humorística.
            Confira a seguir um exemplo de caricatura:



Para responder:
3- Observe a imagem abaixo. As afirmações que seguem são verdadeiras, menos:


A-O mapa do Brasil está invertido com sinal de proibido em vermelho apontando para o caráter negativo de uma nação dorminhoca ou sonolenta.
B- É uma charge.
C- Não se trata de uma crítica social.
D- Os três pontos marcam a continuidade do sono representado pela letra Z.

4 - O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração abaixo, a ironia é construída recorre à


A- polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “Paraíso” para transmitir a ideia que pretende veicular.
B- pelo rosto insatisfeito dos transportados.
C- pelo contato forçado denunciado na frase
D- contraste entre o mundo real pobre e o mundo virtual rico.

5- Observe a imagem a seguir e responda qual a mensagem que o autor pretende transmitir?


A- Todos vão se aposentar um dia.
B- Cadeiras de balanço são mais confortáveis do que as comuns.
C- A vida tem uma contagem regressiva que nos aproxima da morte com a passagem do tempo.
D-  Vasos dentro de casa podem atrair o mosquito da dengue.

6- Leia com atenção


No último quadrinho da tira é possível depreender que a palavra "filósofo" foi utilizada de forma irônica.
A- Isso porque filósofos são vistos como pensadores, mais desapegados das rotinas práticas.
B- Isso porque a tirinha usa de esteriótipos como cabelo grande para desenhar o garoto pensante
C- Isso porque o prato chega na mão dele sem esforço.
D- Nenhuma das respostas anteriores.

7- Observe, leia e escolha a alternativa correta:


A- É uma caricatura.
B- É uma tirinha.
C- É uma charge.
D- É um desenho inocente e ingênuo.

8- Sobre as charges e tirinhas, é incorreto afirmar:
A- As charges são poderosos veículos de comunicação, constituindo um gênero que alia a força das palavras a imagens e muito bom humor.
B- No Brasil, a charge é comumente utilizada com a intenção de tecer críticas políticas e sociais, sempre preservando como traço predominante o humor.
C- Assim como nas charges, as tirinhas apresentam uma linguagem permeada pelo bom humor, aliando as linguagens verbal e não verbal para a construção de sentidos do texto.
D- As charges e as tirinhas não podem ser consideradas como gêneros textuais, visto que a linguagem não verbal é a linguagem predominante.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTONIO REGINATO
LÍNGUA PORTUGUESA

IMPORTANTE: NÃO É PRECISO COPIAR ENUNCIADOS. RESPONDA EM SEU CADERNO COLOCANDO DATA. DEPOIS, FOTOGRAFE SEU CADERNO E ENVIE PARA WHATS (14) 99822-4042 OU PARA O E-MAIL: heder_eu@hotmail.com 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
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BALADA DE GISBERTA
Perdi-me do nome
Hoje podes chamar-me de tua
Dancei em palácios
Hoje danço na rua

Vesti-me de sonhos
Hoje visto as bermas da estrada
De que serve voltar
Quando se volta para o nada

Eu não sei se um Anjo me chama
Eu não sei dos mil homens na cama
E o céu não pode esperar

Eu não sei se a noite me leva
Eu não ouço o meu grito na treva
O fim quer me buscar

Sambei na avenida
No escuro fui porta-estandarte
Apagaram-se as luzes
É o futuro que parte

Escrevi o desejo
Corações que já esqueci
Com sedas matei
E com ferros morri

Eu não sei se um Anjo me chama
Eu não sei dos mil homens na cama
E o céu não pode esperar

Eu não sei se a noite me leva
Eu não ouço o meu grito na treva
E o fim quer me buscar

Trouxe pouco
Levo menos
A distância até o fundo é tão pequena
No fundo, é tão pequena
A queda

E o amor é tão longe
O amor é tão longe
O amor é tão longe
O amor é tão longe

BETHÂNIA, Maria. Balada de Gisberta. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BEs_fP37lNo.
1) Quantos versos formam a canção?
2) Quantas estrofes formam a canção?
3) Hoje em dia o termo "Balada" é usado para designar festa ou encontro entre jovens à procura de diversão. Mas para a poesia trata-se de um tipo de poema de forma fixa. Pesquise o que é "Balada" e verifique se a canção interpretada por Maria Bethânia se encaixa ou não. Justifique sua resposta.
4) Rimas são palavras com terminações sonoras aproximadas. A canção, desde a primeira estrofe, apresenta rima. Por exemplo "tua", última palavra do segundo verso, rima com "rua", última palavra do quarto verso. Leia a canção, localize as rimas e transcreva abaixo.
5) Volte à primeira e segunda estrofes. Divida todas as palavras em sílabas e classifique conforme o número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
6) Volte à terceira e quarta estrofes. Verifique a sílaba tônica de todas as palavras e classifique conforme a localização da sílaba tônica: oxítina, paroxítona ou proparoxítona.
7)Volte à quinta e sexta estrofes. Localize os substantivos, nomeie as variações e classificações. Ex:
avenida: substantivo feminino, singular, normal, comum, simples, primitivo e concreto.
8) Releia a canção para localizar e classificar os artigos conforme o exemplo que segue:
as: artigo definido, feminino e plural.
9) Os numerais podem ser classificados em cardinais, ordinais, fracionários e multiplicativos. A canção apresenta um numeral repetido duas vezes. Quem é ele e à qual classificação pertence?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


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PRAZO: 22/5/2020

PARA COMEÇAR
I. ASSISTA À AULA "ANÁLISE DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO GÊNERO NOTÍCIAS E SUAS SEMIOSES" DO CENTRO DE MÍDIAS
A aula faz uma análise dos elementos que compõe uma notícia, como título, manchete, chamadas, lead etc. Trata da intertextualidade e tipos de discursos dentro do texto jornalístico. Aborda também a questão das FAKENEWS.
Essa aula está relacionada com os conteúdos do 1º bimestre.

ATIVIDADE 1
            Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma região.
            É possível perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode ser lido abaixo:
O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.

Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!

A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.

Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?

Publicado originalmente em 1984 no jornal Cometa Itabirano. Disponível em https://movimentorevista.com.br/2019/08/lira-itabirana/

Utilizando-se da internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise, em três materiais diferentes, informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às questões a seguir:
a) Identificar informações de diferentes fontes.
O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte
Pesquisa 1
O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte

Pesquisa 2
O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte

Pesquisa 3
O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? Endereço da fonte

b) Verificar a confiabilidade dos fatos. Há pontos de contato e de distanciamento entre as informações pesquisadas?

b) E você? O quanto sabe a respeito do que aconteceu? Após entrar em contato com as informações, o que você escreveria a respeito do que ocorreu na cidade de Brumadinho?






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

ESTUDANTE:_________________________________________________________
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PARA COMEÇAR
I. ASSISTA À AULA "ANÁLISE DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO GÊNERO NOTÍCIAS E SUAS SEMIOSES" DO CENTRO DE MÍDIAS
A aula faz uma análise dos elementos que compõe uma notícia, como título, manchete, chamadas, lead etc. Trata da intertextualidade e tipos de discursos dentro do texto jornalístico. Aborda também a questão das FAKENEWS.
Essa aula está relacionada com os conteúdos do 1º bimestre.

ATIVIDADE 2

Fato ou Opinião?
a) Como percebemos, muitos fatos acontecem todos os dias e somos bombardeados por informações de todos os lados. Ficar bem informado, então, envolve reconhecer os elementos objetivos de cada informação e, dessa forma, é importante pesquisar a informação em diferentes textos para separar os fatos das opiniões.

· Pesquise, na mídia digital, duas notícias que abordem o mesmo tema.
· O tema selecionado será de sua escolha. Priorize um tema atual.
· Preencha as informações a seguir, indicando as informações solicitadas.
Título

O que aconteceu?

Onde aconteceu o fato?

Com quem?
Como?

Por quê?

Quem são os envolvidos?

Quando?

Fonte


b) Depois de analisar o quadro anterior, escreva a sua própria notícia.



SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO DE MARÍLIA
ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO REGINATO
LÍNGUA PORTUGUESA - 1ºANO "E" - PROFESSOR HEDER
ALUNO/A: ________________________________________

PRIMEIRA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXTRACLASSE (em razão do vírus Covid-19)
Competências gerais da educação básica (1; 3; 4)
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

ATIVIDADE 1 - (EM13LP27)
PARA PENSAR, ANTES DA LEITURA
        Você vai pensar nas questões que seguem antes de realizar a leitura do texto:
a) O que sugere o título "Dois corpos que caem"?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quais possíveis motivos levariam a queda de corpos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais personagens aparecerão em uma história que tem o título "Dois corpos que caem"?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Onde a história possivelmente ocorrerá?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

        A seguir, segue a leitura do conto "Dois corpos que caem", escrito por João Silvério Trevisan. (EM13LGG602)
        DOIS CORPOS QUE CAEM
        Por simples acaso, dois desconhecidos encontraram-se despencando juntos do alto do Edifício Itália, no centro de São Paulo.
        – Oi – disse o primeiro, no alvoroçado início da queda. – Eu me chamo João. E você?
        – Antônio – gritou o segundo, perfurando furiosamente o espaço.
        E, só pra matar o tempo do mergulho, começaram a conversar.
        – O que você faz aqui? – perguntou Antônio.
        – Estou me matando – respondeu João. – E você?
        – Que coincidência! Eu também. Espero que desta vez dê certo, porque é minha décima tentativa. Anos venho tentando. Mas tem sempre um amigo, um desconhecido e até bombeiro que impede. Você afinal está se matando por quê?
        – Por amor – respondeu João, sentindo o vento frio no rosto. – Eu, que amava tanto, fui trocado por um homem de olhos azuis. Infelizmente só tenho estes corriqueiros olhos castanhos…
        – E não lhe parece insensato destruir a vida por algo tão efêmero como o amor? – ponderou Antônio, sentindo a zoada que o acompanhava à morte.
        – Justamente. Trata-se de uma vingança da insensatez contra a lógica – gritou João num tom quase triunfante. – Em geral é a vida que destrói o amor. Desta vez, decidi que o amor acertaria contas com a vida!
        – Poxa – exclamou Antônio – você fez do amor uma panacéia!
        – Antes fosse – replicou João, com um suspiro. – Duvidoso como é, o amor me provocou dores horríveis. Nunca se sabe se o que chamamos amor é desamparo, solidão doentia ou desejo incontrolável de dominação. O que na verdade me seduz é que o amor destrói certezas com a mesma incomparável transparência com que o caos significante enfrenta a insignificância da ordem. Não, o amor não é solução para a vida. Mas é culminância. Morrer por ele me trouxe paz.
        Ante o vertiginoso discurso, ambos tentaram sorrir contra a gravidade.
        – E você, como se sente? – perguntou João a Antônio.
        – Oh, agora estou plenamente satisfeito.
        – Então por que busca a morte?
        – Bom – respondeu Antônio – me assustou descobrir um fiasco primordial: que a razão tem demônios que a própria razão desconhece. Daí, preferi mergulhar de vez no mistério.
        – Sim, da razão conheço demasiados horrores. Mas que mistério é esse tão importante a ponto de merecer sua vida?
        – Não sei – respondeu Antônio. – Mistério é mistério.
        – Mas morto você não desvendará o mistério! – protestou João.
        – Por isso mesmo. O fundamental no mistério é aguçar contradições, e não desvendar. Matar-me, por exemplo, é bom na medida que me torna parte do enigma e, de certo modo, o agudiza. Tem a ver com a fé, que gera energias para a vida. Ou para a história, quem sabe…
        – Taí um negócio que perdi: a fé. Deus para mim… – e João engasgou.
        – Ora – revidou Antônio vivamente. – A fé nada tem a ver com Deus, que se reduziu a uma pobre estrela anã de energias tão concentradas que já nem sai do lugar. Deus desistiu de entender os homems, e virou também indagador. Sem Deus nem Razão, a única fé possível é mergulhar neste abismo do mistério total.
        – Mas para isso é preciso ao menos saber onde está o mistério – insistiu João com os cabelos drapejando ao vento.
        – Ué, o mistério está em mim, por exemplo, que me mato para coincidir comigo mesmo. Mas há mistério também em você: seu morrer de amor é o mais impossível ato de fé. Graças a ele, você participa do mistério. Porque se apaixonou pelos abismos. João olhou com olhos estatelados, ao compreender. E Antônio, que já faiscava na semi-realidade da vertigem, gritou com todas as forças:
        – Há sobretudo este mistério maior de estarmos, na mesma hora e local, cometendo o mesmo gesto absurdo e despencando para a mesma incerteza, por puro acaso. Além de cúmplices, a intensidade deste mergulho nos tornou visionários. Você não vê diante de si o desconhecido? É que já estamos perfurando a treva.
        E como tudo de fato reluzia, João também ergueu a voz:
        – Sim, sim. É espantoso o brilho do absurdo.
        – E agora – disse Antônio bem diante do rosto de João – falemos um pouco da permanência. Você gosta dos meus olhos azuis?
        Foi quando os dois corpos se estatelaram na Avenida São Luiz.

TREVISAN, João Silvério. Dois corpos que caem. Disponível em: https://mscamp.wordpress.com/2008/11/27/dois-corpos-que-caem-joao-silverio-trevisan/

PARA SABER MAIS (EM13LP10)
A TV Cultura realizou um programa chamado “Contos da meia-noite”, dirigido pelo videomaker Eder Santos, em que ficções da literatura brasileira foram adaptadas para a televisão por meio de uma técnica articuladora da leitura dramatizada e da linguagem audiovisual. Você pode assistir à leitura e adaptação de "Dois corpos que caem" interpretado por Antonio Abujamra. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rT7Ql3gXPlM

ATIVIDADE 2 (EM13LP01)
        Leia novamente o texto "Dois corpos que caem" e responda:
a) Quanto as personagens da história:
a.1) Quais as personagens que participam dessa história?
____________________________________________________________________________________________________________
a.2) Caracterize, fisicamente, essas personagens, com elementos do texto e com as suas impressões.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a.3) Caracterize, psicologicamente, essas personagens, com elementos do texto e/ou com as suas impressões.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a.4) Classifique as personagens conforme o grau de participação (primárias e secundárias) e conforme o grau de complexidade (simples ou redondas).
____________________________________________________________________________________________________________
b) Quem conta a história participa ou não participa do que conta? Classifique o tipo de narrador (personagem, primeira pessoa e testemunha) ou (observador e terceira pessoa) conforme tal afirmação.
____________________________________________________________________________________________________________
c) Quantos lugares (espaços) aparecem na história? Liste e descreva com partes do texto e com suas impressões.
____________________________________________________________________________________________________________
d) Quanto ao tempo:
d.1) Em que época você situaria esta história? Justifique com elementos do texto e/ou com suas impressões.
____________________________________________________________________________________________________________
d.2) O tempo segue uma cronologia linear? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________
e) Elabore uma síntese na história levando em consideração a distribuição do enredo em:
Introdução: ____________________________________________________________________________________________________________
Desenvolvimento:
____________________________________________________________________________________________________________
Clímax:
____________________________________________________________________________________________________________
Desfecho:
____________________________________________________________________________________________________________
f) O narrador apresenta no texto diferentes personagens com concepções diferentes para decisão de se lançar de um prédio. Quais são essas concepções? Localize no texto os fragmentos que apresentam os motivos de cada personagem e transcreva-os:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) O que significam as palavras efêmero e panacéia? Quais outras poderiam substituí-las no contexto contemporâneo?
____________________________________________________________________________________________________________
h) O narrador utilizou recursos de linguagem para introduzir as falas e os pensamentos das personagens. Pesquise os conceitos abaixo e, quando possível, retirar exemplos do texto.
h.1) discurso direto:______________________________________
h.2) discurso indireto: ____________________________________
h.3) discurso indireto livre: ________________________________

PARA LEMBRAR:
        O texto de João Silvério Trevisão pode ser denominado de narrativo. Sua característica principal é apresentar uma sucessão de acontecimentos envolvendo personagens. Trata-se de um tipo de texto muito comum ao cotidiano de todas as pessoas. Basta que alguém diga algo como "Você nem imagina o que aconteceu comigo!" ou "Sabe o que acabei de ver?" para se seguir uma história que poderá ser muito ou pouco interessante, conforme quem a está contanto ou como está contando.
        Assim, um texto narrativo pode ser desde um relato ou uma fococa que se conta oralmente até um romance com mais de 300 páginas. Uma canção como "Rap é compromisso", de Sabotage, ou um poema como "Caso de vestido" são exemplos de textos narrativos atravessado pelo lírico. Um filme, uma peça de teatro, uma telenovela, uma história em quadrinhos também são exemplos de textos narrativos elaborados com códigos verbais e não-verbais.
        Independentemente de como é produzido ou veiculado, um texto narrativo terá que apresentar, obrigatoriamente, os seguintes elementos: enredo, personagens, espaço, tempo e narrador.
1. enredo é o conjunto de acontecimentos, que podem ser distribuídos em introdução (situação inicial), desenvolvimento (conflito gerador e seu encaminhamento), clímax (resolução do conflito, costuma ser a parte mais interessante, de revelação) e desfecho (fim). 
2. personagens são sobre quem a abordagem da história recai: sobre quem se fala. Elas podem ser classificadas em personagens principais e secundárias, de acordo com o grau de envolvimento e participação nos fatos narrados. Elas podem ser, ainda, classificadas conforme seu grau de complexidade, se são superficiais ou profundas. Nesse caso, serão consideradas simples/ planas quando forem fácieis de compreender e não apresentarem grandes conflitos; e serão consideradas profundas/ redondas quando forem de difícil compreensão, dados os conflitos em que estão inseridas.
3. espaço são os lugares ou cenários em que a história se passa.
4. tempo pode ser cronológico, quando obedece às regras de causalidade e do relógio; psicológico, quando retrata o interior das personagens.
5. Narrador é uma personagem privilegiada porque é ela quem conta a história. Para isso, ela toma uma posição: ou de proximidade ou afastamento sobre aquilo que conta. Quando está próxima do relato, se coloca na condição de testemunha, por isso aciona a primeira pessoa, já que conta aquilo que viveu. Quando está distante do ocorrido, é apenas uma observadora, por isso prefere a terceira pessoa. 

        ATIVIDADE 3
a) As histórias, em geral, apresentam elementos que são comuns nos textos narrativos. Observe os termos abaixo. Selecione com um X apenas os elementos ou características que são apresentados no conto "Dois corpos que caem", de Dalton Trevisan.
(   ) Poucas personagens            (   ) Clímax
(   ) Narrador                        (   ) Versos com rimas 
(   ) Tese                            (   ) Definição de palavras 
(   ) Moral da história                (   ) Desfecho 
(   ) Modo de fazer                 (   ) Assinatura com data e local   (   ) Manchete                       (   ) Poucas personagens 

b) As histórias, em geral, apresentam elementos que são comuns em outros textos. Quando um texto dialoga com outro texto, chamamos de intertextualidade. A seguir, temos a canção "Balada de Gisberta", interpretada por Maria Bethânia. Você pode ouví-la e assistí-la em https://www.youtube.com/watch?v=BEs_fP37lNo. Procure pensar no que existe de comum em relação ao conto de Dalton Trevisan. Analise a canção e procure descrever o que ela sugere em relação à narrativa de "Dois corpos que caem".

        
   



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